Transtorno Bipolar em Crianças e Adolescentes

O Transtorno Bipolar (TB) de início na Infância e Adolescência vem sendo reconhecido apenas recentemente. Em virtude deste fato, não se encontra material específico que aborde a síndrome em crianças e adolescentes em língua portuguesa, para que pais e profissionais da área da saúde, que não psiquiatras da Infância e Adolescência, possam obter informações seguras e atualizadas.

Em nossa prática clínica, temos observado uma grande dificuldade dos pais para entender e lidar com esta doença. Isto dificulta ainda mais o manejo destas crianças e adolescentes. Por ser uma doença crônica e grave, que necessita de tratamento multimodal, i.e., que inclua abordagens psicossociais e psicofarmacológicas, a informação é essencial para o sucesso do tratamento.

O desconhecimento pelos familiares, professores, pacientes e profissionais da área da saúde em relação a esta doença na infância e adolescência dificulta o controle adequado e eficaz dos sintomas de TB, além de causar sofrimento e prejuízos para estes indivíduos. Atualmente este assunto tem sido muito debatido, porém o conhecimento disponível refere-se à doença em adultos.

Devido às particularidades do TB na infância e adolescência, consideramos importante contribuir com a divulgação do conhecimento atualizado, baseado em pesquisa científica séria e que utilize linguagem que possa ser entendida por todas as pessoas que lidam com estas crianças e adolescentes.