» Pós Graduação

Programa - Doutorado

O Doutorado tem como objetivo específico permitir ao doutorando desenvolver os conhecimentos e habilidades necessários para se tornar um pesquisador autônomo, com pleno domínio de uma área temática em Psicologia do Desenvolvimento. Busca-se no Doutorado suplementar os conteúdos teórico-metodológicos adquiridos no Mestrado. Haverá incentivo para que parte das disciplinas sejam realizadas em outros Cursos de Pós-Graduação da UFRGS ou de outras Universidades no Brasil e exterior. Espera-se que, ao longo do curso, o doutorando adquira as condições necessárias para ser professor universitário, elaborando e desenvolvendo pesquisa e ensino de forma autônoma.

Ingresso:

Seleção de candidatos brasileiros

O ingresso de novos alunos no PPG ocorre uma vez por ano, através de processo seletivo regido por edital público. A seleção ocorre, geralmente, entre outubro e dezembro de cada ano, para início no ano seguinte. Na seleção, espera-se que o candidato demonstre conhecimentos básicos em Psicologia Geral, História da Psicologia e Metodologia da Pesquisa, familiaridade com as áreas de pesquisa do curso, e competência na redação de textos. Além disso, o candidato deve demonstrar capacidade para ler e entender artigos publicados em língua inglesa. As provas podem ser respondidas em língua inglesa, espanhola ou em português. Os últimos editais de ingresso do PPG podem ser visualizados no menu Pós-graduação > Seleção.

Seleção de candidatos estrangeiros

Candidatos estrangeiros devem entrar em contato diretamente com um orientador, manifestando seu interesse. Caso o potencial orientador indique disponibilidade para orientação, então o interessado deve encaminhar sua documentação para a secretaria do Programa para análise e julgamento da admissibilidade do candidato, que será feita por uma comissão de professores. É necessário enviar um comprovante de proficiência em inglês (TOEFL com pontuação mínima de 70 no IBT; IELTS 5,5; Cambridge: PET (mínimo B1), FCE, CAE ou CPE), um projeto de pesquisa (pré-projeto de tese), currículo, cópia digital da dissertação de mestrado e uma carta de motivação indicando os motivos da escolha do programa de pós-graduação e do orientador. O potencial orientador e a comissão poderão ainda solicitar informações complementares ou requisitar uma entrevista (presencial ou por videoconferência). 


Requisitos para Obtenção do Grau de Doutor:
O doutorando deverá completar um mínimo de 42 créditos, sendo 36 em disciplinas obrigatórias e 6 em disciplinas eletivas. Os créditos obtidos no Mestrado poderão ser computados para o Doutorado, a critério da Comissão Coordenadora. Além disso, exige-se proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma inglês, e outra escolhida em comum acordo com o orientador, considerando as peculiaridades da sua área de pesquisa. A Tese de Doutorado deverá ser defendida publicamente e aprovada pela Banca Examinadora. Para que a defesa seja homologada, exige-se a submissão de dois artigos advindos da tese. A tese pode ser redigida em português, inglês ou espanhol, e pode ser organizada em forma de artigos. Destaca-se que o doutorando deve obrigatoriamente orientar algum aluno de graduação em iniciação científica e desenvolver um projeto de extensão.


Duração:
A duração é de 48 meses em tempo integral. Nos quatro primeiros semestres o doutorando deverá completar todos os créditos exigidos. No quarto semestre, é realizada uma pré-qualificação, na qual os doutorandos apresentam seus projetos a uma banca de professores de outras Instituições de Ensino Superior. Até o final do quarto semestre, o doutorando deverá submeter o Projeto de Doutorado para exame de qualificação. No final do quarto semestre, deverá apresentar o certificado de proficiência da segunda língua estrangeira. Os outros 4 semestres serão dedicados ao desenvolvimento do projeto, elaboração da tese e defesa pública. É exigido que, neste período, o doutorando submeta e publique artigos baseados em sua pesquisa em revistas com corpo editorial e indexadas.


Bolsas:
O curso de doutorado é gratuito, ou seja, não existem taxas de matrícula ou mensalidades a serem pagas para a universidade, independentemente da modalidade de ingresso do estudante. O Programa dispõe de algumas cotas de bolsas da CAPES e CNPq que são disponibilizadas aos alunos que participam do processo seletivo regular (regido através de edital) e que não possuem vínculo empregatício. As bolsas são distribuídas conforme a classificação obtida no processo seletivo.

Estudantes estrangeiros podem concorrer a bolsas através do Programa Estudante Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Estas bolsas não são geridas pelo PPG em Psicologia, e informações sobre como concorrer a elas devem ser obtidas junto à embaixada brasileira ou consulado no país de origem do estudante. Outras informações em: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECPG.php. Os candidatos estrangeiros que quiserem concorrer às bolsas oferecidas pelo PPG em Psicologia devem seguir as mesmas regras dos candidatos brasileiros, ou seja, devem passar pelo processo seletivo regular regido por edital. Neste caso, a distribuição de bolsas segue o mesmo critério dos demais candidatos (a distribuição das bolsas segue a classificação obtida e o candidato não pode ter vínculo empregatício).

Agenda

Eventos do mês Outubro/2017
DSTQQSS
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 ----
-------
Ver agenda completa
Normas
FacebookTwitter
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo - Cep - 90035003 - Telefone: 3308 5261 ou 3308 5246 Fax: 33085473
E-mail: ppgpsico@ufrgs.br

Layout por KzWeb Development
Programado por msmidia.com