Linhas de Pesquisa

Biomateriais e Técnicas Terapêuticas em Odontologia

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar materiais e abordagens terapêuticas utilizadas em odontologia, com vistas ao desenvolvimento de propostas de abordagens clínicas que tenham sustentação na literatura, envolvendo propriedades químicas, físicas e biológicas dos materiais, assim como avaliação de procedimentos utilizados na prática odontológica. Nessa linha de pesquisa, recursos de pesquisa laboratorial e clínica são avaliados individual e coletivamente.

Câncer Bucal

Esta linha de pesquisa baseia-se no fato de que o câncer bucal é de significativa incidência, não tendo modificada nos últimos 20 anos a sobrevida (em torno de 50 %), sendo necessário seu estudo sob aspectos epidemiológicos, etiopatogênicos, manifestações clínicas, comportamentos a ele associados, procurando estabelecer estratégias preventivas, de determinação de risco, de diagnóstico precoce, envolvendo pacientes individualmente assim como as populações.

Diagnóstico de Afecções Buco-Faciais

A presente linha de pesquisa tem por objetivo pesquisar instrumentos e o processo de diagnóstico das diferentes afecções que acometem o sistema estomatognático, assim como de medidas terapêuticas para as mesmas. Incluem-se projetos de natureza clínicolaboratorial, para pacientes individuais e coletividade. Existe ênfase em tumores odontogênicos nesta linha de pesquisa uma vez que este tema estava contemplado com linha própria anteriormente.

Epidemiologia, Etiopatogenia e Repercussão das Doenças da Cavidade Bucal e Estruturas Anexas

A presente linha de pesquisa tem por objetivo, a partir de recursos epidemiológicos estudar a distribuição das doenças bucais e sua repercussão nas populações, assim como os fatores a ela associados. Assim, fatores de risco podem ser determinados, contribuindo para que estratégias preventivas e de abordagem clínica sejam determinadas. Também visa estudar aspectos que envolvam a causa dos problemas relacionados à odontologia, utilizando-se de recursos metodológicos em seres humanos, animais e em laboratório.