» Pós Graduação

Edital 2018 - Mestrado

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA O PROCESSO SELETIVO DO
MESTRADO/2018 PPG PSICOLOGIA

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Instituto de Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, de acordo com o Regimento Interno e por deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo seletivo para o curso de Mestrado em Psicologia, com ingresso previsto para março de 2018, que será regido pelas normas descritas e conduzido pela Comissão de Seleção.

I - DAS VAGAS

Art 1º - Serão oferecidas 25vagas para o ano de 2018, distribuídas entre os professores orientadores de mestrado do Programa.

Art. 2º - O preenchimento das vagas para cada orientador obedecerá a ordem de classificação geral dos candidatos de acordo com os critérios estabelecidos para o Processo de Seleção, não implicando, necessariamente, o preenchimento de todas as vagas oferecidas.

 

II - DA INSCRIÇÃO

Art. 3º - As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 25de setembro a 10 de outubro de 2017 através do endereço: https://www1.ufrgs.br/posgraduacao/processoseletivo/index.php/inscricao/login

Parágrafo 1º - O Programa de Pós-Graduação em Psicologia não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, por erro ou atraso da submissão, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. Recomenda-se, pois, evitar o encaminhamento da inscrição no limite do prazo.

Parágrafo 2º - Documentos (em formato digital) exigidos para a inscrição:

-       cópia do diploma de graduação (ou atestado de que é formando);
-       cópia do Histórico Escolar da graduação;
-       Curriculum vitae, em formato LATTES do CNPq;
-       cópiada carteira de identidade e CPF (estrangeiro não residente no Brasil deverá apresentar cópia de Documento de Identificação - cópia do passaporte ou equivalente);
-       uma foto 3x4;
-       cópia de comprovante de proficiência em língua inglesa comprovada em um dos seguintes exames: TOEFL com pontuação mínima de 70 no IBT ou 523 no ITP; IELTS 5,5; Cambridge: PET (mínimo B1),  FCE, CAE ou CPE; (apenaspara os candidatos que optarem por não realizar a Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês elaborada pelo Programa)

 

Parágrafo 3º - O pagamento da taxa de inscrição no valor de R$200,00 (duzentos reais) deverá ser feito através de GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, cuja guia de pagamento será gerada pelo sistema de inscrição online.

Parágrafo 4º - Para solicitar isenção da taxa de inscrição para seleção os candidatos deverão se enquadrar nos critérios previstos em programa de concessão de benefícios da Universidade, de acordo com a Lei Federal 12.799/13 e os pedidos devem ser efetuados no sistema online de inscrição entre os dias 25 e 29 de setembro de 2017. O resultado da solicitação estará disponível no sistema de inscrição no dia 03 de outubro.

Parágrafo 5° - Candidatos estrangeiros que não possuam CPF para gerar a GRU estarão isentos do pagamento da inscrição.

Parágrafo 6º - Os documentos exigidos (em formato digital) para solicitação de isenção são os seguintes:

-       comprovante de rendimentos (em caso de autônomo, cópia da declaração do Imposto de Renda);
-       comprovante de residência (conta de luz);
-       cópia de certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio;
-       caso tenha estudado em escola da rede privada e recebido bolsa integral, apresentar comprovação da bolsa;
-       justificativa, por escrito, do candidato;

Parágrafo 7º - Os candidatos cujas solicitações de isenção de taxa inscrição forem indeferidas pela Comissão de Pós-Graduação, deverão efetuar o pagamento dessa taxa de inscrição até o dia 10 de outubro de 2017.

Art. 4º - O material de inscrição dos candidatos não selecionados poderá ser retirado junto à Secretaria do PPG em Psicologia até o prazo máximo de 90 dias após a divulgação dos resultados finais, sendo descartados após esse período.

 

III - DA SELEÇÃO

Art. 5º - O Processo de Seleção será realizado em duas etapas, com base na:

-       Comprovação de proficiência em língua inglesa;
-       Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de Psicologia;
-       Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia;
-       Análise do Currículo Lattes;
-       Entrevista com o candidato e disponibilidade de orientador.

 

Parágrafo 1º - A Etapa 1 consiste na comprovação de proficiência em língua inglesa (ou aprovação em Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês elaborada pelo Programa), na Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia e na Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de Psicologia;

Parágrafo 2º - A Etapa 2, para aqueles aprovados na Etapa 1, consiste em entrevista com o candidato, considerando a disponibilidade de orientador.

Art. 6º - A comprovação de proficiência em língua inglesa faz parte do processo seletivo e possui caráter eliminatório.

Parágrafo 1º - A proficiência em língua inglesa poderá ser comprovada, no momento da inscrição, por meio da apresentação de ao menos um dos certificados de proficiência listados no parágrafo 2º deste artigo ou por meio da aprovação na Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês, elaborada pelo Programa, a ser realizada no mesmo dia da Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia e da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais de Psicologia;

Parágrafo 2º - Os certificados de proficiência em língua inglesa aceitos neste processo seletivo e suas respectivas pontuações ou classificações mínimas são: TOEFL com pontuação mínima de 70 no IBT ou 523 no ITP; IELTS 5,5; Cambridge: PET (mínimo B1), FCE, CAE ou CPE;

Parágrafo 3º - Serão aceitos como válidos para seleção os exames TOEFL, IELTS e Cambridge que não ultrapassarem 5 (cinco) anos de sua realização, independentemente de sua validade própria;

Parágrafo 4° - Candidatos que realizarem a Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês e que obtiverem nota inferior a 7,0 (sete) nesta prova serão considerados reprovados no quesito proficiência em língua inglesa e eliminados do processo seletivo,não sendo aceitos posteriormente comprovantes de proficiência em língua inglesa, mesmo que atendam o estabelecido no parágrafo 2º.

Parágrafo 5° - Candidatos que apresentarem comprovante de proficiência em língua inglesa conforme definido no parágrafo 2º, no prazo das inscrições,serão considerados aprovados no quesito proficiência em língua inglesa, não sendo permitido a estes realizar a Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês.

Parágrafo 6º - A Prova de Compreensão e Interpretação de Artigos Científicos em Inglês, para os que optarem por realizá-la, será aplicada no dia 20 de outubro de 2017, das 14h30 às 17h30, em local a ser divulgado com antecedência em nosso site: http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/?cd=61&pagina=selecao. Esta prova consiste em perguntas sobre aspectos teóricos e/ou metodológicos apresentados em um artigo publicado em revista científica internacional (publicado em língua inglesa).

Art. 7º - A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais em Psicologia consiste de questões de múltipla escolha sobre tópicos em Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Personalidade, Processos Básicos, Avaliação Psicológica, História da Psicologia, Teorias e Sistemas, Metodologia Científica e Estatística. Data de realização: 20 de outubro de 2017, das 9h às 13h, na cidade de Porto Alegre, em local a ser divulgado com antecedência em nosso site: http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/?cd=61&pagina=selecaoA bibliografia sugerida será divulgada até o dia 11 de setembro de 2017 pelo nosso site:http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/?cd=61&pagina=selecao

Art. 8º - A Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia consiste na redação de um texto em formato científico a partir de temas em conhecimentos gerais em Psicologia, a serem apresentados no momento da prova.Os temas que constituem a base sobre a qual a prova deverá ser desenvolvida poderão ser apresentados em inglês aos candidatos. A redação poderá ser realizada em português, inglês ou espanhol. A prova será avaliada considerando a capacidade crítica, a escrita científica e a articulação das ideias no texto apresentado. Data de realização: 20 de outubro de 2017, das 9h às 13h, na cidade de Porto Alegre, em local a ser divulgado com antecedência em nosso site: http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/?cd=61&pagina=selecao

Art. 9º- As provas dissertativa e objetiva serão aplicadas conjuntamente, podendo o candidato optar pela ordem de execução das mesmas;

Art. 10 - Os candidatos poderão utilizar dicionários de língua inglesa impressos para a realização de todas as provas da seleção, já que poderá haver textos em inglês também na prova dissertativa.

Parágrafo Único - É responsabilidade do candidato trazer seu dicionário.

Art. 11 - A pontuação final dos candidatos na Etapa 1 será composta da seguinte forma: Peso 6 para a Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia e peso 4 para a Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais em Psicologia.

Parágrafo 1º - Os candidatos que comprovarem proficiência em língua inglesa conforme especificado no artigo 6º e obtiverem conceito igual ou superior a 6,0 (seis) na prova dissertativa e média (da Prova Dissertativa de Conhecimentos em Psicologia e da Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais em Psicologia) igual ou superior a 7,0 (sete) serão habilitados para a realização da Etapa 2.

Parágrafo 2º- O resultado da Etapa 1 será divulgado no site do PPG em Psicologia até o dia 22 de novembro de 2017http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/.

Parágrafo 3º - Recursos referentes aos resultados da Etapa 1 deverão ser encaminhados à Comissão de Pós-Graduação até o dia 27 de novembro de 2017, por escrito e devidamente justificados. O resultado dos pedidos de recursos será divulgado até o dia 29 de novembro de 2017.

Art. 12 - A Etapa 2 consistirá de entrevista individual, na qual o candidato será questionado sobre o tema de pesquisa que pretende desenvolver no mestrado e deverá apresentar sua trajetória acadêmica e/ou profissional, especificando a importância do pós-graduação para a complementação desta trajetória, as razões para a escolha do(s) orientador(es) e motivação e disponibilidade para desenvolver o programa de estudos no prazo estipulado. Esta entrevista será avaliada por três professores que atribuirão conceito de zero a 10, considerando o domínio do candidato sobre o tema apresentado, pertinência de sua trajetória dentro da linha de pesquisa proposta e disponibilidade para dedicação ao curso.

Parágrafo 1º - Os horários dos candidatos para a entrevista serão divulgados no site do PPG em Psicologia http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/até o dia 29 de novembro de 2017 e as entrevistas deverão ocorrer entre os dias 30de novembro e 05 de dezembro de 2017, na cidade de Porto Alegre, em local a ser divulgado com antecedência no mesmo site.

Parágrafo 2º - As entrevistas poderão ser presenciais ou via webconferência, conforme disponibilidade do candidato no dia e horário da convocação.

Art. 13 - Os candidatos que obtiverem conceito inferior a 7,0 (sete) na Etapa 2 serão eliminados do processo seletivo.

Art. 14 - O Resultado da Etapa 2 será divulgado até o dia 06 de dezembro de 2017 no site do PPG em Psicologia em http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/

Parágrafo Único - Recursos referentes a esta etapa deverão ser encaminhados à Comissão de Pós-Graduação até o dia 11 de dezembro de 2017, por escrito e devidamente justificados. O resultado dos pedidos de recursos da Etapa 2 serão divulgados até o dia 13 de dezembro de 2017.

Art. 15 - O Resultado Final será divulgado até o dia 13 de dezembro de 2017 no site do PPG em Psicologia em http://www.ufrgs.br/ppgpsicologia/. A lista de classificação seguirá a nota final, obtida a partir da média ponderada das notas das Etapas 1 (peso 70%) e 2 (peso 30%).

Parágrafo único - Os candidatos que porventura tiverem sido considerados aptos a concorrer às vagas do edital, mas que não foram contemplados no número de vagas de ingresso, serão considerados suplentes, seguindo a ordem de classificação.

 

IV - DO CRONOGRAMA

Art. 16 - As datas de realização das inscrições, das etapas do processo seletivo, bem como da divulgação dos respectivos resultados, constam da tabela abaixo(as datas referem-se ao ano de 2017):

ETAPA

DATA

Divulgação bibliografia prova objetiva

11 de setembro

Período de inscrições

25de setembro a 10de outubro

Apresentação certificado de proficiência

25de setembro a 10 de outubro

Período de pedido de isenção de inscrições

25 a 29 de setembro

Resultado pedidos de isenção de taxas

03 de outubro

Divulgação local de prova

17 de outubro

Aplicação das provas Etapa 1

20 de outubro

Divulgação do resultado da Etapa 1

22 de novembro

Período de recursos Etapa 1

Até 27 de novembro

Divulgação Resultado Recursos Etapa 1

29 de novembro

Divulgação datas e horários entrevistas

29 de novembro

Divulgação dos locais de entrevista

29 de novembro

Realização das entrevistas Etapa 2

30 de novembro a 05 de dezembro

Divulgação do resultado da Etapa 2

06 de dezembro

Período de recursos da Etapa 2

Até 11 de dezembro

Divulgação Resultado Recursos Etapa 2

13 de dezembro

Divulgação Resultados Finais

13 de dezembro

Vigência do Edital

De 20 de agosto de 2017 a 16 de março de 2018

 

V – DO INGRESSO

Art. 17 - Os candidatos selecionados deverão efetuar suas matrículas na Secretaria do PPG em Psicologia de acordo com o calendário a ser fixado pela Comissão de Pós-Graduação.

 

VI – DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 18 - Este edital tem vigência do dia 20 de agosto de 2017 a 16 de março de 2018.

Art. 19 - A Comissão de Seleção será designada pela Comissão de Pós-Graduação.

Art. 20 - Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Pós-Graduação.

 

Porto Alegre, 20 de agosto de 2017

Prof. Marco Antônio Pereira Teixeira
Coordenador PPG em Psicologia UFRGS

Agenda

Eventos do mês Dezembro/2017
DSTQQSS
----- 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 ------
Ver agenda completa
Normas
FacebookTwitter
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo - Cep - 90035003 - Telefone: 3308 5261 ou 3308 5246 Fax: 33085473
E-mail: ppgpsico@ufrgs.br

Layout por KzWeb Development
Programado por msmidia.com