» Eventos

Defesa de Tese de Francielli Galli, Defesa de Tese de Natalia Becker e Defesa de Projeto de Tese de Camila Argüello Dutra

31/05/2019

Defesa de tese: "Relações entre as práticas de consumo na adolescência com as crenças ambientais e com o bem-estar pessoal"
Aluna: Francielli Galli
Orientador: Prof. Dr. Jorge Castellá Sarriera
Banca: 
Profa. Dra. Claudia Hofheinz Giacomomi/UFRGS
Profa. Dra. Ariane Kuhnen/UFSC
Profa. Dra. Sheila Câmara/UFCSPA
Data: 31/05/2019
Hora: 9h
Local: Auditório da Bioquímica (R. Ramiro Barcelos, 2600)

Reumo:
A tese tem como objetivos: (1) compreender a percepção dos adolescentes sobre consumo consciente e consumismo e conhecer como percebem os impactos das práticas de consumo no meio ambiente; (2) verificar as propriedades psicométricas dos instrumentos adaptados: Escala de Austeridad, Escala de Comportamiento Frugal, Consumer Involvemente Scale, Youth Materialism Scale e New Environmental Paradigm Scale (NEP), e dos instrumentos elaborados: Escala de Práticas de Consumo Consciente para Adolescentes e Escala de Adesão às Práticas Consumistas para Adolescentes; (3) investigar as associações entre as práticas de consumo e o bem-estar pessoal (Personal Well-being Index) dos participantes, assim como as crenças ambientais (antropocêntricas e ecocêntricas). Para tanto, foram realizados três estudos, conforme os objetivos apresentados. O primeiro estudo é qualitativo e foi realizado por meio de oito grupos focais, nos quais participaram voluntariamente 70 meninos e meninas, com idades entre 11 a 17 anos, alunos de duas escolas públicas de Porto Alegre. A análise de conteúdo levou a três categorias e a oito subcategorias que forneceram indicadores sobre as práticas de consumo na adolescência. Foram identificadas críticas e adesão ao consumismo, diferentes motivações para o consumo consciente e diferentes níveis de consciência ambiental sobre os impactos do consumo. Os demais estudos foram quantitativos e contaram com a participação voluntária de 412 adolescentes (54,5% meninos), com idades entre 11 e 17 anos (M = 13,76; DP = 1,506) que cursavam o Ensino Fundamental de quatro escolas públicas de Porto Alegre. Com exceção da Escala de Austeridad, os demais instrumentos apresentaram propriedades psicométricas satisfatórias (consistência interna e análise fatorial confirmatória). Os adolescentes apresentaram médias maiores para as escalas referentes às práticas de consumo consciente e menores para consumismo, assim como médias maiores para a dimensão ecocêntrica e menores para a antropocêntrica. O índice de bem-estar pessoal encontrado foi semelhante aos de estudos anteriores. Os participantes foram agrupados em dois clusters: Consumo Consciente (n = 241) e Consumismo (n = 102). Uma Análise Discriminante com os itens do PWI como variáveis independentes indicou que todas as relações significativas foram a favor dos adolescentes com maiores índices de práticas de consumo consciente. Um teste-t de Student utilizando como variáveis independentes os itens das duas dimensões da NEP indicou algumas relações positivas e significativas entre o Cluster Consumo Consciente e as variáveis de Ecocentrismo.

Palavras-chave: consumo consciente; consumismo; bem-estar; crenças ambientais; adolescência.


Abstract:
The thesis aims to: (1) understand the adolescents’ perception about the conscious consumption and the consumerism and how they perceive the impacts of the consumption practices on the environment; (2) verify the psychometric properties of the adapted instruments: Escala de Austeridad, Escala de Comportamiento Frugal, Consumer Involvemente Scale, Youth Materialism Scale and New Environmental Paradigm Scale (NEP), and of the elaborated instruments: Conscious Consumption Practices for Adolescents Scale and Adherence to Consumerist Practices for Adolescents Scale; (3) investigate the associations between the conscious consumption and personal well-being, as well as the environmental beliefs (anthropocentric and ecocentric). For this purpose, three studies were carried out, according to the objectives presented. The first study is qualitative and it is carried out through eight focus groups, in which 70 boys and girls between the ages of 11 and 17 participated. Content analysis led to three categories and eight subcategories that provided indicators on adolescent consumption practices. Criticism and adherence to consumerism, different motivations for conscious consumption and different levels of environmental awareness about the impacts of consumption were identified. The other studies were quantitative and had 412 adolescent participants (54.5% boys) between the ages of 11 and 17 (M = 13,76; SD = 1,506) that were enrolled in Elementary School in four different public schools of Porto Alegre. With the exception of the Escala de Austeridad, the other instruments showed satisfactory psychometric properties (internal consistency and confirmatory factorial analysis). The sample showed higher averages for the scales referring to the conscious consumption practices and lower averages for consumerism, as well as higher averages for the ecocentric dimension and lower averages for the anthropocentric. The personal well-being rate found was similar to previous studies. The participants were grouped into two clusters: Conscious Consumption (n = 241) and Consumerism (n = 102). A Discriminant Analysis with PWI items as independent variables indicated that all significant relationships were in favor of the adolescents with higher rates of conscious consumption practices. Using the items of the two dimensions of the NEP as independent variables, a Student’s t-test indicated some positive and significant relations between Conscious Consumption and Ecocentrism variables.

Keywords: conscious consumption; consumerism; well-being; environmental beliefs; adolescence

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Defesa de tese: "Indicadores de risco para dificuldades de aprendizagem da leitura e promoção dessas habilidades através do Programa INELE - Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita"
Aluna: Natalia Becker
Orientadora: Profa. Dra. Jerusa Fumagalli de Salles
Banca:
Profa. Dra. Cleonice Alves Bosa/UFRGS
Profa. Dra. Alessandra Gotuzzo Seabra/Mackenzie-SP (via videoconferência)
Profa. Dra. Ana Luíza Navas/Faculda de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Data: 31/05/19
Hora: 9h
Local: sala 402 do Instituto de Psicologia (R. Ramiro Barcelos, 2600)

Resumo:
Esta tese abordou aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento da leitura, da identificação de risco de dificuldades na educação infantil e da promoção de habilidades de leitura e de escrita em crianças no 2º ano do Ensino Fundamental (EF), através de três estudos. No primeiro estudo investigou-se teoricamente os preditores cognitivo-linguísticos, neurobiológicos, comportamentais e ambientais de risco para dificuldades/transtornos de aprendizagem da leitura e descreveu-se os instrumentos de avaliação com foco na linguagem disponíveis no Brasil. O Estudo 2 descreveu a construção e as evidências de validade de conteúdo de um programa de intervenção / promoção das habilidades de leitura e de escrita para crianças em processo de alfabetização (programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita). Por fim, o Estudo 3 avaliou os efeitos do programa INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conduzido por professores em crianças do segundo ano do EF em medidas de leitura após quatro meses de intervenção. A partir do Estudo 1 conclui-se que as habilidades de linguagem oral como a consciência fonológica e a compreensão oral, o vocabulário, a velocidade de processamento e a memória de trabalho fonológica (habilidades de processamento fonológico) devem ser desenvolvidas para a aprendizagem efetiva da leitura. Além disso, fatores relacionados ao ambiente familiar da criança, assim como o tipo de instrução formal oferecido pela escola, também impactam o desenvolvimento dessa habilidade. O Estudo 2 apresentou o desenvolvimento do programa INELE a partir das habilidades cognitivas preditoras da leitura, com foco na estimulação das habilidades de consciência fonológica, correspondência grafema-fonema, linguagem oral (vocabulário e compreensão), habilidades metacognitivas para compreensão leitora e fluência de leitura em sala de aula, com atividades mediadas pelo professor. O Estudo 3 demonstrou efeitos significativos do programa INELE no progresso do desempenho em leitura de palavras irregulares (rota lexical) e na velocidade de leitura textual nas crianças que receberam a intervenção. A presente tese destaca a importância do acompanhamento de crianças desde a pré-escola até os primeiros anos do Ensino Fundamental I para identificar e prevenir os riscos de dificuldades de leitura e escrita, assim como a importância de capacitar professores com métodos de ensino-instrução da leitura e da escrita baseados em evidência científica. Espera-se com esta tese auxiliar clínicos, pesquisadores e educadores a identificar crianças em risco de dificuldades de aprendizagem da leitura, para que possam solicitar avaliações mais específicas, acompanhamentos e implementar práticas de ensino e de promoção das habilidades de escrita e da leitura preventivas e de redução do impacto das dificuldades, tanto no contexto clínico como educacional.

Palavras-chave: leitura, preditores cognitivos, resposta à intervenção, crianças


Abstract:
The present dissertation investigated the theoretical and empirical aspects of reading development, children at-risk of reading disabilities and the promotion of evidence-based reading and writing classroom instruction in second-grade children. The first study reviewed the cognitive-linguistics, neurobiological, behavioral and environmental factors associated to risk of reading disabilities and described the Brazilian instruments available to access literacy skills. The Study 2 described the development and the validity content of a preventive intervention program on classroom reading and writing instruction for beginners’ readers. Finally, the Study 3 assessed the effects of the INELE – Intervenção Neuropsicológica da Leitura e da Escrita conducted by teachers in classroom with second-grade children on reading measures. The Study 1 concluded that children must develop oral language skills as phonemic awareness and oral comprehension, vocabulary, speed process and phonological working memory to develop reading. Moreover, familial environment characteristics and school instruction impacts in the reading achievement. The Study 2 developed the INELE program based on the cognitive predictors of reading and it focus on phonemic awareness, grapheme-phoneme correspondences, metacognitive abilities related to reading comprehension and reading fluency stimulation mediated by the teacher classroom. The Study 3 demonstrated significative effects of INELE on oral irregular reading words and on reading fluency in second-grade children. The present dissertation highlights the importance of following literacy and reading development in children from preschool through the first years of elementary school in order to identify the risks of reading disabilities. It also sheds light in the importance of training teacher in evidence-based practices for reading instruction. This dissertation expects to help clinicians, researchers and educators to identify children at-risk of reading disabilities due to assess and monitor these children and offer instruction and interventions to promote reading skills, reducing the difficulties impact in children’s life.

Keywords: reading, cognitive predictors, response to intervention, children.


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Defesa de projeto de tese: “Marcadores eletrofisiológicos e de variabilidade cardíaca em dissociação no transtorno de estresse pós-traumático”
Aluna: Camila Argüello Dutra
Orientador: Prof. Dr. Gustavo Gauer
Banca:
Profa. Dra. Lisiane Bizarro/UFRGS
Prof. Dr. Maxciel Zortea/UFRGS
Prof. Dr. Daniel Correa Mograbi/PUC-RIO (via videoconferência)
Data: 31/05/19
Hora: 9h
Local: sala 215 do Instituto de Psicologia (R. Ramiro Barcelos, 2600)
 

Outros eventos de Maio/2019:

Eventos

Agenda

Eventos do mês Junho/2019
DSTQQSS
------ 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 ------
Ver agenda completa
Normas
FacebookTwitter
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Térreo - Cep - 90035003 - Telefone: 3308 5261 ou 3308 5246 Fax: 33085473
E-mail: ppgpsico@ufrgs.br

Layout por KzWeb Development
Programado por msmidia.com