Análise da Produção Intelectual

Análise da produção intelectual


No quadriênio 2013 a 2016 a produção intelectual do PPGIE incluiu 279 artigos publicados em periódicos sendo 154 no extrato superior, a despeito de a área interdisciplinar do curso dispor de um reduzido elenco de periódicos classificados neste estrato na tabela Qualis. É possível constatar que muitos periódicos da área interdisciplinar com H-index (Usando como base o cálculo feito no  Google Acadêmico) maior do 20, classificados como B1 enquanto que em outras áreas periódicos com H-index em torno de 10 são classificados como A1. 

Na área de publicações em congresso a quantidade de trabalhos apresentados é substancialmente maior pois é tradição na área da Informática a participação em eventos nacionais e internacionais que constituem uma forma importante de atualização sobre as inovações tecnológicas e oferecem oportunidades de intercâmbio. A equipe do PPGIE, constituída por 23 docentes publicou 407 trabalhos completos em congressos durante o quadriênio 2013-2016.

Em média pode-se concluir, a partir destes dados que cada docente do PPGIE publicou, juntamente com seus orientandos, mais de 3 artigos em periódicos (sendo 1,68 com Qualis do estrato superior)  e mais de 4 artigos em congressos.