Disciplinas PDF Imprimir E-mail

 Descrição das Disciplinas

 (atualizada até 17 de fevereiro de 2017)

 

 

NCP 00002 - CITOLOGIA E HISTOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

 

Responsável: Profa. Dra. Simone Marcuzzo

 

Carga Horária: 45 h

 

Créditos: 03 (quatro)

 

Ementa: Neurônios. Compartimentos neuronais. Fibra nervosa. Sinapse. Mediadores. Neuroglia. Plexos coróides. Barreiras do SN. Receptores e efetores. Medula espinhal e áreas encefálicas.
 
 


 

NCP 00004 -NEUROANATOMIA HUMANA

 

Responsáve: Prof. Dra. Lenir Orlandi Pereira

 

Carga Horária: 60 h

 

Créditos: 04 (quatro)

 

Ementa: A disciplina aborda morfofuncionalmente o sistema nervoso central e periférico humano: revestimentos do SNC, nervos espinais e medula espinal, romboencéfalo, cerebelo, mesencéfalo, diencéfalo e telencéfalo; nervos crânicos; sistema ventricular e líquor; sistema nervoso autônomo e vascularização arterial e venosa do sistema nervoso. Finalmente são estudadas as vias de sensibilidade geral e especial e as vias motoras.
 
 



NCP 00005 -
NEUROPSICOFARMACOLOGIA

 

Responsáveisl: Profa. Dra. Mirna Bainy Leal e Prof. Dr. Ângelo Luis Stapassoli Piato

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Farmacologia geral: farmacocinética e farmacodinâmica. Neurofarmacologia: conceitos gerais, ação de agentes depressores e excitantes do Sistema Nervoso. Fármacos com ação em Sistema Nervoso Central: ansiolíticos e hipnóticos, antipsicóticos, estabilizadores do humor, antiparkinsonianose anticonvulsivantes. Farmacologia da Dor: anestésicos gerais, anestésicos locais, analgésicos opióides e não-opióides. Metodologia experimental em Neurofarmacologia.


 

NCP 00006 - MEMBRANAS E CANAIS IÔNICOS

 

Responsáveis: Prof. Dr. Jorge Alberto Quillfeldt e Profa. Dra. Maria Elisa Calcagnotto

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Conceitos básicos de físico-química e biofísica molecular. Estrutura das membranas biológicas e dos mecanismos básicos de transporte transmembrana. Origem e manutenção do potencial de repouso das células e natureza do potencial de ação das células nervosas, com ênfase no papel dos diferentes tipos de canais iônicos envolvidos. Papel da morfologia celular neural e da mielinização dos axônios de neurônios nos vertebrados.



 

 NCP 00007  - NEUROFISIOLOGIA

 

Responsável: Prof. Dra. Denise Maria Zancan

 

Carga Horária: 60 h

 

Créditos: 04 (quatro)

 

Ementa: Potenciais bioelétricos. Potenciais de membrana e ação. Nervo, sinapse e tratos nervosos. Músculo esquelético. Funções motoras. Equilíbrio e postura. Coordenação motora: cerebelo. Sensibilidade: receptores e vias sensitivas. Mecanismo do sono, vigília e atenção. Sistema nervoso vegetativo. Bases neurofisiológicas do comportamento instintivo e das emoções. Córtex associativo.


 

NCP 00008 - NEUROFISIOLOGIA DO COMPORTAMENTO

 

Responsável: Prof. Dr. Aldo Bolten Lucion

 

Carga Horária: 45 h

 

Créditos: 03 (três)

 

Ementa: Métodos de estudo do comportamento. Descrição, classificação e medida do comportamento. Reflexos e comportamentos complexos. Comportamentos sociais. Aprendizagem. Estudo das causas dos comportamentos. Motivação. Estruturas neurais subjacentes aos comportamentos.



NCP 00010 - NEUROQUÍMICA 

 

Responsável: Prof. Dr. Carlos Alberto Saraiva Gonçalves

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Metabolismo neuronal e glial, incluindo síntese e reciclagem de neurotransmissores. Vesículas sinápticas. Transmissão sináptica. Exocitose. Receptores cerebrais: classificação, distribuição e respostas intracelulares, com ênfase aos glutamatérgicos. Proteínas G e sistemas enzimáticos efetores. Mensageiros intracelulares (AMPc, IP3 e Ca2+). Sistemas fosforilantes: proteínas quinases, fosfatases e substratos. Desenvolvimento e plasticidade neural, com ênfase a regulação citoesquelética mediada por cálcio.


 

NCP 00011 - TÓPICOS EM APRENDIZADO E MEMÓRIA (versão 7, 2013)

 

Responsáveis Profs. Drs. Jorge Alberto Quillfeldt, Tadeu Mello e Souza e Lucas de Oliveira Alvares

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Conceitos básicos. Modulação da memória por: a) neurotransmissores - acetilcolina, catecolaminas, glutamato, GABA; b) neuromoduladores e hormônios - ACTH, vasopressina, opióides, adrenalina; c) outros - benzodiazepinas endógenas, glicose.


 

NCP 00012 - TÓPICOS EM ISQUEMIA CEREBRAL

 

Responsável: Prof. Dr. Carlos Alexandre Netto

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Conceitos e modelos in vivo. Morte neuronal: a) excitotoxicidade glutamatérgica, produção de espécies ativas de oxigênio, óxido nítrico. Vulnerabilidade celular seletiva. Proteção induzida à isquemia e terapias farmacológicas. Eventos moleculares: a) fosforilação de proteínas; b) metabolismo do citoesqueleto. Déficits cognitivos associados a isquemia.


 

NCP 00014 - MICROSCOPIA ELETRÔNICA

 

Responsável: Profa. Dra. Maria Cristina Faccioni Heuser

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: A disciplina abrange noções de óptica eletrônica. Princípios de construção e funcionamento de microscópios de transmissão (MET) e de varredura (MEV). Escolha do fixador, técnicas de fixação química e coleta de material. Preparo de amostras para MET: pós-fixação, desidratação e inclusão em diferentes resinas. Confecção de navalhas de vidro; importância do corte semifino; ultramicrotomia, uso de contrastantes eletrônicos e exame dos cortes ultrafinos ao ME. Preparo de material para MEV: desidratação, secamento ao ponto crítico e metalização e exame do material ao MEV. Discussão sobre artefatos e análise crítica de eletromicrografias.


 

NCP 00016/00017 - SEMINÁRIOS EM NEUROCIÊNCIAS I e II

 

Responsáveis: Profa. Dra. Carla Dalmaz, Profa. Dra. Denise Maria Zancan, Profa. Dra. Rosane Gomez

 

Carga Horária: 15 h

 

Créditos: 1 (um)

 

Ementa: Apresentação e discussão de pesquisas em andamento e/ou concluídas, atuais, bem como Dissertações relacionadas à àrea de Neurociências e afins, sob a forma de seminários, por pesquisadores/alunos da UFRGS e/ou outras Instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil e do Exterior.


 

NCP 00019 - TÓPICOS ESPECIAIS   (ementa/cronograma depende da proposta de cada período)

 

Responsável:    Professor Convidado

 

Carga horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Específica para cada tópico, conforme o professor responsável.



NCP 00021METODOLOGIA CIENTÍFICA EM NEUROCIÊNCIAS

 

Responsáveis: Profa. Dra. Carla Dalmaz e Prof. Dr. Jorge Alberto Quillfeldt

 

Carga horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Filosofia da Ciência. O Método Científico. Análise Estatística. Críticas. O Método Experimental. A Discussão Científica. Análise de trabalhos em diferentes áreas das Neurociências.


 

NCP 00022ESTÁGIO DIDÁTICO EM NEUROCIÊNCIAS 1 

 

Responsável: Prof. Dr. Jorge Alberto Quillfeldt

 

Carga Horária: 45 h

 

Créditos: 03 (três)

 

Ementa: O estágio didático será realizado em duas das seguintes áreas das Neurociências: Biofísica do sistema nervoso, Neuroquímica, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurohistologia, Neurologia, Comportamento, Neurofarmacologia. Nesta disciplina introduz-se os pós-graduandos aos conceitos e práticas mais fundamentais e essenciais à realização de um estágio de ensino real em nível de graduação.

 

Página específica desta disciplina:   Na página principal entre em "Saiba mais" --> "Discentes" --> "Estágio Didático"

 

                                                                ou simplesmente clique aqui: http://bit.do/EstagioDidaticoNeuro
 


 

NCP 00023 ESTÁGIO DIDÁTICO EM NEUROCIÊNCIAS 2

 

Responsável: Profa. Dra. Denise Maria Zancan

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: O estágio didático será realizado em duas das seguintes áreas das Neurociências: Biofísica do sistema nervoso, Neuroquímica, Neuroanatomia, Neurofisiologia, Neurohistologia, Neurologia, Comportamento, Neurofarmacologia.




NCP 00024 TRANSTORNOS RELACIONADOS COM O ESTRESSE

  

Responsáveis: Profa. Dra. Carla Dalmaz, Profa. Dra. Patrícia Pelufo Silveira e Prof. Dr. Aldo Bolten Lucion

 

Carga horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Neurobiologia do estresse. O estresse crônico. Alterações neuropatológicas e neuroquímicas causadas pelo estresse crônico. Estresse crônico e comportamento. Efeitos fisiológicos e comportamentais da estimulação neonatal. Doenças relacionadas ao estresse.


  

NCP 00025 - BASES CELULARES DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO

 

Responsável: Prof. Dr. Alberto Antonio Rasia Filho

 

Carga Horária: 30h

 

Créditos: 2 (dois)

 

Ementa: A presente disciplina busca, por meio de aulas expositivas, seminários e aulas práticas, aprofundar o conhecimento sobre as bases celulares de funcionamento do sistema nervoso de mamíferos, descrevendo a estrutura, a organização e a função integrada dos componentes do neurônio: dendritos (e espinhos dendríticos), corpo celular e axônio.


 

NCP00027 - NEUROBIOLOGIA DAS DROGAS DE ABUSO   (aguardando ementa/cronograma atual)

 

Responsável: Profa. Dra. Mirna Bainy Leal

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Histórico e classificação das substâncias psicoativas passíveis de abuso; conceitos, bases neuronais e subtratos neuroquímicos associados a abuso, dependência, tolerância, síndrome de abstinência; aspectos químicos, comportamentais, farmacológicos e toxicológicos das principais drogas de abuso; depressores da atividade do sistema nervoso central (álcool, solventes, opióides, benzodiazepínicos); estimulantes do sistema nervoso central (nicotina, cocaína e anfetamina; e pertubadores da atividade do sistema nervoso central (maconha, ecstasy, LSD, Ayahuasca, mescalina, psilocibina).



NCP 00028TRANSDUÇÃO DE SINAL, PLASTICIDADE SINÁPTICA E PROCESSAMENTO CORTICAL

  

Responsável: Prof. Tadeu Mello e Souza

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Esta disciplina busca apresentar e relacionar os seguintes temas:  redes neurais; transdução de sinal; plasticidade sináptica e sua importância em memória e ontogenia do SNC; princípios de processamento cortical; propriedades em larga escala do cérebro (ex.: consciência).



NCP 00029NEUROBIOLOGIA DOS INVERTEBRADOS

 

Responsável: Profa. Dra. Denise Maria Zancan

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Origem do sistema nervoso. Tendências evolutivas da estrutura do sistema nervoso de invertebrados. Morfologia do sistema nervoso de representantes dos grandes filos de invertebrados (destacados pela maior distribuição, maior número de espécies ou interesse evolutivo ou experimental). Sistema especializado de sinalização nos organismos unicelulares. Sistemas sensoriais. Controle dos reflexos e plasticidade dos circuitos neurais periféricos. Locomoção. Controle dos circuitos alimentares. Mecanismos de defesa. Aprendizagem.



NCP 00031
- SINALIZAÇÃO NEUROGLIAL

  

Responsável: Profa. Dra. Carmem Juracy Silveira Gottfried

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: As células gliais influenciam ativamente a atividade encefálica, orquestrando função sináptica, barreiras, mecanismos de defesa e sistemas de reparo neural diante de injúrias. Esta disciplina irá abordar: 1. Aspectos relacionados com morfologia glial central e periférica; 2. Funções básicas e sinalizações associadas com barreiras encefálicas, trazendo uma abordagem sobre estratégias inovadoras para o acesso de drogas na terapia de tumores neurais; 3. A intensa sinalização entre astrócitos, microglia, oligodendrócitos e neurônios.



NCP 00034 - MODELOS ANIMAIS PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO 

  

Responsável: Profa. Dra. Lenir Orlandi Pereira Silva

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Critérios para a validação dos modelos animais. Objetivos, aplicações e limitações do uso de modelos animais para o estudo do comportamento. Modelos utilizados para o estudo do comportamento cognitivo. Modelos utilizados para o estudo do comportamento motor. Modelos utilizados para o estudo da ansiedade/ agressividade.



NCP 00035 - FUNDAMENTOS DA ATIVIDADE DO SISTEMA NERVOSO

 

Responsável:  Prof. Dr. Lucas de Oliveira Alvarez

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Conceitos básicos. Bioeletrogênese, transmissão sináptica, receptores e mensageiros intracelulares. Metabolismo neural. Desenvolvimento do sistema nervoso. Visão geral em funções motoras e sensoriais. Introdução a funções superiores.



NCP 00036 - BIOESTATÍSTICA

 

Responsável:

 

Carga Horária: 60 h

 

Créditos: 04 (quatro)

 

Ementa: Variáveis estatísticas qualitativas e quantitativas. População estatística, amostra, parâmetro e estatísticas. Variáveis quantitativas, gráficos, medidas de tendência central, medidas de variabilidade, distribuição normal, distribuição amostral da média, erro padrão, regiões de significância,  teste de hipótese, erro tipo I e II, nível crítico amostral, comparações entre amostras (teste t, ANOVA), regressão, contrastes ortogonais e comparações múltiplas, medidas repetidas, testes não-paramétricos, cálculo de tamanho de amostra, correlação linear simples.



NCP 00037 - REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

 

Responsável: Profa. Dra. Rosane Gomez

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Estrutura dos artigos. Título. Palavras chaves. Resumo. Objetivos. Material e Método. Resultados. Discussão. Conclusão. Agradecimentos. Bibliografia. Material suplementar. Pesquisa original e inovadora. Conclusões estatisticamente sólidas e justificadas.  Critérios para escolha da revista. Carta para editor. Resposta a referees.



NCP00039
- ESTUDOS TRANSLACIONAIS EM NEUROCIÊNCIAS

  

Responsáveis: Profa. Dra. Patricia Pelufo Silveira e Profa. Dra. Gisele Gus Manfro 

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Definição e caracterização de aspectos translacionais* de pesquisa em Neurociências. Estudos clínicos. Estudos Epidemiológicos. Estudos experimentais. Anátomo-fisiologia de estruturas envolvidas no controle do comportamento e fundamento das técnicas para medida do comportamento. Aspectos práticos de manipulação de amostras biológicas e descrição de técnicas moleculares de análise.

 




NCP00040 - CONSCIÊNCIA

  

Responsável:  Prof. Dr. Tadeu Mello e Souza

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Abordamos a consciência sob a perspectiva das neurociências, observando os seguintes temas:aspectos históricos e filosóficos; estados da consciência e suas alterações; substratos neurais ( percepção e ação); casos clínicos interessantes e reveladores; estruturas relacionadas com o "EU"; relação comatenção, memória declarativa e linguagem; consciência extra- humana.



NCP00041- TÓPICOS AVANÇADOS EM APRENDIZAGEM E MEMÓRIA

  

Responsável:  Prof. Dr. Lucas de Oliveira Alvarez

 

Carga Horária: 60 h

 

Créditos: 04 (quatro)

 

Ementa: Conceitos básicos, E aspectos históricos, consolidação sináptica, consolidação sistêmica, reconsolidação, extiinção, AMPA trafficking, epigenética, sono e memória, LTP, patologias associadas com processos mnemônicos.
 
 



NCP00042
- BASES FARMACOLÓGICAS DAS DOENÇAS NEUROGENERATIVAS

  

Responsável: Profa. Dra. Patrícia Pereira

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Estudo das bases farmacológicas da neuroproteção baseado nos mecanismos de morte neuronal, agregação protéica, excitotoxicidade, estresse oxidativo e apoptose.



NCP00043 - ESTUDOS PREPARATÓRIOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO

  

Responsável:  Prof. Dr. Lucas de Oliveira Alvarez

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Preparação para Apresentação de dados científicos em Modalidade Oral e Pôster em Congressos Internacionais. Treinar habilidades de discussão de dados científicos em língua inglesa. Estimular os alunos para realizarem colaborações com laboratórios estrangeiros através de visitas técnicas e mestrado/doutorado sanduíche.



NCP 00044 - ELETROFISIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL: FUNÇÃO NEURONAL, SINAPSES

  

Responsável: Profa. Dra. Maria Elisa Calcagnotto

 

Carga Horária: 30h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Módulo I: Fisiologia normal dos neurônios. Serão abordados temas relacionados com a função neuronal, incluindo o funcionamento dos canais iônicos, a geração de potencial de ação, transmissão sináptica, neurotransmissores, neuromoduladores e plasticidade sináptica. Além disso, serão discutidas várias técnicas de eletrofisiologia no SNC, tais como, patch-clamp, registros intracelulares, registros de potencial de campo, EEG, entre outros. Modulo II: Epilepsia. Serão revisados conceitos e classificações de crises epilépticas e epilepsia, modelos animais usados e aplicação das técnicas eletrofisiológicas nas investigações de epilepsia.



NCP00045 - INTRODUÇÃO À NEUROCIÊNCIA COMPUTACIONAL I

  

Responsável: Prof. Dr. Marco Aurélio Pires Idiart

 

Carga Horária: 30 h

 

Créditos: 02 (dois)

 

Ementa: Redes neuronais artificiais. Aprendizado. Atratores. Modelos matemáticos de redes neuronais biologicamente realistas.  Analise de trabalhos selecionados da literatura.

 


 

  

(*) Embora este anglicismo tenha seu uso consagrado no Brasil, a tradução correta seria "Traducionais", mantendo a acepção originalmente formulada pelo NIH/EUA, que se refere a uma "tradução" (e não meramente ao "deslocamento") entre diferentes domínios da ciência: tais estudos operam na interface entre os estudos de bancada (ciência básica) e os do leito (ciência aplicada), facilitando a "tradução" (translation) de conceitos e procedimentos entre uns e outros. - Nota de Jorge Quillfeldt (dúvidas,  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " href="mailto: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank">escreva para este linke).


Atualizada em 07ago2017 JAQ

[V. anteriores: 17-20fev2017 AAF09 ago2016 JAQ, 24abr2015 JAQ, 01abr2013 JAQ, 02out2012 JAQ; 22set2009 TMS]

 

Programa de Pós-Graduação em Neurociências

neurociencias.ufrgs.br  - 
Rua Sarmento Leite, 500, Sala 209 (antiga sala 107), Prédio 12.101
Campus Centro - CEP 90.046-900 - Porto Alegre, RS - Veja o Mapa
Fone/Fax (51) 3308-3092