Nossa Proposta PDF Imprimir E-mail

O Programa da Pós-Graduação em Neurociências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) é um Curso de Pós-Graduação strictu senso, multidisciplinar e multidepartamental, que reúne neurocientistas dedicados ao estudo e à compreensão do funcionamento do sistema nervoso, tanto em humanos quanto em modelos animais.

Nossos orientadores pertencem à vários departamentos desta Universidade e, apesar de constituir um corpo docente relativamente pequeno, já formou mais de 100 Mestres, sendo que o doutorado, criado em 2000, já formou mais de 30 Doutores.

Nosso público-alvo também é diversificado, incluindo biólogos, médicos, veterinários, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e até mesmo graduados em física e computação.

Formando pessoas na vida científica integral

Voltado principalmente para a pesquisa básica, nosso coletivo de pesquisadores atua em diversas linhas de pesquisa. Entretanto, nosso produto mais nobre são as pessoas: a formação de pesquisadores em ciência básica se faz não apenas com diferentes atividades didáticas, incluindo disciplinas com conteúdos gerais ou especializados, mas essencialmente com o envolvimento direto e cotidiano dos pós-graduandos no coração do processo científico: ciência só se aprende fazendo.

Desse modo, nossos pós-graduandos passam a maior parte do tempo trabalhando nos laboratórios de pesquisa, organizando, planejando, executando e interpretando experimentos científicos nos mais diferentes modelos (preparações in vitroex vivo, e in vivo: modelos animais e estudos em humanos). Sempre, é claro, sob a orientação e supervisão dos orientadores. Fazem-no, inclusive, co-orientando estudantes de graduação – a chamada “iniciação científica” – pois nesse processo participam acadêmicos de todos os níveis, numa pirâmide integrada de formação contínua e realimentante de recursos humanos altamente qualificados. Por fim, redigem e submetem seus próprios trabalhos para publicação em periódicos indexados de circulação internacional, com corpo de avaliadores formados por pares igualmente ou mais qualificados que cada um de nós (os chamados referees): esse escrutínio cuidadoso é fundamental, pois um artigo científico é a principal forma de comunicação e compartilhamento de informação na comunidade científica.

Nossos pós-graduandos, além de apresentarem uma Dissertação (no Mestrado) ou defenderem uma Tese (no Doutorado), precisam ter pelo menos um artigo submetido e aceito, especialmente no doutorado. Temos orgulho de nossa produção que tem crescido e se qualificado nos últimos anos (em breve, também disponibilizaremos vínculos para cada artigo dessa produção).

 

Programa de Pós-Graduação em Neurociências

neurociencias.ufrgs.br  - 
Rua Sarmento Leite, 500, Sala 209 (antiga sala 107), Prédio 12.101
Campus Centro - CEP 90.046-900 - Porto Alegre, RS - Veja o Mapa
Fone/Fax (51) 3308-3092