Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Áreas de Formação

Áreas de Formação

Áreas de Formação

Erosão e Sedimentação

Estudo e modelagem da produção e transporte de sedimentos em bacias hidrográficas, desenvolvimento de técnicas de aquisição de informações em bacias experimentais. Levantamento de características hidrossedimentológicas em escoamentos em entressulcos e sulcos. Avaliação da capacidade de transporte de escoamentos rasos. Caracterização de propriedades físicas e hidráulicas de escoamentos hiperconcentrados. Simulação física tridimensional de processos de sedimentação em águas profundas.

Hidrogeologia

Caracterização hidrogeológica de aquíferos, estudos hidrodinâmicos e hidroquímicos de aquíferos, determinação da recarga e reservas, avaliação da vulnerabilidade e risco de contaminação de aquíferos, técnicas de investigação de áreas contaminadas.

Hidrologia

Processos hidrológicos, controle de enchentes e estiagens, técnicas aplicadas à hidrologia urbana, desenvolvimento de técnicas de aquisição de informações hidrométricas, modelagem hidrológica. Variabilidade climática. Previsão de vazões.

Engenharia de Água e Solo

Aplicação e desenvolvimento de modelos agro-hidrológicos. Balanço hídrico em áreas agrícolas. Fluxo e armazenamento da água no solo. Transporte de solutos em meios porosos. Monitoramento hidrossedimentológico de bacias hidrográficas.

Mecânica dos Fluídos e Hidráulica

Estudo de fenômenos hidrodinâmicos e de transferência, estudos experimentais e numéricos de escoamentos turbulentos, simulação e caracterização de correntes de densidade, interação fluido-estrutura, estruturas hidráulicas, transientes hidráulicos, instrumentação, modelagem física e matemática.

Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Sistemas de exploração e controle de recursos hídricos voltados para a satisfação das demandas humanas e atividades econômicas e sociais; modelos de otimização: programação matemática; maximização dos benefícios dos usos da água e minimização dos custos; internalização de externalidades ambientais associadas a projetos de engenharia, interfaces de instrumentos jurídicos-administrativos de políticas de recursos hídricos com outras áreas.

Saneamento Ambiental

Desenvolvimento de técnicas de tratamento de águas de abastecimento, de águas residuárias e de lodos químicos e biológicos. Manejo, tratamento e disposição de resíduos sólidos urbanos e industriais. Sistemas descentralizados de tratamento de águas de abastecimento e esgotos sanitários. Reaproveitamento de materiais e energia de águas residuárias, lodos e resíduos sólidos. Ecologia industrial. Ecotecnologia. Reaproveitamento de águas pluviais e reuso de efluentes tratados. Aplicação e desenvolvimento de modelos matemáticos ecológicos e de qualidade da água. Otimização de redes de abastecimento de água e coleta de esgotos em áreas urbanas e instalações prediais. Metodologias de avaliação de impacto ambiental. Planejamento, avaliação de projetos e gestão na área de saneamento ambiental.