Linhas de Pesquisa e Docentes

Ambientes Informatizados e Ensino a Distância

Esta linha de pesquisa tem por objetivo a construção de materiais de ensino-aprendizagem no contexto educacional nos diferentes níveis de educação: pré-escolar, primeiro grau, segundo grau, terceiro grau e pós-graduação, bem como na educação continuada (educação formal e informal). Os materiais podem incluir tanto software como hardware utilizados na educação geral e especial. Aplicações de tecnologia tais como multimídia, robótica, realidade virtual e reconhecimento e síntese de voz, entre outros também serão investigadas à luz da construção de conhecimento.

Docentes:

 

Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Esta linha de pesquisa pretende estudar o fenômeno da educação das áreas de ciência e tecnologia, entre as quais, prioritariamente, a Engenharia, nos seus aspectos históricos, neurocientíficos, cognitivos, filosóficos, didáticos, pedagógicos, tecnológicos e de gestão, incluídos nesse último item questões de planejamento e inserção nos paradigmas da economia globalizada. Deve atender a uma demanda crescente na área de formação de professores para o ensino científico e tecnológico, de forma a capacitá-los a responder aos desafios relacionados à gestão do ensino destas áreas, presencial e a distância; bem como no planejamento e utilização nos recursos tecnológicos informatizados na produção de acervo em múltiplas mídias, canal de comunicação e interatividade, e espaço virtual por excelência da cultura educacional relacionada às transformações sociais, econômicas e antropológicas, ocorridas através da mediação de alta tecnologia ocorrida no final do Século XX. Atendendo à própria natureza do PGIE e, em especial, à natureza da complexidade do fenômeno do ensino científico e tecnológico, a linha será estruturada com base em uma abordagem multi e interdisciplinar.

Docentes: 

 

Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição

Investigar os efeitos das interfaces digitais em diferentes campos empíricos. Inscreve-se no plano da cognição da subjetivação, da criação estética, da produção de sentido de autoria, das metodologias e das aprendizagens.

Docentes: