Capes
Capes

Destaques

CONCURSO THREE MINUTE THESIS (3MT)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPG Psicologia UFRGS) comunica aos membros deste Programa a abertura do concurso Three Minute Thesis (3MT®). Essa competição, criada em 2008 pela Universidade de Queensland, Austrália, consiste em apresentar a tese por no máximo três minutos, falando de forma simples, para um público diversificado. Atualmente, o 3MT® percorre mais de 600 universidades no mundo.

1 - REGULAMENTO
O regulamento do concurso 3MT®, marca autorizada para uso ao PPG Psicologia UFRGS pela Universidade de Queensland, encontra-se no site do certame, no endereço https://threeminutethesis.uq.edu.au/resources/competition-rules. As regras são reproduzidas a seguir:
Rules
• A single static PowerPoint slide is permitted. No slide transitions, animations or 'movement' of any description are allowed. The slide is to be presented from the beginning of the oration.
• No additional electronic media (e.g. sound and video files) are permitted.
• No additional props (e.g. costumes, musical instruments, laboratory equipment) are permitted.
• Presentations are limited to 3 minutes maximum and competitors exceeding 3 minutes are disqualified.
• Presentations are to be spoken word (e.g. no poems, raps or songs).
• Presentations are to commence from the stage.
• Presentations are considered to have commenced when a presenter starts their presentation through either movement or speech.
• The decision of the adjudicating panel is final.
Nesta edição promovida pelo PPG Psicologia UFRGS, poderão ser apresentados projetos de tese ou teses em andamento, sendo as apresentações realizadas em português.


2 – ELEGIBILIDADE
Podem inscrever-se no concurso 3MT® doutorandos do PPG Psicologia UFRGS que tenham qualificado seus projetos de tese ou apresentado seus projetos de tese na Jornada de Pré-Qualificação do Programa.

3 - INSCRIÇÕES
As inscrições no 3MT® serão realizadas enviando e-mail para boletimppgpsico@ufrgs.br, comunicando a intenção de participar do concurso, até o dia 19/10/2018, às 18h.

4 – PROCEDIMENTOS
4.1. Os competidores deverão comparecer na sala 201 do Instituto de Psicologia (Rua Ramiro Barcelos, 2600) no dia 22/10/2018, às 9h (a data pode ser modificada caso os concorrentes não possam comparecer nesse dia);
4.2. Na data e hora determinados para o início do concurso, a ordem das apresentações será sorteada e, na sequência informada, os candidatos comunicarão suas teses a uma plateia, sendo filmados nesse processo;
4.3. Quando os vídeos das apresentações tiverem sua edição finalizada pela CISADE/UFRGS, esses serão disponibilizados no canal do Youtube do PPG Psicologia UFRGS, divulgados na página do Programa no Facebook e poderão ser publicados também pelos próprios concorrentes e por quaisquer outras pessoas em todas as mídias;
4.4. Os vídeos veiculados nas mídias poderão receber "likes" do público nas suas respectivas páginas no Youtube;
4.5. Os três primeiros colocados na categorias júri popular e o primeiro colocado na categoria júri especializado (categorias descritas no item 5), deverão comunicar suas teses para uma audiência composta por membros do PPG Psicologia UFRGS no dia 27 de novembro de 2018, em horário e sala a serem definidos, na Jornada de Pré-qualificação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, no Hotel Embaixador (R. Jerônimo Coelho, 354 - Centro Histórico).

5 - JULGAMENTO
O julgamento das apresentações será realizado em duas categorias: júri popular e júri especializado. Na categoria júri popular, serão contados os “likes” dados pelo público nas páginas dos vídeos dos candidatos no Youtube (no canal do Youtube do PPG Psicologia). Os vídeos que receberem o maior número de “likes” na sua página no Youtube, até às 23h59 do dia 22 de novembro de 2018, serão definidos, em ordem descrescente de “likes”, como primeiro, segundo e terceiro lugares nessa categoria. 
Na categoria júri especializado, uma comissão de docente(s), pós-doutorando(s) e aluno(s) do PPG Psicologia UFRGS selecionará a apresentação vencedora com base nos critérios do 3MT® (https://threeminutethesis.uq.edu.au/resources/judging-criteria), reproduzidos a seguir:
Comprehension and content
• Did the presentation provide an understanding of the background and significance to the research question being addressed, while explaining terminology and avoiding jargon?
• Did the presentation clearly describe the impact and/or results of the research, including conclusions and outcomes?
• Did the presentation follow a clear and logical sequence?
• Was the thesis topic, research significance, results/impact and outcomes communicated in language appropriate to a non-specialist audience?
• Did the presenter spend adequate time on each element of their presentation - or did they elaborate for too long on one aspect or was the presentation rushed?
Engagement and communication
• Did the oration make the audience want to know more?
• Was the presenter careful not to trivialise or generalise their research?
• Did the presenter convey enthusiasm for their research?
• Did the presenter capture and maintain their audience's attention?
• Did the speaker have sufficient stage presence, eye contact and vocal range; maintain a steady pace, and have a confident stance?
• Did the PowerPoint slide enhance the presentation - was it clear, legible, and concise?

6 - PRÊMIO
6.1. O vencedor do concurso 3MT® em cada categoria receberá do PPG Psicologia UFRGS um auxílio para congresso ou outra despesa de custeio relacionada ao doutorado, até o valor máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais) cada.
6. 2. Caso o vencedor seja o mesmo em ambas as categorias, fará jus ao acúmulo da premiação.
6.3. Os auxílios serão disponibilizados conforme as normas da CAPES e da UFRGS para concessão de auxílios a alunos e custeio, sendo responsabilidade do aluno contemplado informar-se junto ao PPG como fazer uso adequado dos recursos e realizar a prestação de contas.
6.4. O uso dos recursos deve ser feito durante o período de vínculo do aluno com o PPG, até o prazo máximo de dezembro de 2019.
6.5. No caso de auxílio para participação em congressos, o aluno não poderá receber auxílio de Edital de fomento à pesquisa da PROPESQ/UFRGS para o mesmo evento.

7 - CALENDÁRIO DO CONCURSO
O calendário do concurso 3MT® será o seguinte: 
7.1. Divulgação do edital – 12 de outubro de 2018;
7.2. Inscrições – de 12 a 19 de outubro de 2018, às 18h; 
7.3. Resultado do júri popular – 23 de novembro de 2018;
7.4. Resultado do júri especializado – 27 de novembro de 2018.

8 - RESULTADO
8.1. O vencedor, segundo e terceiro lugares na categoria júri popular serão divulgados no dia 23 de novembro de 2018;
8.2. O vencedor na categoria júri especializado será comunicado no dia 27 de novembro de 2018, após as apresentações ao vivo do primeiro, segundo e terceiro colocados no júri popular.

9 – DISPOSIÇÕES GERAIS
 9.1. Ao inscrever-se para o concurso, o candidato manifesta concordância com todas as regras que constam neste edital, inclusive com as filmagens que serão realizadas e a disponibilização dos vídeos com sua apresentação através das mídias sociais.
 9.2. Situações excepcionais e casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do PPG.

Porto Alegre, 12 de outubro de 2018.

___________________________________________________________________________________

Bolsa de Pós-Doutorado PNPD/CAPES  /  Postdoctoral Fellowship PNPD/CAPES



O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS comunica a abertura do processo seletivo simplificado para concessão de uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do Programa PNPD/CAPES. As inscrições estarão abertas no período de 19 de setembro a 20 de outubro de 2018.

O edital está disponível no link: 
ttp://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/arquivos/Edital_Selecao_PNPD_2018_Portugues.pdf



The Graduate Program in Psychology (PPGPSICO) of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) makes public the opening of registrations for the simplified selective process of postdoctoral fellowship under the PNPD Program / CAPES (in accordance with CAPES Order no. 86/2013), in order to fill a vacancy for one (1) 60-month scholarship in PPGPSICO. Candidates of all nationalities are welcome to apply. 

See: http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/arquivos/Edital_Selecao_PNPD_2018_English.pdf

 

___________________________________________________________________________________ 

 

Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado no NUDIF/UFRGS


O Núcleo de Infância e Família da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUDIF/UFRGS) seleciona bolsista de pós-doutorado para participar do projeto de pesquisa “Impacto de um programa de acompanhamento para educadoras de berçário visando a promoção da qualidade das interações educadora-bebê”. Este projeto foi contemplado no Programa de Bolsas de Fixação de Doutores – DOCFIX – Edital FAPERGS/CAPES 04/2018).

 

Requisitos para o candidato à bolsa DOCFIX:

a) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, 5 (cinco) anos;

b) Não ser beneficiário de outra bolsa de qualquer natureza;

c) Não possuir vínculo empregatício de qualquer natureza, com exceção de professor substituto;

d) Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;

e) Ser residente e domiciliado no Rio Grande do Sul durante a vigência da bolsa.

 

Importante experiência com pesquisa envolvendo bebês e educadoras de creche, e doutorado na área de Educação Infantil.

 

Valor da bolsa: R$ 4.100,00 mensais

 

Candidatos devem enviar currículo Lattes e carta de interesse, até 10 de setembro de 2018, para o e-mail aceduc.ufrgs@gmail.com (certifique-se que os documentos foram recebidos)

 

__________________________________________________________________________


Seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado com ingresso em 2019




O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS comunica a abertura do processo seletivo para os cursos de Mestrado e Doutorado em Psicologia, com ingresso previsto em março de 2019. As inscrições estarão abertas no período de 24 de setembro a 9 de outubro de 2018. Os editais estão disponíveis neste link.


___________________________________________________________________________________ 


Fellow da IAAP

Parabenizamos a Profa. Dra. Silvia Koller (CEP-Rua/UFRGS) pelo recebimento do certificado de Fellow da International Association of Applied Psychology (IAAP), ocorrido neste último dia 30, na cerimônia de encerramento do 29th International Congress of Applied Psychology (ICAP), no Palais des Congrès de Montréal (Centro de Convenções de Montreal), Montreal, Canadá.
O título de Fellow da IAAP é o mais alto nível de reconhecimento concedido pela associação aos seus membros, conferido aos psicólogos que se distinguem por terem contribuído substancialmente para a psicologia aplicada.

 


 


Novas métricas da revista Psicologia: Reflexão e Crítica

Temos o prazer de anunciar que o novo Journal Impact Factor da revista Psicologia: Reflexão e Critica é 0,500 e o JIF de 5 anos é 0,501! 45% de aumento em relação ao ano passado (Clarivate Analytics, 2018)! Em 2017, os downloads de texto completo na revista (web e SpringerLink) chegaram a 42.701. Dados recentes fornecidos pelo Google Analytics (junho de 2018) indicam um aumento de 35% nas visitas ao site principal (https://prc.springeropen.com/) de 2016 a 2017.
As métricas de acordo com o Scopus foram: SNIP 0,559; CiteScore2017 0,68 e SJR 0,26.

A revista agradece a todos os seus editores, editores associados, corpo editorial, autores e leitores e a Publisher Springer Nature.

Siga a Psicologia: Reflexão e Crítica no Twitter (@PsychResReview) e acompanhe suas informações também na web (https://prc.springeropen.com/)!

 

  


PPG Psicologia UFRGS recebe mais uma vez conceito 7 CAPES

É com satisfação que comunicamos a todos que o PPG em Psicologia da UFRGS recebeu mais uma vez o conceito 7 (máximo) na Avaliação Quadrienal (2013-2016) dos programas de Pós-Graduação pela CAPES. Parabenizamos a todos, professores, alunos e secretaria do PPG, por esta conquista!

___________________________________________________________________________________

Profa. Dra. Silvia Koller recebe prêmio

O PPG Psicologia UFRGS parabeniza a Profa. Dra. Silvia Koller (CEP-Rua) por ser a vencedora do Prêmio Rubén Ardila de Investigação Científica em Psicologia 2017! O prêmio, concedido pela Fundação para o Avanço da Psicologia, sediada em Bogotá, Colômbia, reconhece trabalhos científicos de ponta em Psicologia.

 

 

_________________________________________________________________________________

CALL FOR PAPERS - Psicologia: Reflexão e Crítica

A revista Psicologia: Reflexão e Crítica | Psychology: Research and Review abre chamada de artigos para uma nova série temática sobre intervenções empiricamente sustentadas em psicologia. A série será editada pelo Prof. Dr. Eduardo Remor, em colaboração com os editores convidados Prof. Dr. Rik Crutzen (Universidade de Maastricht) e Profa. Dra. Andrea Horn (Universidade de Zurique).
A prática empiricamente sustentada tornou-se uma questão central na psicologia moderna. A finalidade dessa série é promover uma prática psicológica eficaz aplicando princípios empiricamente sustentados da avaliação psicológica, da formulação de caso, da relação terapêutica e de intervenções. A série apresentará as principais pesquisas e práticas que contribuem para o entendimento dos avanços empiricamente sustentados na prática psicológica.
Nesse sentido, serão aceitos estudos que têm como objetivo identificar relações causais entre intervenções e resultados. Tópicos incluem (mas não estão limitados a):
- Descrição de intervenções empiricamente baseadas em psicologia clínica, psicologia educacional, psicologia da saúde, neuropsicologia e medicina comportamental;
- Desenho, condução e relato de estudos piloto e de viabilidade nesses campos.
Essa série temática será parcialmente patrocinada pela concessão MCTI / CNPq N24 / 2015 (442852 / 2015-0). Os manuscritos aceitos estarão livres de taxa de processamento de artigo.
Acesse o link: http://www.springeropen.com/collections/esip

» Pós Graduação

Programa

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivos gerais:

1) Formar egressos altamente qualificados para o exercício profissional e acadêmico em nível de excelência;

2) Oferecer formação para a carreira científica abrangente, estimulando a transferência das habilidades adquiridas para outras áreas de atuação profissional e pessoal;

3) Estimular o desenvolvimento profissional e acadêmico através da participação em redes de colaboração científica nacionais e internacionais;

4) Promover a produção e a difusão do conhecimento científico e de tecnologias;

5) Oferecer um ambiente acadêmico estimulante e de vanguarda, pautado pela diversidade epistemológica, teórica e metodológica; e

6) Oportunizar a prática em ensino, pesquisa, extensão, orientação e produção científica.

A concepção pedagógica do Programa orienta-se para o incremento das competências e habilidades necessárias à formação do pesquisador autônomo e do professor criativo, em sintonia com as necessidades contemporâneas de uma ciência e prática psicológica baseada em evidências, e da renovação do ensino e dos modos de interação com os estudantes.

 

Linhas de Pesquisa

Avaliação e Medidas em Psicologia

Esta linha envolve projetos que visam a desenvolver ou adaptar instrumentos de avaliação em psicologia e áreas correlatas. As pesquisas têm por objetivo também produzir evidências de validade e fidedignidade, além de normas nacionais e regionais. Os instrumentos oriundos dos projetos dessa linha subsidiam diversos projetos de outras linhas do Programa.

 

Desenvolvimento Humano

 Essa linha de pesquisa contempla estudos em psicologia do desenvolvimento com abordagem evolutiva mediante investigação dos processos envolvidos nas mudanças e estabilidades (cognitivas, emocionais, sociais, comportamentais) ao longo do tempo no fenômeno de interesse. Inclui pesquisas que possibilitam mostrar se as diferenças previstas são encontradas em amostras que incluem as idades relevantes para o tema estudado. Abrange distintos contextos (família, escola, casal, clínica, trabalho, universidade), aspectos culturais, vulnerabilidades sociais e métodos de avaliação e de intervenção, do período pré-natal até a velhice, bem como aspectos desenvolvimentais envolvidos em transtornos psiquiátricos, neurológicos e condições de saúde física. Também investiga as influências educativas (família, escola, universidade) sobre o sujeito em desenvolvimento.

 

Saúde, Prevenção e Intervenção

Essa linha de pesquisa reúne investigações de abordagem psicológica voltada a processos de prevenção, promoção e recuperação de saúde, em distintos contextos. São tratados temas como bem-estar, qualidade de vida, adaptação/ajustamento psicológico, percepção de saúde, adesão a tratamentos, e o estudo de sintomas, preparação para e efeitos de intervenções médicas/cirúrgicas e indicadores de vulnerabilidades associadas à saúde. A linha busca congregar contribuições psicológicas, sociais e físicas para a saúde e o bem-estar das pessoas, incluindo a criação de o desenvolvimento de modalidades psicoterapêuticas de tratamento, intervenções e psicoeducação.

 

Neurociência Cognitiva e Comportamental

Esta linha abrange projetos de investigação de sistemas neurocognitivos e neurocomportamentais correlatos a processos psicológicos básicos de sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, tomada de decisão, emoção e consciência. As bases teóricas e empíricas incluem neurociência cognitiva e comportamental, psicofisiologia, neuropsicologia cognitiva e fenomenologia experimental. As abordagens metodológicas dos projetos privilegiam manipulações experimentais em tarefas cognitivas e comportamentais e avaliações neuropsicológicas. Os estudos com humanos incluem tanto participantes saudáveis quanto portadores de transtornos psiquiátricos e neurológicos. Modelos animais são testados em protocolos comportamentais e neuropsicofarmacológicos. Utilizam-se dados de psicofisiologia, eletroencefalografia e neuroimagem, em combinação com instrumentos psicológicos, incluídas medidas de primeira e terceira pessoa. São realizados ainda ensaios clínicos para desenvolvimento e avaliação de protocolos prevenção, terapêutica e reabilitação em saúde, em geral com conteúdo de inovação em tecnologias da informa

 

Mestrado
Início: 1988

Dissertações defendidas: 434

 

Doutorado
Início: 1995

Teses defendidas: 214
 

 

Convênios Internacionais

O nosso Programa valoriza a efetivação de convênios e intercâmbios institucionais em nível nacional ou internacional. Várias dessas colaborações já geraram publicações conjuntas, conforme podem ser verificadas no item Produção Científicas. Abaixo serão apresentadas todas essas atividades que vem sendo realizadas.

 

CONVÊNIOS OU PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAIS

1. NORTH-WEST UNIVERSITY (África do Sul). Acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural. Coordenadores: Profa. Silvia Helena Koller (UFRGS) e Prof. Michael Temane (NWU).

2. UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA AT GREENSBORO (EstadosUnidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes, professores e funcionários, bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Lia Freitas (UFRGS) e Prof. Jonathan Tudge (UNC).

3. UNIVERSIDADE DE ILLINOIS (Estados Unidos). Convênio para condução de pesquisas e intercâmbios de alunos. Coordenadores: Profa. Silvia Koller (UFRGS) e Profa. Marcela Raffaelli (UIUC).

4. UNIVERSITAT DE GIRONA (UdG- Espanha). Convênio que visa a consolidar as relações entre o Instituto de Pesquisa sobre os Direitos da Criança (UdG) liderado pelo prof. Ferrán Casas e o Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC-UFRGS), liderado pelo Prof. Jorge Castellá Sarriera.

5. UNIVERSIDAD DE SEVILLA (Espanha). Master en Terapia de Familia y Pareja. Coordenadores: Dr. Miguel Garrido Fernandez (US) e Adriana Wagner (UFRGS). Prevê o intercâmbio de professores.

6. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL) (Portugal). Tem como objetivo a promoção e desenvolvimento do intercâmbio cultural e científico no domínio das ciências sociais, empresariais e tecnológicas. Coordenadores: Profa. Débora DellAglio (UFRGS) e Profa. Maria Manuela Calheiros (ISCTE).

7. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Portugal). Convênio de cooperação internacional. Coordenadores Profa. Jerusa Fumagalli de Salles (UFRGS) e Profa. Ana Monção (UNL).

8. UNIVERSIDAD CATOLICA DE MONTEVIDEO (Uruguai). Edital CAPES-MERCOSUL 003/2011 - Coordenadores: Adriana Wagner (UFRGS) e Maria delLujánTornaría González (UCU). Tem por finalidade o fomento de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores de países do Mercosul.

9. TUFTS UNIVERSITY (Estados Unidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes e professores bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Rosa Maria M. de Almeida (UFRGS) e Prof. Klaus A. Miczek (TU).

10. UNIVERSIDADE DE GRANADA: Edital CAPES-DGU, coordenado pelo PPG Psiquiatria da UFRJ tendo como parceiros o PPG em Ciências Biomédicas da UFF e o PPG Psicologia da UFRGS. O convênio foi renovado em 2015 e prevê estágio de doutorado sanduíche e visitas de professores.

 

_____________________________HORÁRIOS 2018-02

 

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

MANHÃ

Estatística Básica Aplicada à Psicologia II
(Obrigatória)
Prof. Marco
10h - 12h
(Sala 208 IP)
Laboratório de Informática
 

 

Métodos Qualitativos em Psicologia
(Obrigatória)
Prof. Gustavo
09h– 12h
(Sala 203 IP)

 

Seminários Avançados de Estudos Interdiciplinares
(Obrigatória)
Prof. Adolfo e Profa. Jerusa
10h-12h
(Sala 210 IP)

 

Prática e Produção Científica em Psicologia
(Obrigatória – doutorado)
Prof. Cláudio
9h-12h
(Sala 202 IP)

 

 

 

Journal Club
Disciplina Aberta para outros PPGs
Profa. Lisiane
11h – 12h
(Sala 306 IP)

 

 

 

TARDE

Tópicos em Psicologia Contemporânea – Saúde Mental do Estudante
Profa. Ana Cristina
14h – 16h
(Sala 205 IP)

 

Psicometria
(Obrigatória-Alternativa)
Linha de pesquisa
Profs. Marco, Denise, Eduardo, Cristian, Lívia, Cláudia e Clarissa
14h – 17h
(Sala 306 IP)

 

Estatística Avançada
(Obrigatória)
Profs. Cristian e Lívia
13h30 – 17h
(Sala 207 do Anexo I)
Laboratório de Informática

 

Tópicos em Psicologia Contemporânea – Biossinais e Cognição:
Prof. Gustavo
14h – 16h
(Sala 304 do Anexo I Saúde)


Divulgação da Ciência
Disciplina Aberta para outros PPGs
Profa. Lisiane
14h – 15h
(sala 307 IP)


Journal Club II 
Profa. Giana
17h – 18h30
De 16 de agosto a 04 de outubro
(Sala 304 do Anexo I Saúde)
 

 

Escrita Científica I
Profa. Ana Cristina
Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Dias 10 e 17 de agosto
(sala 206)

Prática de Orientação de Projetos de Pesquisa- obrigatória para o doutorado.
Projetos Aplicados em Psicologia- obrigatória para o doutorado.

Agenda

Eventos do mês Outubro/2018
DSTQQSS
- 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 ---
-------
Ver agenda completa
Normas
FacebookTwitter
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo - Cep - 90035003 - Telefone: 3308 5261 ou 3308 5246 Fax: 33085473
E-mail: ppgpsico@ufrgs.br

Layout por KzWeb Development
Programado por msmidia.com