Proficiência em Língua Estrangeira

Todos os alunos devem comprovar proficiência em língua estrangeira, conforme Regimento do PPGIE:

Art. 26:

II - Comprovar proficiência na língua Inglesa, bem como em mais outra língua dentre um elenco indicado pela COMPÓS, até o final do primeiro ano de curso, sob pena de ter interrompida a sua continuidade.

III - Se candidato estrangeiro ou detentor de língua de sinais como primeira língua, ser aprovado no exame de proficiência em língua portuguesa, bem como em língua inglesa (ou outra dentre um elenco indicado pela COMPÓS em casos específicos).

1 - Os alunos que fizerem proficiência em língua estrangeira na UFRGS não precisam comprová-la porque o resultado é inserido automaticamente no sistema pela CAPLLE.

2 - Quanto aos alunos que fizerem a prova de proficiência em outras instituições, é necessário entregar na secretaria do PPGIE os seguintes documentos:

      • certificado ou atestado de proficiência;
      • formulário de solicitação de equivalência de proficiência;
      • recolher a taxa de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) para a conta 323.172-0, do projeto CAPLLE - Prestação de Serviço, agência 3798-2, do Banco do Brasil. A operação bancária deve ser identificada com o CPF do depositante.
O PPGIE abrirá o processo para a CAPLLE, que certificará (ou não) a proficiência. A secretaria incluirá no histórico do aluno e avisará por e-mail.

3 - Os alunos regulares do PPGIE, ao ingressarem, podem ter a proficiência comprovada no Histórico do Mestrado, desde que não ultrapassem 8 anos desde sua realização até a data de ingresso do aluno no Programa.

Para mais informações sobre a equivalência da proficiência, consulte o site da CAPLLE: www.ufrgs.br/caplle, ou telefone: 3308-7355.