Aluno do PGIE realiza capacitação de professores para uso da ferramenta Scratch

Uma iniciativa do aluno do PPGIE, Taiser Tadeu Teixeira Barros, orientando do Prof. Dr. Eliseo Berni Reategui, apareceu no jornal de Santa Cruz do Sul:

Professores fazem capacitação para uso da ferramenta Scratch

Professores das disciplinas de matemática e de informática das séries finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino estão participando de uma capacitação sobre pensamento computacional e robótica na Escola do Serviço Nacional da Indústria (Senai). O curso, que teve início nesta sexta-feira, 22, é composto de encontros presenciais e atividades à distância, através do ambiente virtual, perfazendo um total de 50 horas.

 De acordo com o instrutor, engenheiro Taiser Barros, o objetivo é capacitar os docentes na utilização da ferramenta Scratch, permitindo que eles utilizem o saber em sala de aula para promover o aprendizado dos alunos. O conteúdo abrange a utilização de tecnologias lúdicas para a criação de estórias, animação e jogos, viabilizando a inclusão digital e a aprendizagem colaborativa online. 

 A oportunidade para os docentes da rede municipal, sem custo nenhum para o Município, surgiu  a partir de uma pesquisa. Barros, que é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE) da UFRGS, está desenvolvendo a tese Introdução ao pensamento computacional em sala de aula: promovendo a formação de professores por meio de uma comunidade prática. Ele tem sólida experiência em projetos de robótica educacional e na utilização de ferramentas de programação em sala de aula com alunos de diversas faixas etárias.

 Para a secretaria municipal de Educação, Jaqueline Marques, a formação dá continuidade às ações de capacitação dos professores que já acontecem no decorrer do ano. “Isso agrega muito aos alunos. Envolvê-los em projetos que fazem uso de componentes eletrônicos programáveis, sejam robôs ou mesmo o computador, oportuniza a interdisciplinaridade e é um incentivo ao uso das tecnologias para uma educação mais dinâmica e moderna”, disse.

 A capacitação será concluída em 2018 e, ao final, a Secretaria Municipal de Educação (SEE) promoverá um seminário para apresentação das atividades desenvolvidas nas escolas e socialização de experiências. Todos os professores receberão certificados.

Fonte: http://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/2703/professores-fazem-capacitacao-para-uso-da-ferramenta-scratch

Taiser

Navegação