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FUNCIONAMENTO E ORIENTAÇÕES DO PPGPSI NO PERÍODO DE QUARENTENA


Vivemos tempos muito difíceis para todos e todas, e há uma preocupação muito grande com as mais de 50 mil pessoas que compõe a comunidade da UFRGS. Pensando nisso, o PPGPSI elaborou este informe com perguntas e respostas para algumas dúvidas frequentes de nossos alunos, alunas e de nossa comunidade em geral.

Este informe foi livremente adaptado a partir de um material produzido pela equipe do IFCH/UFRGS, a quem registramos nossos agradecimentos.

 

NAVEGUE POR ESTE ÍNDICE:

Processos Seletivos

Atendimento, solicitações administrativas e Comitê de Ética

- Bancas de defesa e qualificação

- Eventos institucionais

- Retorno das atividades letivas

- Realização de atividades remotas e EAD

- Alunos especiais

 

Processo Seletivos

Os editais para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado em 2022 possuem previsão de publicação para agosto/2021.
 

 

Atendimento e solicitações administrativa:

1.Como estão sendo feitos os encaminhamentos administrativos (aproveitamento de créditos, homologações, solicitações de atestados e históricos, pedidos de co-orientação, etc.)?

A secretaria do PPGPSI está trabalhando em regime de home office, e as reuniões da COMPOS estão ocorrendo regularmente, em caráter virtual. Assim, alunos, egressos e outros membros de nossa comunidade que precisem encaminhar solicitações de caráter administrativo poderão fazê-lo por e-mail, através de mensagem para o endereço ppgpsi@ufrgs.br.

 

2.Como fica a questão da aprovação do meu projeto de pesquisa no Comitê de Ética?

O Comitê de Ética (CEP) do Instituto de Psicologia mantém suas atividades de forma remota no período de suspensão das aulas na UFRGS. A agenda de reuniões divulgada no site está mantida. Dúvidas podem ser encaminhadas para cep-psico@ufrgs.br.

 

Bancas:

3.Como ficam as bancas de defesa e qualificação?

O PPGPSI, assim como diversos PPGs da UFRGS, adota o uso de ferramentas de videoconferência para realização de suas bancas. Atualmente, o PPGPSI dispõe de uma sala oficial na Plataforma MConf (Bancas PPGPSI) e diversas bancas já foram realizadas online. Assim, alunos que desejarem realizar suas bancas nesse formato poderão fazer o agendamento normalmente, encaminhamento o formulário de agendamento para aprovação da COMPOS.

 

Eventos Institucionais:

4.Os eventos Institucionais do PPGPSI serão mantidos (Interlocuções Metodológicas e Temas em Debate)?

O cronograma dos eventos institucionais do PPG foi afetado, assim como todas as atividades acadêmicas. Em relação ao evento Interlocuções Metodológicas, os professores responsáveis pela disciplina Metodologia de Pesquisa II e a turma do mestrado vêm mantendo conversas que apontam no sentido de uma mudança no caráter e no formato do evento este ano. A intenção é trabalhar para construir soluções coletivas, com a participação de professores e alunos. Ainda não há previsão de data para a realização do evento.

 

Retorno das atividades acadêmicas:

5.Quando iremos retornar às atividades de ensino presenciais?

As atividades presenciais de ensino serão as últimas a retornar em Porto Alegre, como também no resto do mundo. Não existe previsão para retomada das aulas presenciais no momento.

Atualização:

O PPGPSI aprovou, em reuniões realizadas nos dias 17 e 19 de junho com sua comunidade acadêmica, a Resolução 1/2020, que define as orientações para a adoção de atividades na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas disciplinas do Programa. 

 

6.O semestre será cancelado?

O semestre não será cancelado por uma série de comprometimentos orçamentários, burocráticos e de cronograma que a Universidade teria caso isso acontecesse; o mais provável é que o semestre se estenda por mais de 4 meses, para impedir aglomerações mesmo após o fim da suspensão das atividades de ensino.

 

7.O retorno presencial será como antes?

Não. A UFRGS terá que atender uma série de condições como alocação de menos pessoas em cada espaço, fornecimento de EPIs, material de higiene pessoal nos banheiros, álcool gel em todas as dependências, entre outros.

8.Alguém está pensando nesse retorno?

Sim. O Conselho Universitário formou uma comissão para discutir este assunto e está realizando estudos para planejar o retorno e suas condições. No Instituto de Psicologia, foi criado o Comitê para Ações de Enfrentamento ao novo Coronavírus do Instituto de Psicologia - CAECIP, que vem se reunindo sistematicamente para discutir essas questões. Mas não há garantia de que o retorno ocorra como planejado, e talvez tenhamos que recuar, caso a situação se agrave. Por isso, nós, docentes, discentes e técnicos temos que ter paciência e aguardar a situação se regularizar. Enquanto isso, estudar, ler, manter-se saudável física e mentalmente é o melhor que podemos fazer.

 

Realização de atividades remotas e em EAD:

9.Qual a orientação sobre atividades de ensino remotas, Ensino à Distância e outras possibilidades não presenciais?

Há uma portaria do MEC (343, 17/03/2020) que permite a transformação de disciplinas presenciais em remotas, e que foi prorrogada (395, 15/04/2020). A portaria autoriza "em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação; Será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas, a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações durante o período da autorização”.

ATUALIZADO 1:  a Portaria 544/2020 do MEC autorizou a adoção de atividades de ensino remoto no ensino superior até 31 de dezembro de 2020, prorrogável.

ATUALIZADO 2: O PPGPSI aprovou, em reuniões realizadas nos dias 17 e 19 de junho com sua comunidade acadêmica, a Resolução 1/2020, que define as orientações para a adoção de atividades na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas disciplinas do Programa. 

 

10.Qual é a posição do PPGPSI a respeito das atividades de ensino remotas ou à distância?

O Conselho do PPGPSI se manifestou, inicialmente, como contrário à transformação das atividades presenciais em atividades remotas por entender que os docentes não têm treinamento adequado para essa finalidade e a qualidade do ensino poderia ser prejudicada, e também porque não sabemos quais são as condições tecnológicas de nossos alunos e alunas e quais as condições do seu isolamento, ou seja, se todos e todas teriam condições pessoais de acompanhar essas atividades. Além disso, sabemos que nosso corpo discente tem como particularidade o fato de muitos de nossos alunos estarem na linha de frente no enfrentamento à pandemia, como trabalhadores dos diversos serviços de saúde nos quais nos inserimos.

Desta forma, a COMPOS, em reunião realizada no dia 06 de maio, decidiu pela criação de dois questionários online, com o objetivo de fazer um levantamento a respeito das condições de acesso a Internet e equipamentos de informática de nossos alunos e professores, disponibilidade para participar de atividades remotas ou EAD, bem como identificar quais atividades os grupos de pesquisa estão mantendo, quais plataformas estão sendo utilizadas, e receber sugestões de nossa comunidade como um todo. As respostas a esses questionários serão levadas para a próxima reunião do Conselho de Pós-Graduação, prevista para ocorrer dia 20 de maio, a de subsidiar nossas decisões sobre o assunto.

ATUALIZADO: O PPGPSI aprovou, em reuniões realizadas nos dias 17 e 19 de junho com sua comunidade acadêmica, a Resolução 1/2020, que define as orientações para a adoção de atividades na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) nas disciplinas do Programa. 

 

Alunos especiais:

11.Quando será a próxima seleção para alunos especiais?

A próxima seleção para alunos especiais deve ocorrer em julho de 2021.

ATUALIZADO: Conforme Resolução 1/2020, os alunos especiais matriculados em disciplinas eletivas do PPGPSI que não puderem acompanhar as atividades de ensino remotas, ou cujas disciplinas forem canceladas, terão facultada a escolha de: a) solicitar a restituição do valor pago a título de inscrição; ou b) realizar inscrição em disciplina eletiva oferecida pelo Programa em semestre vindouro, sendo dispensados do pagamento de nova inscrição.

 

 

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E-mail: ppgpsi@ufrgs.br

 

 

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