Disciplinas do Programa

Acessibilidade em Ambientes Culturais

Eletiva

Abordagem teórico-metodológica sobre acessibilidade, diferença, inclusão, direitos humanos no âmbito dos chamados ambientes culturais. Acessibilidade na comunicação museológica. Os conceitos de Ambiente Cultural e Direitos Culturais à luz da tragédia da cultura na sociologia simmeliana.

Professores

Culturas Populares: Práticas e Representações

Eletiva

SÚMULA: Os conceitos de cultura popular, folclore, patrimônio e suas relações. As dimensões da cultura e da cultura popular. Cultura popular e indústria cultural. Celebrações, Festas, folguedos, músicas, cantigas e danças tradicionais. Cultura popular, construções identitárias e suas representações. Os processos simbólicos e as condições de existência dos grupos populares. Práticas culturais da tradição e da memória social das comunidades locais, regionais e nacionais. Manifestações da cultura popular no mundo contemporâneo.

Professores

Exposição e Curadoria em Arte Contemporânea

Eletiva

Estudo da exposição no âmbito das artes visuais enquanto fenômeno cultural complexo, considerada em sua dimensão política e estética. A abordagem enfatiza as relações entre a obra de arte, os espaços expositivos e o trabalho da curadoria, analisando as redes de relações entre os diversos agentes – artistas, curadores, designers, museógrafos, entre outros -, as instituições e o mercado, a partir dos regimes de visibilidade operantes na atual configuração do campo artístico.

Professores

Gestão em Museus e Inovação

ELETIVA

Planejamento, administração e gestão estratégica de museus. Gestão de acervos patrimoniais. Ética profissional. Gestão financeira e de pessoas.

Professores

Materialidade, Memória e processos de musealização

Eletiva

Professores

Mediação cultural: diálogos entre educação, museu e escola

Eletiva

5. SÚMULA: Educação e museologia. Significações em torno do tema da mediação cultural a partir de diferentes autores e perspectivas teóricas. O papel educativo do museu sob a perspectiva da mediação cultural. Saberes e fazeres do mediador cultural.

Professores

Memória, patrimônio e sociedade

Obrigatória

Abordagem teórico-filosófica acerca dos conceitos de memória social e coletiva, bem como de patrimônio no âmbito das sociedades complexas. Aspectos políticos, ontológicos e deontológicos da preservação de bens culturais. Trajetória dos conceitos, das estratégias e das metodologias e preservação e conservação do patrimônio material, bem como da interpretação do patrimônio imaterial. Principais instituições de preservação no Brasil e no exterior.

Professores

Museologia e Arte: relações e especificidades

Eletiva

Relações entre Museologia e arte. Musealização, conservação, documentação, pesquisa e exposição de objetos e práticas artísticas. A paisagem contemporânea dos museus de arte e o museu de arte contemporâneo. Instituições, agentes e suas dinâmicas e relações no sistema da arte. Programas, exposições e outras práticas curatoriais no museu de arte. Relações entre o artista, seu pensamento e suas práticas e o museu. O museu em questão e a crítica institucional na história da arte.

Professores

Museu e Cultura Visual: práticas, representações eapropriações

Eletiva

Os museus inseridos na problemática da cultura visual e nos modos de produção e divulgação de narrativas sobre o passado, calcados na supremacia da visão e na experiência corpórea configurada por espaços, artefatos, imagens, cenários e expografias. O conhecimento histórico construído pelos museus e por suas coleções visuais. O museu como agenciador das imagens.

Professores

Museu e Museologia: história, teoria e métodos

Obrigatória

AA história dos museus, do colecionismo ao museu público. A musealização do objeto e a cadeia operatória museológica. Principais pensadores e teorias da Museologia.

Professores

Métodos e Técnicas de Investigação em Museologia e Patrimônio

Eletiva

O estado da arte dos campos da Museologia e do Patrimônio na contemporaneidade. A dinâmica da construção do conhecimento em Museologia e Patrimônio: estratégias de investigação e desenhos de pesquisa. Problemas, fundamentação teórica e caminhos investigativos alternativos. Questões teórico-metodológicas e processo de construção do projeto de pesquisa.

Professores

Orientação de Pesquisa

Forgearini

Professores

Orientação de Pesquisa

Dalla

Professores

Orientação de Pesquisa

Possamai

Professores

Orientação de Pesquisa

Albani

Professores

Orientação de Pesquisa

Julião

Professores

Orientação de Pesquisa

Cuty

Projeto de pesquisa. Pesquisa em bases de dados. Estado da arte da área do conhecimento do objeto de pesquisa. Técnicas de investigação

Professores

Orientação de Pesquisa

Durán

Professores

Orientação de Pesquisa

Morigi

Professores

Princípios, métodos e experiêcias em sociomuseologia

Eletiva

Distinções e aproximações entre os conceitos de Nova Museologia, Museologia Social e Sociomuseologia. Museus, museologia e patrimônio. Educação para o patrimônio. Elementos materiais e imateriais do patrimônio cultural. Ecomuseus. Museus Comunitários. Museus de Patrimônio Vivo. Práticas e experiências em Museologia Social no sul do País e os movimentos sociais.

Professores

Seminário de Orientação de Pesquisa

Albuquerque

Professores

Seminário de Orientação de Pesquisa

Bertotto

Professores

Seminário de Orientação de Pesquisa

Gelmini

Professores

Visita Técnica

Barra do Ribeiro - Museu do Índio

Professores

Visita Técnica aos Museus, Sítios e Patrimônios Brasileiros

Saída de Campo - Santo Amaro e Triunfo

Visitas técnicas aos museus e patrimônios do Rio Grande do Sul e Brasil com ênfase aos aspectos da cadeia operatória museológica e à gestão cultural e patrimonial. Saída a campo ao Município de Cachoeira do Sul. Visita ao centro histórico, museus e bens tombados e Fazenda da Atafona. Elaboração individual de relatório da visita a um dos bens culturais, conforme o interesse e área de concentração.

Professores

Visita Técnica aos Museus, Sítios e Patrimônios Brasileiros 2

Saída de Campo

Professores