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Destaques


Convite para o lançamento de Psicodiagnóstico, segundo livro da Coleção Avaliação Psicológica. Detalhes da obra aqui.

 

Já está online a edição especial da revista Psicologia: Reflexão e Crítica (PRC). O suplemento aborda políticas de pós-graduação, de desenvolvimeto científico e de relações internacionais, bem como diferenças entre bioética e ética nas ciências humanas e sociais. Confira!

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0102-797220150006&lng=en&nrm=iso

 

 

"Salud Comunitária desde la perspectiva de sus protagonistas: la comunidad", organizado pelo Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera, por Enrique Saforcada (Argentina) e por Jaime Alfaro (Chile), lançado na Argentina dia 20.11.2015

 


 

 

 

 

Jorge

O Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015 no
Salão de Convenções da Fiergs, dia 20/10/2015.
A fala que o Prof. Jorge preparou para o evento pode se conferida aqui.

 

 

 

Prêmio Pesquisador Gaúcho

O PPG Psicologia UFRGS parabeniza o Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera pelo
Prêmio Pesquisador Gaúcho 2015, na categoria Pesquisador Destaque
nas Ciências Humanas e Sociais!

Jorge

 

 

 

 

 

 


 

Informamos que o PPG em Psicologia está funcionando temporariamente no seguinte endereço:

Rua Ramiro Barcelos, 2.777 - Sala 218 - 2º Andar. (Antiga Escola Técnica - Anexo I da Saúde)

» Pós Graduação

Programa

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem como objetivos gerais:

1) Formar egressos altamente qualificados para o exercício profissional e acadêmico em nível de excelência;

2) Oferecer formação para a carreira científica abrangente, estimulando a transferência das habilidades adquiridas para outras áreas de atuação profissional e pessoal;

3) Estimular o desenvolvimento profissional e acadêmico através da participação em redes de colaboração científica nacionais e internacionais;

4) Promover a produção e a difusão do conhecimento científico e de tecnologias;

5) Oferecer um ambiente acadêmico estimulante e de vanguarda, pautado pela diversidade epistemológica, teórica e metodológica; e

6) Oportunizar a prática em ensino, pesquisa, extensão, orientação e produção científica.

A concepção pedagógica do Programa orienta-se para o incremento das competências e habilidades necessárias à formação do pesquisador autônomo e do professor criativo, em sintonia com as necessidades contemporâneas de uma ciência e prática psicológica baseada em evidências, e da renovação do ensino e dos modos de interação com os estudantes.

 

Linhas de Pesquisa

Avaliação e Medidas em Psicologia

Esta linha envolve projetos que visam a desenvolver ou adaptar instrumentos de avaliação em psicologia e áreas correlatas. As pesquisas têm por objetivo também produzir evidências de validade e fidedignidade, além de normas nacionais e regionais. Os instrumentos oriundos dos projetos dessa linha subsidiam diversos projetos de outras linhas do Programa.

 

Desenvolvimento Humano

 Essa linha de pesquisa contempla estudos em psicologia do desenvolvimento com abordagem evolutiva mediante investigação dos processos envolvidos nas mudanças e estabilidades (cognitivas, emocionais, sociais, comportamentais) ao longo do tempo no fenômeno de interesse. Inclui pesquisas que possibilitam mostrar se as diferenças previstas são encontradas em amostras que incluem as idades relevantes para o tema estudado. Abrange distintos contextos (família, escola, casal, clínica, trabalho, universidade), aspectos culturais, vulnerabilidades sociais e métodos de avaliação e de intervenção, do período pré-natal até a velhice, bem como aspectos desenvolvimentais envolvidos em transtornos psiquiátricos, neurológicos e condições de saúde física. Também investiga as influências educativas (família, escola, universidade) sobre o sujeito em desenvolvimento.

 

Saúde, Prevenção e Intervenção

Essa linha de pesquisa reúne investigações de abordagem psicológica voltada a processos de prevenção, promoção e recuperação de saúde, em distintos contextos. São tratados temas como bem-estar, qualidade de vida, adaptação/ajustamento psicológico, percepção de saúde, adesão a tratamentos, e o estudo de sintomas, preparação para e efeitos de intervenções médicas/cirúrgicas e indicadores de vulnerabilidades associadas à saúde. A linha busca congregar contribuições psicológicas, sociais e físicas para a saúde e o bem-estar das pessoas, incluindo a criação de o desenvolvimento de modalidades psicoterapêuticas de tratamento, intervenções e psicoeducação.

 

Neurociência Cognitiva e Comportamental

Esta linha abrange projetos de investigação de sistemas neurocognitivos e neurocomportamentais correlatos a processos psicológicos básicos de sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, tomada de decisão, emoção e consciência. As bases teóricas e empíricas incluem neurociência cognitiva e comportamental, psicofisiologia, neuropsicologia cognitiva e fenomenologia experimental. As abordagens metodológicas dos projetos privilegiam manipulações experimentais em tarefas cognitivas e comportamentais e avaliações neuropsicológicas. Os estudos com humanos incluem tanto participantes saudáveis quanto portadores de transtornos psiquiátricos e neurológicos. Modelos animais são testados em protocolos comportamentais e neuropsicofarmacológicos. Utilizam-se dados de psicofisiologia, eletroencefalografia e neuroimagem, em combinação com instrumentos psicológicos, incluídas medidas de primeira e terceira pessoa. São realizados ainda ensaios clínicos para desenvolvimento e avaliação de protocolos prevenção, terapêutica e reabilitação em saúde, em geral com conteúdo de inovação em tecnologias da informa

 

Mestrado
Início: 1988

Dissertações defendidas: 423

 

Doutorado
Início: 1995

Teses defendidas: 202



Convênios Internacionais

O nosso Programa valoriza a efetivação de convênios e intercâmbios institucionais em nível nacional ou internacional. Várias dessas colaborações já geraram publicações conjuntas, conforme podem ser verificadas no item Produção Científicas. Abaixo serão apresentadas todas essas atividades que vem sendo realizadas.

 

CONVÊNIOS OU PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAIS

1. NORTH-WEST UNIVERSITY (África do Sul). Acordo de cooperação acadêmica, científica e cultural. Coordenadores: Profa. Silvia Helena Koller (UFRGS) e Prof. Michael Temane (NWU).

2. UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA AT GREENSBORO (EstadosUnidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes, professores e funcionários, bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Lia Freitas (UFRGS) e Prof. Jonathan Tudge (UNC).

3. UNIVERSIDADE DE ILLINOIS (Estados Unidos). Convênio para condução de pesquisas e intercâmbios de alunos. Coordenadores: Profa. Silvia Koller (UFRGS) e Profa. Marcela Raffaelli (UIUC).

4. UNIVERSITAT DE GIRONA (UdG- Espanha). Convênio que visa a consolidar as relações entre o Instituto de Pesquisa sobre os Direitos da Criança (UdG) liderado pelo prof. Ferrán Casas e o Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC-UFRGS), liderado pelo Prof. Jorge Castellá Sarriera.

5. UNIVERSIDAD DE SEVILLA (Espanha). Master en Terapia de Familia y Pareja. Coordenadores: Dr. Miguel Garrido Fernandez (US) e Adriana Wagner (UFRGS). Prevê o intercâmbio de professores.

6. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL) (Portugal). Tem como objetivo a promoção e desenvolvimento do intercâmbio cultural e científico no domínio das ciências sociais, empresariais e tecnológicas. Coordenadores: Profa. Débora DellAglio (UFRGS) e Profa. Maria Manuela Calheiros (ISCTE).

7. UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA (Portugal). Convênio de cooperação internacional. Coordenadores Profa. Jerusa Fumagalli de Salles (UFRGS) e Profa. Ana Monção (UNL).

8. UNIVERSIDAD CATOLICA DE MONTEVIDEO (Uruguai). Edital CAPES-MERCOSUL 003/2011 - Coordenadores: Adriana Wagner (UFRGS) e Maria delLujánTornaría González (UCU). Tem por finalidade o fomento de pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, bem como o fomento ao intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores de países do Mercosul.

9. TUFTS UNIVERSITY (Estados Unidos). Acordo para Intercâmbio de estudantes e professores bem como de materiais acadêmicos, e atividades conjuntas de pesquisa. Coordenadores: Profa. Rosa Maria M. de Almeida (UFRGS) e Prof. Klaus A. Miczek (TU).

10. UNIVERSIDADE DE GRANADA: Edital CAPES-DGU, coordenado pelo PPG Psiquiatria da UFRJ tendo como parceiros o PPG em Ciências Biomédicas da UFF e o PPG Psicologia da UFRGS. O convênio foi renovado em 2015 e prevê estágio de doutorado sanduíche e visitas de professores.

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