Home > Capacitação em Engenharia Humana

CAPACITAçãO EM ENGENHARIA HUMANA

Projeto de Capacitação em Engenharia Humana - Agilidade e Inovação em Produtos e Processos:
Na ciência e na prática empresarial, cada vez mais são incentivadas as ações de interdisciplinaridade e cooperação entre as áreas. Um exemplo disso é a relação entre as áreas de Ergonomia, Saúde e Segurança Ocupacional, Gestão de Projetos, entre outros. Em alguns países, esse conjunto é conhecido como Engenharia Humana (EH). O domínio da EH é reconhecido como de extrema importância técnica e de gestão por empresas de todos os segmentos industriais e, mais recentemente, de serviços, como meio para inovação em processos. Apesar disso, no estado do Rio Grande do Sul, a utilização da EH ainda é restrita, com iniciativas normalmente impulsionadas por pressão externa do poder público. Nesse contexto, percebe-se uma crescente demanda por qualificação de profissionais na área, a qual é atendida muitas vezes por empresas de consultoria, órgãos públicos de outros estados brasileiros e cursos independentes. Uma vez que os temas que integram a EH fazem parte das linhas de pesquisa do PPGEP/UFRGS há cerca de 20 anos, esse Projeto de Capacitação se insere no contexto de iniciativas de consolidação do PPGEP como centro de referência na área, em conjunto com trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
 
Núcleo de Engenharia Humana:
Somos um grupo de profissionais de base acadêmica que se dedica a utilizar a ciência para transformar a realidade empresarial através da perspectiva da Engenharia Humana. Nossos membros são alunos de graduação, alunos de mestrado e doutorado, pesquisadores e professores inseridos no contexto do DEPROT/PPGEP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As áreas de atuação de cada um desses profissionais são distintas em seu foco mais aprofundado, mas se combinam e se complementam em relação ao nosso objetivo geral.
O nosso grupo tem por objetivo a concepção e a consolidação de um Centro de Referência para Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Engenharia Humana, utilizando a agilidade e a inovação em produtos e processo produtivos como seus norteadores. Para isso, buscamos atender as demandas da ciência (formação de pesquisadores, participação em eventos e publicações) e do mercado (serviços de pesquisa e desenvolvimento empresarial, realização de cursos de capacitação profissional). Em termos de atividades, o nosso núcleo promove atividades que incluem Seminários, Cursos de Curta Duração (extensão) e Pesquisas em Engenharia Humana (Ergonomia, Segurança Ocupacional, Saúde Ocupacional, Higiene Ocupacional e Organização do Trabalho), com o objetivo de:

- Disseminar para as empresas da região o conhecimento e a instrumentalização sobre a base científica da Engenharia Humana e de seus componentes;

- Capacitar profissionais para ações de análise e intervenção nas condições de trabalho de suas empresas;

- Desenvolver conhecimento sobre a Engenharia Humana como um todo e, mais especificante, sobre os assuntos demandados pelo mercado;

- Reduzir problemas ocupacionais como absenteísmo, acidentes, turnover elevado e baixo desempenho através de estratégias de prevenção e correção do trabalho;

- Promover o networking entre as empresas, gerando trocas e crescimento em conjunto.

 
Telefone: (51) 3308-3490
 
Pesquisas:
Atuais linhas de pesquisa do Núcleo:

Ergonomia/Saúde e Segurança Ocupacional;

Gestão da Saúde Ocupacional;

Gestão de Projetos - Agilidade e Inovação;

Gestão de Custos em Ergonomia;

Gestão de Design;

Epidemiologia Ocupacional;

Tecnologias Assistivas;

Produção mais Limpa.

 
Cursos de Curta Duração:
Inicialmente serão quatro cursos oferecidos (links no final da página):
1) Princípios da Engenharia Humana;
2) Gestão de Projetos em Engenharia Humana;
3) Ergonomia de Performance;
4) Gestão de Custos e Intervenção em Engenharia Humana.
São abordados os princípios e práticas da Engenharia Humana através de temas específicos e relevantes para o mercado e para a academia. Os temas são desenvolvidos em aulas expositivas, debates, relato de experiências dos instrutores e exercícios utilizando casos reais com o auxílio de imangens e vídeos. É recomendável que o aluno participe do curso "Princípios da Engenharia Humana" antes de se matricular nos demais cursos.
 
Instrutores:
Fernando Gonçalves Amaral (coordenador do projeto):
Fernando Gonçalves Amaral, engenheiro civil, especialista em ergonomia pela Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica (1991), mestre em ergonomia pela UCL (1992), mestre em ergonomia pela École Pratique de Hautes Études, Sorbonne, França (1995), doutor em ergonomia pela Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica em 1999. Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS). Publicou diversos artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Orientou mais de 60 dissertações de mestrado concluídas, 7 teses de doutorado concluídas, além de ter orientado diversos trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Engenharia de Produção, Segurança do Trabalho, Saúde Coletiva e Administração. Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, realizando trabalhos de pesquisa em diversas empresas na região sul do Brasil. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ergonomia, DORT, saúde, condições de trabalho, custos, avaliação, segurança, organização do trabalho, gestão ambiental, qualidade e serviços, agilidade em projetos e gestão de desing. Atualmente coordena o NECSSO - Núcleo de Capacitação em Ergonomia, Saúde e Segurança Ocupacional, ligado ao LOPP ( Laboratório de Otimização de Produtos e Processos) do PPGEP da UFRGS.
 
Marcelo Pereira da Silva:
Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). É especialista em Ergonomia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É Mestre e Doutor em Engenharia de Produção (Sistemas de Produção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008 e 2012). Fez Estágio de Doutorado PDEE - Sanduíche no Departamento de Engenharia Humana da Universidade do Minho em Portugal (2010). Atua na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, realizando trabalhos de pesquisa em diversas empresas na região sul do Brasil, principalmente nos seguintes temas: avaliação ergonômica, gestão de ergonomia, organização do trabalho, trabalho em turnos e análise de benefício-custo de projetos em Ergonomia. Atualmente é bolsista de pós-doutorado, colaborador UFRGS e compõe o NECSSO - Núcleo de Capacitação em Ergonomia, Saúde e Segurança Ocupacional ligado ao LOPP (Laboratório de Otimização de Produtos e Processos) do PPGEP da UFRGS.
 
Ana Paula Kloeckner:
Mestre e doutoranda em Engenharia de Produção com experiência de mais de 5 anos de participação em projetos nas áreas de Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Projetos, Indústria e Eventos. Experiência Acadêmica de 4 anos em atividas desenvolvidas na UFRGS (aulas, co-orientação de trabalhos de diplomação, redação de artigos acadêmicos, bancas de trabalhos de diplomação, coordenação de atividades de núcleos de estudos). Atuação anterior em gestão e atendimento em saúde, com experiências de 8 anos na área.


> GESTÃO DE CUSTOS E INTERVENÇÃO EM ENGENHARIA HUMANA
> ERGONOMIA DE PERFORMANCE
> GESTÃO DE PROJETOS EM ENGENHARIA HUMANA
> PRINCÍPIOS EM ENGENHARIA HUMANA


Imagens