Conce(i)(p)tos Memoria 2015 PDF Imprimir E-mail

 

 

Participantes da Oficina Conce(i)(p)tos Memoria 2015 São Chico (apenas para convidados)

Participantes do primeiro encontro do cone sul para discussão conceitual sobre
neurobiologia da memória -  Conce(i)(p)tos Memoria 2015  - realizado no
Hotel Parque Veraneio Hampel, em São Francisco de Paula, RS, entre 20 e 22 de
março de 2015. A proposta era reunir um grupo pequeno de especialistas convidados
para debater temas como "engrama, amnésia, reconsolidação, mismatch e contexto".



 


Veja a convocação original (archive.org de 26dez2016)

Veja a programação final com todos os participantes


PROGRAMAÇÃO GERAL

 

 

UMA OFICINA DIFERENTE


Em nosso trabalho temos poucas oportunidades de parar para refletir e muito menos debater, sem pressa, as premissas teóricas e os conceitos fundamentais por trás de nosso trabalho quotidiano. Como pesquisadores engajados na fronteira de nossa grande área - neurobiologia das funções cognitivas - acumulamos tais dúvidas e certezas ao longo dos anos, e raramente conseguimos fazê-las caber em nossas publicações regulares. E se fosse possível parar uns dias para discuti-las?


Com esse escopo em mente, o Programa de Pós-Graduação em Neurociências, com o apoio do Edital 12
/2013 da FAPERGS - "PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS", promoveu, nos dias 20, 21 e 22 de março de 2015 (entre sexta e domingo), um encontro de neurobiologia da memória (e algumas áreas correlatas) que se realizou em uma pequena pousada no interior do Rio Grande do Sul, no pacato cenário de florestas de araucárias de São Francisco de Paula. Foi um encontro pequeno e restrito, com apenas dezoito colegas, entre brasileiros e argentinos (a colega uruguaia não pode comparecer), todos com ampla experiência em comportamento animal e memória. Reunidos em uma sucessão de sessões temáticas, discutiram conjuntamente todos os tópicos, priorizando o diálogo livre, e não a exposição formal * . Todas as sessões foram filmadas em alta resolução e também gravadas , o que será divulgado oportunamente.


Os temas propostos para debate nesta primeira edição, serão

  • Engrama / Codificação
  • Amnésia e Esquecimento
  • Reconsolidação
  • Mismatch / Novidade;
  • Contexto

 

A inspiração vem de antigos congressos científicos realizados na Europa nas primeiras décadas do século XX, por exemplo, as Conferências do Círculo de Viena, as Conferências Solvay de física e química, as Conferências Macy de cibernética, e as Conferências Royaumont, sobre a unidade do homem e a natureza da linguagem, bem como das muito bem sucedidas Gordon research Conferences que se realizam desde 1931 (veja também aqui), frutos de uma época em que a ciência estava longe da massificação atual, ainda não tendo sido contaminada pelos tipos de pressão a que estamos tod@s submetidos hoje. Uma reminiscência local e recente foi o maravilhoso encontro realizado em Itatiaia, em agosto de 1992, o "Symposium on Emotion and Memory", um evento satélite da reunião da FESBE de 26-29/08 daquele ano, ao qual alguns de nós tivemos o privilégio de poder participar (ver foto abaixo).


Quando convocamos este encontro, declaramos: "Esperamos poder reviver, pelo menos em parte, o mesmo tipo de experiência intelectualmente satisfatória daqueles pioneiros". O resultado foi muito além das expoectativas, inclusive estabelecendo novas colaborações entre os participantes.


Os participantes do Symposium on Emotion and Memory, Itatiaia, 26-29/08/1992


 

O Comitê Cientifico desta Oficina/Taller foi integrado pelos proponentes originais dessa idéia:
 

 Diana A. Jerusalinsky (UBA, Bs.As.)
Maria Eugenia Pedreira (UBA, Bs.As.)
Antonio Pádia Carobrez (UFSC, Florianópolis)
Victor A. Molina (UNC, Córdoba)
Jorge A. Quillfeldt (UFRGS, Porto Alegre)

 

EVENTO RESTRITO AOS CONVIDADOS


(*) Além disso, cada participante falava em sua língua nativa, o que é perfeitamente factível entre dois idiomas tão próximos, favorecendo a enunciação de conceitos e idéias mais complexos, que muitas vezes não conseguimos expressar adequadamente quando todos tentamos falar em inglês, língua que geralmente dominamos menos.

 

JAQ 18ago2017
(antes 27 e 02mar2015)



 

Programa de Pós-Graduação em Neurociências

neurociencias.ufrgs.br  - 
Rua Sarmento Leite, 500, Sala 209 (antiga sala 107), Prédio 12.101
Campus Centro - CEP 90.046-900 - Porto Alegre, RS - Veja o Mapa
Fone/Fax (51) 3308-3092