UFRGS inicia oferta de Doutorado Interinstitucional Internacional em Informática na Educação para a Universidad de la Republica (UdelaR) do Uruguai

Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS e a Universidad de La República del Uruguay – UdelaR firmam parceria para oferecer Dinter Interinstitucional Internacional. O doutorado para a formação de professores terá a duração de quatro anos.

O Doutorado Interinstitucional visa permitir a formação de um grupo ou turma especial de alunos de doutorado, por curso de pós-graduação reconhecido pelo MEC e já consolidado, como é o caso do PPGIE, que possui conceito 7 junto à Capes. São 12 vagas para membros do corpo docente da UdelaR.

O objetivo geral do projeto Dinter do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS é formar professores da UdelaR em nível de doutorado para o exercício das atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento com perfil interdisciplinar na produção de conhecimentos filosóficos, científicos e tecnológicos em áreas que envolvam tecnologia informático-digital e educação.  Esta colaboração constitui uma evolução de uma parceria entre a  Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e a Universidad de La República del Uruguay – UDELAR que têm trabalhado colaborativamente há muitos anos.

O programa Dinter em Informática na Educação constitui a primeira oferta Dinter Interdisciplinar Internacional da UFRGS.

O PPGIE já realizou duas experiências anteriores de Dinter a nível nacional e,  dentre as várias solicitações que foram apresentadas no atual período, optou pela oferta de um Dinter Internacional para a UdelaR, dando continuidade a uma longa e trajetória de colaboração acadêmica entre as duas universidades.

Esta trajetória da UFRGS é convergente com a trajetória atual da UdelaR de uso de TIC no processo de ensino e aprendizagem, usando Ambientes Virtuais de Aprendizagem, inclusão de disciplinas de Informática na educação nas licenciaturas, formação de professores de escolas públicas para uso das TIC, entre outras ações.

Para a Instituição Receptora (UdelaR), voltada para a educação profissional em suas diferentes modalidades e níveis, a aplicação da Informática na Educação é de significativo valor para a formação de seu quadro de professores e pesquisadores, que por natureza é multidisciplinar.

A cooperação técnica e científica da presente proposta busca atender, prioritariamente, às necessidades dos serviços do quadro eletivo da UdelaR objetivando ampliar o corpo de doutores dessa instituição, na perspectiva de fortalecer e/ou estimular a pesquisa e inovação tecnológica direcionada ao campo da informática na educação; expandir a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu e strictu-sensu aos professores em áreas que envolvam tecnologia informático-digital e educação; implantar e implementar na UdelaR um programa voltado ao uso de novas tecnologias para a educação, resultando na criação de um curso de Mestria em Tecnologia na Educação, bem como formar profissionais da educação para interagirem com tecnologias inovadoras em seus ambientes de trabalho e para desenvolverem ferramentas educacionais para apoiar ambientes educacionais.

Por outro lado, a proposta será proveitosa para o Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação pela possibilidade de desenvolver projetos conjuntos entre as instituições participantes especialmente em P&D dando continuidade a projetos inovadores como o projeto AVATAR – Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto que visa à criação de laboratórios virtuais. O projeto AVATAR é coordenador pela Profa Liane Margarida Rockenbach Tarouco e tem como meta investigar, testar e promover a capacitação para o uso de laboratórios virtuais em ambientes imersivos. O projeto busca estimular o desenvolvimento de objetos multimídia interativos para o ambiente imersivo Open Simulator que é um software livre e implementa um ambiente aberto no qual é possível adicionar cenários compostos de artefatos virtuais que podem ser manuseados pelos usuários, construídos usando recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Projeto AVATAR – Ambiente Virtual de Aprendizagem e Trabalho Acadêmico Remoto

Laboratório virtual em ambiente imersivo usando recursos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Outro projeto inovador é o Tangible Tabletop do grupo TEIAS - Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade coordenado pela Profa Liliana Passerino. Este grupo de pesquisa busca a construção de conhecimento multidisciplinar sobre as relações homem-sociedade-tecnologia com ênfase na aprendizagem ao longo da vida. Investiga o entrelaçamento da Educação, Tecnologia e Inclusão com ênfase no uso de tecnologias na educação para a promoção de processos inclusivos. Os projetos PITAIA (Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem em Ciências para alunos com deficiência na comunicação)  e NIDABA trabalham com o desenvolvimento de recursos como a Tangible Tabletop. 

Projeto PITAIA (Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para  Inclusão e Aprendizagem em Ciências para alunos com deficiência na comunicação)

Mesa tangível

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