Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade

ProDAH

Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade

ProDAH

O Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH) é uma área de atividades do Serviço de Psiquiatria da Infância e da Adolescência e do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dedicada ao ensino, pesquisa e atendimento a pacientes com o transtorno.

O ProDAH foi criado em 2000 para congregar profissionais da área de saúde interessados na pesquisa, ensino e atendimento do TDAH em crianças e adolescentes. Em 2001 foi criado o ambulatório de TDAH de adultos. Atualmente, o ProDAH conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais.

Missão

Ser um programa de pesquisa em nível de excelência nacional e internacional promovendo a capacitação dos profissionais na pesquisa de ponta sobre o transtorno possibilitando assim difusão de conhecimentos e melhoria do atendimento dos portadores, assim como, geração de tecnologias inovadoras em diagnóstico e tratamento deste transtorno.

Metas

Valores

O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo. As pesquisas internacionais e nacionais indicam uma prevalência (frequência) do transtorno entre 3 a 6% na população de crianças em idade escolar e 2,5% dos adultos. Isto significaria dizer que teríamos entre um a dois indivíduos com TDAH nesta faixa etária em uma classe de 30 alunos e cerca de 60% destes manterão o quadro na vida adulta. Os sintomas característicos do transtorno apresentam-se em duas grandes áreas: a da atenção e a do controle da atividade motora e dos impulsos.
As crianças e adolescentes com TDAH apresentam prejuízos claros no seu funcionamento escolar e social. Assim, ao longo do desenvolvimento, o TDAH está associado com um risco aumentado de mau desempenho escolar, repetências, expulsões e suspensões escolares, relações difíceis com familiares e colegas, desenvolvimento de ansiedade, depressão, baixa autoestima, problemas de conduta e delinquência, experimentação e abuso precoces de drogas, acidentes de carro e multas por excesso de velocidade, assim como dificuldades de relacionamento na vida adulta, no casamento e no trabalho.

Crianças e adolescentes com TDAH

As crianças e adolescentes com TDAH apresentam prejuízos claros no seu funcionamento escolar e social. Assim, ao longo do desenvolvimento, o TDAH está associado com um risco aumentado de:

Atendimento à comunidade​

O Programa de Transtornos de Déficit de Atenção/Hiperatividade (ProDAH) faz atendimentos a adultos e crianças/adolescentes com suspeita de TDAH. Confira as regras de ingresso abaixo. 

Avaliação para pacientes adultos: O ambulatório do ProDAH-A é 100% pesquisa e os pacientes podem solicitar uma avaliação com a secretária Vanice (051 9 9712-8294). Há uma lista de espera e os pacientes são contatados de acordo com o andamento das pesquisas.

Avaliação de crianças/adolescentes: Para ter acesso ao ProDAH, o paciente deve ser encaminhado para consulta psiquiátrica no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) pela sua Unidade Básica de Saúde.