Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Você está aqui: Página Inicial PRAE

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis

A PRAE foi criada em dezembro de 2012, substituindo a Secretaria de Assistência Estudantil - SAE, mantendo  o objetivo de tratar dos aspectos relativos à política de atendimento à comunidade discente da UFRGS.

O que move as ações da PRAE é o desenvolvimento programas e projetos voltados a integrar a comunidade estudantil à vida universitária, contribuindo, através de suas ações, para maior bem-estar dos estudantes e pela melhoria de seu desempenho acadêmico, com especial atenção aos discentes de graduação em vulnerabilidade social. 

Estes programas incluem ações que visam mitigar as dificuldades oriundas desta vulnerabilidade social na perspectiva de que possam contribuir para a não evasão e retenção destes estudantes.

Portanto, conjuntamente com a qualidade de ensino ministrada na UFRGS, uma política de assistência estudantil, englobando o acesso a moradia estudantil, a alimentação, o transporte, a saúde, o apoio pedagógico, o esporte e a cultura guiam as ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Parte do trabalho desenvolvido na PRAE é dialogar com as diversas lideranças estudantis, como o Diretório Central de Estudantes - DCE, os Diretórios e Centros Acadêmicos e movimentos sociais, participando dos debates das questões que envolvem as demandas estudantis e os diversos temas políticos e sociais.

 

As principais atividades desenvolvidas pela PRAE são:

  • a concessão de benefícios, como por exemplo: Moradia Estudantil, Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte, aos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • a administração dos Restaurantes Universitários e das Casas de Estudantes;
  • apoio para a realização de projetos desenvolvidos por aos estudantes de graduação que promovam a temática da inclusão, do respeito à diversidade e da democratização das condições de acesso e permanência no ensino superior de estudantes em vulnerabilidade social;
  • o apoio à realização de atividades esportivas participativas e competitivas.
Suzi Alves Camey          

 Pró-Reitora de Assuntos Estudantis