Aproveitamento de Créditos

Os alunos regulares do PPGIE podem fazer a solicitação de aproveitamento de créditos cursados como aluno especial no PPGIE, em outros PPGs da UFRGS ou em outras IES.

1 - Para solicitar aproveitamento de créditos cursados como Aluno Especial no PPGIE, basta preencher o formulário específico e encaminhar para a secretaria do PPGIE (pode ser por e-mail com a assinatura do orientador ou com o aval deste para o aproveitamento).

2 - Para solicitar o aproveitamento de créditos cursados em outros PPGs (dentro e fora da UFRGS), o aluno deve preencher o formulário específico e anexar a súmula de todas as disciplinas solicitadas para aproveitamento. A súmula deve conter OBRIGATORIAMENTE:

  • Nome da disciplina;
  • Nome completo do professor ministrante da disciplina;
  • Titulação do professor ministrante da disciplina;
  • Instituição onde a disciplina foi cursada;
  • Conceito/nota obtido na disciplina;
  • Número de créditos da disciplina;
  • Quantidade de horas-aula da disciplina;
  • Período letivo em que a disciplina foi cursada, e
  • Datas de início e de fim da disciplina.
Essas informações são exigidas pelo Sistema de Pós-Graduação (POSGRAD), em que são feitos os registros dos alunos, e não é possível inserir o aproveitamento sem esses dados, pois o sistema não salva as informações.
A solicitação é encaminhada à COMPÓS, que faz a avaliação desses pedidos. Após a decisão da COMPÓS, a secretaria informa o aluno por e-mail. Podem ser aproveitados NO MÁXIMO 12 CRÉDITOS, conforme Art. 22, § 2º, do Regimento do PPGIE: "A critério, da COMPÓS poderão ser aproveitados dentro do mesmo limite máximo de 12 créditos, também créditos atribuídos a outras atividades realizadas, compatíveis com as áreas de conhecimento do Programa e reconhecidas pela COMPÓS para tal, mediante portaria específica.".



O prazo de validade dos créditos é de cinco 5 (cinco) anos, contados entre a data da matrícula nas correspondentes disciplinas e a data de ingresso no programa, conforme Art. 27 do Regimento do PPGIE: "Os créditos obtidos pelo candidato, no Programa ou em outros Programas Pós-Graduação stricto sensu reconhecidos pela CAPES, têm validade de 5 (cinco) anos, contados a partir do início do semestre de obtenção/aproveitamento dos mesmos até a data de ingresso no programa.".