Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Científico e Tecnológico

Projeto: Apoio ao Processo Educativo em Ciências Básicas a Partir de um Enfoque de Aprendizagem Baseada em Jogos. COLCIENCIAS/Colômbia

Início: 12/09/2013

Descrição: O objetivo geral deste projeto é definir uma metodologia que permita a aprendizagem social baseada em jogos digitais e aplicá-la na área das ciências básicas no contexto da educação pública. Contribuir em nível de Mestrado, para formação de massa crítica e produção de conhecimento em IE/EAD, capaz de respaldar/apoiar/orientar/avaliar processos de ensino-aprendizagem e produção de materiais educacionais; Disponibilizar produção de conhecimento relevante nessa área de IE/EAD, que possa subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais, concernindo informatização das escolas da rede pública de ensino, formação de professores e alunos.

Participante - Categoria:

  • JOAO BATISTA MOSSMANN - DISCENTE – DOUTORADO
  • JULIAN MORENO CADAVID - PARTICIPANTE EXTERNO
  • MARTA ROSECLER BEZ - PARTICIPANTE EXTERNO
  • ROSA MARIA VICARI – DOCENTE


Projeto: Catedra Unesco - Desenvolvimento e Difusão de Novas Tecnologias para a Educação

Início: 01/01/2012

Descrição: O projeto tem como objetivo ampliar o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, o (CINTED), um centro de excelência na difusa?o de tecnologias educacionais e pesquisa, desenvolvendo soluções de tecnologia integrada que capacita aplicações eficientes e de custos efetivos em escolas e universidades. Dentro da responsabilidade deste empreendimento, o CINTED colaborará no melhoramento da qualidade de ensino e aprendizagem, expandindo o acesso a educação o para um maior nu?mero de estudantes brasileiros, latino-americanos e africanos. Nesse contexto, o projeto está alinhado com os objetivos estratégicos correntes da UNESCO que enfatiza o aumento do acesso universal de informação e conhecimento, suporte à criação de conhecimento, aquisição e compartilhamento, e a promoção de educação digital para todos. O projeto será estruturado em quatro principais linhas de pesquisa, cada qual contendo temas de pesquisa que, juntos, irá reforçar os principais objetivos do projeto para promover melhores padrões de educação e a expansão de fronteiras na educação. Com a conexão de pesquisadores de diferentes instituições, este projeto pretende endossar iniciativas focadas em práticas de aprendizagem através do uso de informações diferentes e a tecnologia de comunicação para a melhoria da educação.

Participante - Categoria:

  • ALINE VILLAVICENCIO - Participante Externo 
  • DANTE AUGUSTO COUTO BARONE - Docente         
  • ELISEO BERNI REATEGUI - Docente 
  • JOSE VALDENI DE LIMA - Docente    
  • LIANE MARGARIDA ROCKENBACH TAROUCO - Docente    
  • LILIANA MARIA PASSERINO - Docente         
  • LUCILA MARIA COSTI SANTAROSA - Docente          
  • MAGDA BERCHT - Docente    
  • MARGARETE AXT – Docente
  • MARIA CRISTINA VILLANOVA BIASUZ - Docente      
  • PATRICIA ALEJANDRA BEHAR- Docente      
  • ROSA MARIA VICARI (Responsável pelo Projeto) - Docente    
  • SERGIO ROBERTO KIELING FRANCO - Docente


Projeto: Estudos sobre Pedagogia e Epistemologia da Educação a Distância

 Início: 01/01/2011

Descrição: Ao pensar a epistemologia da educação a distância endereço sua constituição no que concerne à escolarização e sua materialidade no currículo e na pedagogia. Ao fazer isso submeto a educação a distância a um princípio que transcende a modalidade para se pensar em educação e pedagogia. É possível defender uma epistemologia da educação a distância? Esta questão orienta a análise da educação a distância a partir de três pressupostos: 1) A educação a distância se sustenta na perspectiva epistemológica da educação e da pedagogia e, ao mesmo tempo, é diferenciada porque ela se realiza a distância; 2) O substrato da qualidade na educação a distância está na proporção de intensidade da interação; 3) A educação a distância muda substantivamente a experiência de alunos e docentes. As asserções encaminham a discussão sobre currículo e pedagogia. São elas: O currículo e a pedagogia são construídos socialmente; A pedagogia transforma os conteúdos disciplinares; A pedagogia constitui o núcleo do saber docente; Na pedagogia da educação a distância a interação acontece nos espaços de fluxos. Para realizar o estudo volto-me para a experiência construída na formulação e desenvolvimento de um curso de Pedagogia na modalidade a distância para atender a formação de professores em exercício. A operacionalização de dados desdobra os pressupostos em conceitos e asserções para a construção da análise. O pressuposto 1 trabalha sobre as asserções e sua consideração exclusiva na educação a distância. Os pressupostos 2 e 3 exigem o trabalho sobre os conceitos de interação e qualidade da interação; experiência e intersubjetividade. Os dados são discursivos, a partir de amostra intencional, encontrados em inúmeros materiais produzidos por alunos, docentes e coordenação registrados em blogs, wikis e ambiente virtual de aprendizagem.

Participante - Categoria:

  • ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA - Participante Externo     
  • JOCIANE ROSA DE MACEDO COSTA - Participante Externo 
  • JULIANA BRANDAO MACHADO - Participante Externo           
  • KARINA MARCON - Participante Externo        
  • MARCO AURELIO DOS SANTOS BENITES - Participante Externo      
  • MARIE JANE SOARES CARVALHO (Responsável pelo Projeto) - Docente      
  • MAURO LORENCATTO - Participante Externo 
  • MICHELE DILELIO DE MENDES - Participante Externo           
  • NADIE CHRISTINA FERREIRA MACHADO - Participante Externo

 

Projeto: Formação de Neoeducadores para o Ensino Inclusivo de Autistas em Contextos Gamificados

Início: 01/01/2013

Descrição: Paradigmas para a Pesquisa sobre o Ensino Cientifico e Tecnológico.

Participante - Categoria:

  • DANTE AUGUSTO COUTO BARONE (Responsável pelo Projeto) - Docente
  • FRANCISCA KEYLE DE FREITAS VALE MONTEIRO - Participante Externo   
  • MAGDA BERCHT - Docente

 

Projeto: Mapa Sócio-afetivo: Aspectos Pedagógicos da Afetividade e das Interações Sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Início: 02/05/2013

Descrição: Investigar, a partir de um modelo pedagógico aplicado em contexto de EAD plataforma ROODA , as dimensões afetiva e social implicadas nas interações nesse ambiente. A partir dele pretende-se alcançar os seguintes objetivos secundários: (1)Implementar novas variáveis, extraídas das diversas funcionalidades do AVA, no cálculo dos fatores motivacionais, de modo a enriquecer a máquina de inferência do ROODAafeto. (2)Construir um gráfico de sociometria (sociograma), de modo a obter medidas de aferição das relações interpessoais, transparecendo, assim, as escolhas sociais realizadas pelos participantes de uma disciplina. (3) A partir da implementação e validação dos artefatos tecnológicos, aplicar os experimentos em uma atividade de ensino. O modelo pedagógico deve ser condizente com o nível de ensino e público-alvo. (4)Disponibilizar os resultados para a comunidade científica (publicações, seminários, etc.). O projeto conta com o apoio do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias (CINTED) e será desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) em parceria com o NUTED (http://www.nuted.ufrgs.br). Este último é responsável pela manutenção e apoio técnico do AVA ROODA, juntamente com o CPD desta Universidade. Destaca-se que o projeto dá seguimento ao anterior, cadastrado nesta base de pesquisa e vinculado a uma tese de doutoramento, e que a ele foi conferido o PRÊMIO CAPES de Melhor Tese na área interdisciplinar em 2012.

Participante - Categoria:

  • ANA CAROLINA RIBEIRO RIBEIRO - Participante Externo     
  • ARIANE NICHELE CESAR LONGARAY - Participante Externo
  • CAROLINE BOHRER DO AMARAL - Participante Externo       
  • FATIMA WEBER ROSAS - Discente - Doutorado         
  • LETICIA MACHADO - Participante Externo      
  • MAGALI TERESINHA LONGHI - Participante Externo  
  • MAGDA BERCHT (Responsável pelo Projeto) - Docente          
  • PATRICIA ALEJANDRA BEHAR - Docente

 

Projeto: Mapeamentos de Habilidades Cognitivas em Universitários através de Eletroencefalografia

Início: 01/01/2010

Descrição: Esse projeto teve como objetivo contribuir para a introdução dentro do Instituto de Informática de atividades de pesquisa destacada na área de neurociência computacional, através de análise dinâmica não linear (Teoria do Caos) de sinais elétricos coletados em diferentes sujeitos através de eletroencefalografia, cujo equipamento foi disponibilizado pelo Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Esse projeto foi aprovado pelos Comitês de Ética e Pesquisa da UCS e da UFRGS. Tem como subprojeto: Biometria vocal - financiado pela empresa Human Mobile. Projeto com início em 2011 e término em 2012.

Participante - Categoria:

  • DANTE AUGUSTO COUTO BARONE (Responsável pelo Projeto) – Docente

 

Projeto: Método Clínico Piagetiano: Teoria e Prática

Início: 01/01/2004

Descrição: Este curso tem como objetivo principal oferecer noções básicas sobre as metodologias de pesquisa criadas a partir da epistemologia genética piagetiana. Essas metodologias consistem no Método Clínico e seus derivados e podem ser definidas pelo procedimento de investigação da percepção, da ação e dos sentimentos dos sujeitos pesquisados, buscando analisar os mecanismos profundos do pensamento através da verificação da estrutura de um certo estado de desenvolvimento ou dos processos de estruturação mental. Procura-se abordar as técnicas de aplicação do Método Clínico e o modo como esta metodologia evolui, conforme a observação das recentes pesquisas da Escola de Genebra. Como exemplo dessa evolução, abordar-se-á a Análise Microgenética e o Método Dialético-Didático, ambos derivados da metodologia clínica. Na Análise Microgenética o que está em jogo é a verificação do funcionamento psicológico no momento em que o sujeito investigado age sobre os objetos a serem descobertos, procurando organizá-lo de modo espontâneo. Já no Método Dialético-Didático, procura-se adotar uma postura pedagógica clínica, em que ambos, investigador e sujeito investigado, aprendam com essa interação. A partir de pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pretende-se criar condições pedagógicas para a construção teórica sobre a Epistemologia Genética e introduzir os participantes nas técnicas de aplicação do Método Clínico. A programação contará, portanto, com a introdução à teoria piagetiana e o conhecimento e a aplicação das metodologias de pesquisa derivadas da Epistemologia Genética - ferramentas indispensáveis para as pesquisas na área de Psicologia do Desenvolvimento, Pedagogia, Educação e Psico-Sócio-Cognição. Os regentes pretendem, ainda, propor formas de anotação de protocolos e análise sobre os observáveis coletados. Este curso é voltado para profissionais da área de Educação e Psicologia, alunos da Graduação e da Pós-G.

Participante - Categoria:

  • FERNANDO BECKER (Responsável pelo Projeto) - Docente    
  • JAKELINE ALENCAR ANDRADE - Participante Externo
  • PATRICIA FERNANDA CARMEM KEBACH - Participante Externo      
  • TANIA BEATRIZ IWASZKO MARQUES - Participante Externo

Projeto: Núcleo de Estudos em Epistemologia Genética e Educação

Início: 01/01/2002

Descrição: Estudos em epistemologia genética piagetiana e pedagogia freireana, abordando o desenvolvimento do sujeito cognoscente não apenas em suas interações com o objeto (físico, simbólico, social, cultural, histórico), mas também contextualizando-as no amplo ambiente pedagógico em que as ações do professor e do aluno constituem sentido somente na medida em que constroem o novo por sucessivos patamares de abstração reflexionante. Projeto Integrado com o Curso de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.

Participante - Categoria:

  • ANA LUIZA SANDER SCARPARO - Participante Externo        
  • CARMEN MACHEMER DE VASCONCELOS MONIZ - Participante Externo     
  • DENISE SEVERO - Participante Externo         
  • FERNANDO BECKER (Responsável pelo Projeto) - Docente    
  • FERNANDO BITTENCOURT FREIESLEBEN - Participante Externo    
  • GRAZIELA LUCIANE DOS SANTOS SOUZA - Participante Externo     
  • JAKELINE ALENCAR ANDRADE - Participante Externo          
  • JOAO ALBERTO DA SILVA - Participante Externo       
  • LIANE LUDWIG LODER - Participante Externo 
  • MARIANA LIMA DURO - Participante Externo
  • OSMAR QUIM - Participante Externo   
  • SIMONE BICCA CHARCZUK - Participante Externo    
  • TANIA BEATRIZ IWASZKO MARQUES - Participante Externo 


Projeto: Plataforma Adaptativa Robótica para Apoio à Educação Inclusiva de Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Início: 01/05/2016

Descrição: O projeto de pesquisa visa desenvolver uma Plataforma Adaptativa Robótica para apoio à Educação Inclusiva por meio da promoção da interação social e comunicacional em crianças de 5 a 8 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sabe-se que a comunicação humana é uma das práticas culturais mais importantes dos seres humanos que de forma geral se efetiva na linguagem e impacta no seu desenvolvimento, seja cognitivo, afetivo, social e/ou cultural. Por este motivo, a comunicação é de vital importância para o processo de inclusão social de todas as pessoas. Diversos transtornos genéticos ou psicossociais alteram quantitativa e qualitativamente o processo de comunicação, provocando atrasos no desenvolvimento. No caso de pessoas em idade escolar, os problemas de comunicação impactam diretamente na progressão escolar e no processo inclusivo. Entre a população-alvo desses problemas encontramos os alunos com Transtorno do Espetro Autista (TEA). Segundo Wegner (2012), entre33 a 50% das crianças com este transtorno exibem dificuldades quanto ao desenvolvimento da linguagem funcional e comunicativa, incluídos aqui aquelas que chegam a ser capazes de pronunciar palavras e construir sentenças, mas têm dificuldades quanto aos aspectos semânticos, à compreensão dos significados e ao uso da linguagem no contexto social. Neste sentido, o objetivo do presente projeto é propor uma investigação e desenvolver ferramentas e estratégia pedagógica, que utilize esta plataforma robótica adaptativa, para promoção de processos de comunicação e interação social com crianças com TEA em turmas inclusivas. Além disso, por se tratar de uma pesquisa entre dois países, Brasil e Colômbia, pretende-se propor uma metodologia de transferência de tecnologia e estratégica para as duas comunidades participantes. O projeto utilizará ferramentas, modelos, estratégias e metodologias desenvolvidas pelos grupos participantes que integram adaptação, robótica educativa, interfaces homem-máquina, intervenções educativas em sujeitos com TEA, desenvolvimento centrado em contextos de uso, desenvolvimento de comunicação e interação, entre outros (PASSERINO, BEZ, 2012),(BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M., 2013); (BEZ, M. R. ; ZAMPERETTI, B. F. ; POLO, L. F. ; PASSERINO, L. M., 2013a); (BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. ; VICARI, R. M., 2012); (PASSERINO, BEZ, 2012). A proposta de solução do presente projeto abrange aspectos tecnológicos de inovação assim como estratégicos de intervenção, e avaliativos de acompanhamento e ajustes nos processos de educação inclusiva. Ao final do projeto, prevê-se o compartilhamento da plataforma a ser desenvolvida, assim como os protocolos de observação, registro e avaliação das intervenções educativas e do desenvolvimento dos alunos com TEA. Além da formação de recursos humanos previstos no projeto, espera-se contar com, pelo menos, dois produtos qualificados e de um livro em português e espanhol relatando os conhecimentos e experiências obtidas no processo. Tudo isso de forma a possibilitar o estabelecimento de um trabalho de equipe permanente onde possa haver a construção colaborativa de conhecimento científico. Em suma, se realizará investigação e desenvolvimento tecnológico no âmbito das tecnologias de comunicação, robótica e intervenções educativas em processos de inclusão que permitirá inovar tanto no desenvolvimento tecnológico como nos aspectos educacionais e de intervenção de crianças com TEA e possibilitará que discentes e docentes participem de atividades de ensino, de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação em Universidades Brasileiras e do exterior, favorecendo uma formação interdisciplinar e apostando numa integração regional/nacional para o desenvolvimento de soluções para América Latina pelos próprios países do continente, com uma internacionalização que favoreça todos os envolvidos.

Participante - Categoria:

  • Angela Cristina Carrillo Ramos - Participante Externo    
  • BARBARA TERRA DO MONTE - Participante Externo  
  • CARLOS SOLON SOARES GUIMARAES JUNIOR - Participante Externo        
  • CLAUDIA CAMERINI CORREA PEREZ - Discente - Doutorado
  • CLEONICE ALVES BOSA - Participante Externo          
  • CLEVI ELENA RAPKIEWICZ - Participante Externo     
  • DIANA LANCHEROS CUESTA - Participante Externo  
  • EDUARDO TABORDA - Discente - Graduação 
  • ELENIR TERESINHA DUARTE DOS SANTOS VENANCIO - Discente - Graduação    
  • GABRIELA MARIA BARBOSA BRABO - Participante Externo  
  • GERALDO RIBAS MACHADO - Participante Externo   
  • GUILHERME DOS SANTOS CORREA - Discente - Graduação
  • JOAO CARLOS GLUZ - Participante Externo    
  • LILIANA MARIA PASSERINO (Responsável pelo Projeto) - Docente    
  • MAGDA BERCHT - Docente    
  • MARIA ROSANGELA BEZ - Participante Externo         
  • Mario Fernando De la Rosa Rosero - Participante Externo         
  • MARTHA BARCELOS VIEIRA - Discente - Doutorado  
  • MELY PAULA RABADAN CIMADEVILA - Discente - Doutorado           
  • RENATO VENTURA BAYAN HENRIQUES - Participante Externo       
  • ROBERTO FRANCISCATTO - Discente - Doutorado    
  • ROCELI PEREIRA LIMA - Discente - Doutorado          
  • ROSA MARIA VICARI - Docente


Projeto: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Facebook na sala de aula

Início: 01/12/2014

Descrição: O uso de mídias sociais na sala de aula (no caso, o Facebook); ao invés de proibir o uso das mídias por parte dos alunos, o projeto propõe usar na sala de aula a Ferramenta, sendo que a inovação concentra-se no uso de Interdisciplinaridade. Ou seja, serão produzidas aulas para serem ministradas para dois ou mais professores atuarem ao mesmo tempo (podem juntar turmas). Exemlo: aula de História simultânea com Física. Determinado tópico (3a lei de Newton, por exemplo) abordado pelos conceitos e leis da Física e Matemática, mais o contexto histórico: o como, quando, porque, como era o ensino na época, como funcionavam as escolas e universidades, etc..

Participante - Categoria:

  • CLAUDIO CESAR DE MUSACCHIO LEITE - Participante Externo       
  • MILTON ANTONIO ZARO (Responsável pelo Projeto) - Docente

 

Projeto: PROJETO ROA-MOBRAS: Repositório de Objetos de Aprendizagem Moçambique-Brasil

Início: 01/06/2013

Descrição: O projeto é uma parceira entre a UPM e UFRGS que tem como objetivos: Contribuir em nível de Mestrado, para formação de massa crítica e produção de conhecimento em IE/EAD, capaz de respaldar/apoiar/orientar/avaliar processos de ensino-aprendizagem e produção de materiais educacionais; Disponibilizar produção de conhecimento relevante nessa área de IE/EAD, que possa subsidiar a formulação de políticas públicas educacionais, concernindo informatização das escolas da rede pública de ensino, formação de professores e alunos; Contribuir para a consolidação de pesquisa no mestrado em torno de projetos guarda-chuva dupla face pesquisa-formação, integrando orientadores/orientandos em produção de conhecimento na área de ênfase do curso, com publicações conjuntas; Colaborar na estruturação de curso de doutorado na área IE a partir de 2013; Contribuir com a formação de um corpo docente autossuficiente.

Participante - Categoria:

  • ANDRE ROLIM BEHR - Participante Externo   
  • ARLETE MARIA VILANCULOS FERRAO - Discente - Doutorado         
  • BRUNO ALFREDO DE OLIVEIRA MOUSINHO CEPEDA GAMITO - Participante Externo        
  • CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS - Participante Externo          
  • CECILIA RAFAEL JOSE TIVIR - Participante Externo  
  • DANIEL MULLER - Participante Externo          
  • FELISBERTO FELIX SINGO - Participante Externo      
  • JOSE VALDENI DE LIMA - Docente    
  • MARGARETE AXT - Docente  
  • MARTA ROSECLER BEZ - Participante Externo          
  • ROSA MARIA VICARI (Responsável pelo Projeto) - Docente

Projeto: TECMIDES - Descoberta do Desânimo de Alunos em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem Utilizando Mineração de Dados Educacionais

Início: 01/09/2016

Descrição: Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) permitem o apoio à aprendizagem através de materiais educacionais digitais ao mesmo tempo em que guardam dados dos atores do ambiente, referentes aos seus percursos e interações. Isso permite que se faça análise do aluno em desenvolvimento da aprendizagem e inferência de sua afetividade enquanto no ambiente. A afetividade influencia a aprendizagem e pode levar o aluno a afetos como desânimo e consequente abandono do curso. Essa situação é mais presente em cursos em EAD, devido a quebra da simultaneidade espaço-temporal e a dificuldade do professor em identificar os alunos desanimados. Devido à quantidade de dados gerados é difícil ao professor analisá-los para encontrar indícios que levem ao aluno desanimado, surgindo a necessidade de uma ferramenta com esta função. O projeto desenvolve um modelo para predizer alunos desanimados, com utilização da mineração de dados educacionais (MDE) e uma ferramenta no Moodle que se acionada, obtém os alunos com propensão ao desânimo. Pode o professor, então adotar ações diferenciadas. O desenvolvimento do modelo e ferramenta necessita da integração de habilidades e técnicas multidisciplinares, o que determina dois eixos metodológicos, um em Computação Afetiva, que mapeia afetos dos alunos em percurso de aprendizagem e, o outro, tecnológico que envolve MDE.

Participante - Categoria:

  • FABRICIA DAMANDO SANTOS - Participante Externo
  • LEANDRO KRUG WIVES - Participante Externo          
  • MAGALI TERESINHA LONGHI - Participante Externo  
  • MAGDA BERCHT (Responsável pelo Projeto) – Docente


Projeto: Visuino

Início: 01/03/2012

Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma de programação visual para a placa Arduino no brasil. Também está previsto o desenvolvimento de interfaces de programação voltadas exclusivamente para os kits desenvolvidos nos projetos ROBOCETI e ROBO+EDU, assim como a pesquisa por outras linguagens de soluções para programação dessa placa.

Participante - Categoria:

  • DANTE AUGUSTO COUTO BARONE (Responsável pelo Projeto) - Docente    
  • LUCAS EISHI PIMENTEL MIZUSAKI - Participante Externo