Homologação de Tese

Após da defesa da Tese, o aluno deve proceder a HOMOLOGAÇÃO DA TESE e tem 90 dias para realizá-la, segundo Resolução 10/2014 da CAMPG:

Capítulo VII – Dos Diplomas

Art. 40 - Os diplomas de Doutor e Mestre (modalidade Acadêmica ou Profissional) serão emitidos após verificação de que todos os requisitos exigidos (créditos, aprovação em proficiência em língua(s) estrangeira(s), aprovação na defesa do trabalho) foram cumpridos, mediante homologação pela Comissão de Pós-Graduação e mediante o depósito do documento de tese, dissertação ou trabalho de conclusão, em meio eletrônico, junto ao Sistema de Bibliotecas da UFRGS.

Parágrafo único. Os requisitos descritos no caput deste artigo devem ser atendidos em até 90 (noventa) dias após a defesa.


Os documentos necessários para homologar sua Tese, e que devem ser entregues preferencialmente por e-mail, em PDF, à Secretaria do PGIE são:

  1. Checklist dos documentos abaixo com a solicitação de retirada de Tese impressa na Gráfica da UFRGS: PEGUE AQUI O FORMULÁRIO;
  2. Encaminhar para a secretaria do PGIE (secretaria@pgie.ufrgs.br) a Tese em PDF com as correções solicitadas pela banca. A Tese passará por um parecerista membro da COMPÓS. Informaremos por e-mail se deverá haver modificações. Somente após o ok do parecerista a Tese irá para homologação;
  3. Termo de autorização para a biblioteca digital em UMA VIA original, assinada pelo orientando e pelo orientadorhttp://www.lume.ufrgs.br/arquivos_download/termo.pdf.
  4. Ficha Catalográfica - conforme especificações da biblioteca da FACED ou da Informática ou pelo link http://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas-de-producao/ficha-catalografica/. A Ficha Catalográfica é colocada antes da Folha de Aprovação (ou Ata de Defesa de Tese, que pode ser solicitada à secretaria) e após a folha de rosto, dentro da Tese;
  5. Declaração do orientando informando as correções realizadas na Tese, segundo as orientações da banca, assinada pelo orientador, concordando com esta versão final da Tese;
  6. Listagem de produções com os devidos conceitos da CAPES (de acordo com nosso Regimento, o aluno deverá apresentar, para a homologação da Tese, os seguintes conceitos):

Art. 21, § 3º - É obrigatória a apresentação de pelo menos 3 publicações para o processo de defesa da tese. Estas publicações deverão obedecer os seguintes critérios:

I - Pelo menos uma classificada como B1 ou superior no Qualis/CAPES/periódicos na área Interdisciplinar (à época da publicação ou atual). Se a publicação não possuir classificação Qualis na área Interdisciplinar, que tenha classificação B1 ou superior no Qualis/CAPES/periódicos em outra área.

II - Pelo menos uma antes da qualificação.

III - No caso de publicação de Capítulo de Livro ou de Livro integral, a COMPÓS poderá estudar a equivalência com trabalhos descritos no inciso I deste parágrafo.

IV - Preferencialmente em co-autoria com seu orientador e coorientador.

 

OBSERVAÇÃO: Não é necessária a entrega de cópia física da versão final da Tese, pois a Gráfica UFRGS fornece uma cópia gratuitamente ao aluno (que deverá buscar na Gráfica, ou emitir procuração para que outrem o faça), porém, somente em tons de cinza ou preto, nunca coloridas. Caso a Tese contenha folhas coloridas e o aluno queira preservá-las, terá que trazer a cópia física impressa integralmente (somente após a avaliação do parecerista da COMPÓS, conforme informado do primeiro item).


A homologação da Tese se dará nos dias em que acontece a reunião da COMPÓS, ou seja, as homologações ocorrem (aproximadamente) de 15 em 15 dias, e dependem, também, da data em que a documentação foi encaminhada.

 

Após a homologação da sua Tese na COMPÓS, ou seja, quando todos os documentos forem entregues e o parecerista tiver revisado a Tese, você receberá um e-mail da Secretaria do PGIE com as orientações para solicitar o seu diploma.

 

O QUE SÃO “FOLHA DE APROVAÇÃO” E “FICHA CATALOGRÁFICA”?

FOLHA DE APROVAÇÃO

Elemento que se tornou obrigatório em todos os Trabalhos Científicos a partir da atualização da NBR 14724, em agosto de 2001, deve ser colocado logo após a folha de rosto. Deve conter:

a)     Nome do Autor (ou autores) do trabalho;

b)     Título (por extenso) e Subtítulo (se houver);

c)      Natureza do Trabalho;

d)     Objetivo visado pelo Trabalho;

e)     Nome da Instituição a que o Trabalho é submetido;

f)      Área de Concentração;

g)     Data da aprovação;

h)     Nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e Instituições a que pertencem.

A ABNT esclarece que a data da aprovação e as assinaturas dos componentes da Banca Examinadora devem ser colocadas após a aprovação do Trabalho. (No PGIE, normalmente se coloca somente uma cópia da Ata de Defesa numa nova página)

Não são fornecidos maiores detalhes quanto à forma que essa página deve ter, nem quanto a outras informações adicionais que os orientadores, via de regra, colocam. Deduz-se, então, que as Instituições ou os orientadores têm liberdade de redigir essa folha da maneira que lhes convier, desde que façam constar os itens exigidos pela Norma.

 

FICHA CATALOGRÁFICA:

No link abaixo você encontra o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de UFRGS. Com essa ferramenta você consegue gerar automaticamente a sua ficha catalográfica.

http://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas-de-producao/ficha-catalografica/

OBS: Na ordem, a Ficha Catalográfica é colocada antes da Folha de Aprovação (ou da Ata de Defesa, que você pode solicitar na Secretaria do PGIE), dentro da Tese.

A seguir, um exemplo de Ficha Catalográfica: