Home > Gestão de Operações para a Saúde (Não há previsão de turma para 2019)

GESTãO DE OPERAçõES PARA A SAúDE (NãO Há PREVISãO DE TURMA PARA 2019)

ApresentaçãoPúblico-AlvoObjetivoDepoimentosCertificaçãoInvestimentoDatas e LocalDias das AulasProgramaCritérios para AprovaçãoCorpo DocenteEmentas

MAIS INFORMAÇÕES DO CURSO NA MÍDIA

 

 

1. Apresentação

O Curso de Pós-Graduação em Gestão de Operações para a Saúde qualifica profissionais nas técnicas relacionadas ao sistema produtivo de instituições prestadoras de serviços de saúde.

Através de conhecimentos multidisciplinares com comprovada aplicabilidade, testados em hospital de referência, este curso prepara e qualifica profissionais para atuarem de maneira eficaz e criativa na administração da produção e no desenvolvimento de vantagem competitivaem organizações na área da saúde.

O grupo de docentes ligados ao programa é formado por professores doutores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, com destacado reconhecimento tanto no cenário acadêmico, quanto no setor corporativo.

A secretaria do DEPROT situa-se à Av. Osvaldo Aranha, 99 / 5º andar, sala 504 - Porto Alegre, RS. CEP 90.035-190. Telefone (0xx51) 3308-3909, FAX (0xx51) 3308-4007, e-mail: secretaria@producao.ufrgs.br. O e-mail do coordenador do Curso, o Professor Flávio Sanson Fogliatto, é ffogliatto@producao.ufrgs.br.

Nas seções seguintes desse Manual, são apresentadas as instruções para inscrição no curso, os requisitos da Pós-Graduação e as súmulas das disciplinas.

 

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o curso de Pós-Graduação em Gestão de Operações para a Saúde.

 

2. Público-Alvo

Profissionais de nível superior com atuação em instituições prestadoras de serviços de saúde.

3. Objetivo

Capacitar, atualizar e especializar profissionais para gerir sistemas produtivos da área da saúde, incrementando suas habilidades e empregabilidade, desenvolvendo conhecimentos com comprovada aplicabilidade alinhados às tendências internacionais na área. O curso apresenta técnicas e estratégias de Engenharia de Produção, ilustradas através de cases práticos, considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos.

Após a conclusão do curso, o profissional estará qualificado para:

- Atuar nas áreas relacionadas ao projeto, execução, controle e otimização de processos em sistemas de produção do setor da saúde;

- Atuar na gestão / mobilização de pessoas e em processos decisórios, abordando aspectos técnicos e comportamentais relacionado aos novos desafios competitivos;

- Mapear e analisar processo da área da saúde através de ferramentas quantitativas e qualitativas da Engenharia de Produção.

4. Depoimentos

"O curso de Engenharia de Operações para a Saúde contribuiu muito para o incremento da minha carreira. O aprendizado de conteúdo teórico e prático proporcionou melhor entendimento da estrutura, organização, processos, trabalho e gerenciamento de informações no Hospital."

Beatriz Schaan, Médica Endocrinologista; Doutora em Medicina.

Adjunto clínico da Vice-Presidência Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

"O curso instrumenta os alunos na utilização de conceitos e ferramentas que permitem documentação, organização, priorização e implementação de planos / projetos de melhorias dos processos. Após o curso, me sinto mais preparado para atender as demandas no apoio da gestão do HCPA."

José Miguel Dora, Médico Endocrinologista; Doutor em Medicina.

Assessor de Operações Assistenciais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

5. Documentos

- Preenchimento online da ficha de inscrição;

- Uma foto 3x4;

- Xerox do RG, CPF, Diploma de Graduação e Histórico Escolar de Graduação;

- Currículo conforme modelo da ficha de inscrição.

Os documentos acima listados devem ser entregues à secretaria no momento da entrevista de seleção para o curso.

6. Certificação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção fornecerá ao aluno que atender aos critérios de aprovação estabelecidos, um Certificado de Pós-Graduação Lato Sensu.

7. Investimento

NÃO DISPONÍVEL NO MOMENTO

Matrícula: R$ 850,00

Parcelas: 20 x R$850,00

390 horas/aula

24 alunos na turma

8. Datas e Local:

NÃO DISPONÍVEL NO MOMENTO

ETAPA

De

Até

Agenda

 

Inscrições

 

01/03/2017

31/07/2017

   Inscrições no site: www.ufrgs.br/producao

Entrevistas

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Matrícula

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Início das aulas

Previsto em Agosto/2017

 

Local: Escolha de Engenharia da UFRGS - Campus Central

Av. Osvaldo Aranha, 99 - 5º Andar - Bom Fim.

9. Dias das Aulas

NÃO DISPONÍVEL NO MOMENTO

Sextas-feiras, das 14h00min às 22h00min.

Sábados, das 08h00min às 12h00min.

O módulo de disciplinas tem duração de 10 meses (Março a Dezembro de 2017), sendo observados feriados em sextas, sábados e segundas-feiras. O módulo de elaboração do artigo de conclusão do curso tem duração de 6 meses (Janeiro a Agosto de 2018).

10. Programa

O Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Operações para a Saúde do PPGEP/UFRGS é constituído de 13 disciplinas, de 30 horas/aula cada, convenientemente divididas em 3 módulos:

Módulo 1 - DISCIPLINAS INTRODUTÓRIAS

- Gerenciamento de Processos e Indicadores de Desempenho;

- Processo Decisório, Gestão de Pessoas e da Mudança e Metodologia Seis-Sigma;

- Engenharia Econômica e Análise Multicriterial;

- Ferramentas Estatísticas de Otimização de Processos.

Módulo 2 - DISCIPLINAS ESTRUTURANTES

- Análise Gerencial de Custos;

- Ergonomia, Organização do Trabalho e Gestão da Segurança em Sistemas Complexos;

- Planejamento e Controle da Produção 1;

- Planejamento e Controle da Produção 2;

- Elaboração de Projetos de Pesquisa Aplicada.

Módulo 3 - DISCIPLINAS FINALÍSTICAS

- Sistema de Produção Enxuta;

- Simulação de Produção;

- Gestão da Informação e do Conhecimento;

- Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa.

11. Critérios para Aprovação

Para a obtenção do título de Pós-Graduação é necessário que o aluno:

- Curse e seja aprovado (isto é, obtenha conceito C ou superior) em 12 das 13 disciplinas, obtendo assim 24 créditos (360 horas/aula);

- Redija o artigo de conclusão do curso.

12. Corpo Docente

- Alejando German Frank;

- Carla Schwengber Ten Caten;

- Claudio Jose Muller;

- Fernando Gonçalves Amaral;

- Flavio Sanson Fogliatto;

- Francisco Jose Kliemann Neto;

- Guilherme Luz Tortorella;

- Joana Siqueira de Souza;

- Jose Luis Duarte Ribeiro;

- Marcelo Nogueira Cortimiglia;

- Marcia Elisa Soares Echeveste;

- Michel Jose Anzanello;

- Ricardo Augusto Cassel;

- Tarcisio Abreu Saurim.

13. Ementas das Disciplinas

Gerenciamento de Processos e Indicadores de Desempenho: Sistema de Gestão Empresarial - MEIO (Modelo de Estratégia, Indicadores e Operações). Planejamento Estratégico. Avaliação de Desempenho. Gerenciamento de Processos. Discussão de casos. Apresentação / discussão de temas relacionados.

Processo Decisório, Gestão de Pessoas e da Mudança e Metodologia Seis-Sigma: Processo decisório. Novos cenários no mundo do trabalho e da gestão de pessoas. Gestão / mobilização de pessoas / gestão da mudança: aspectos técnicos e comportamentais relacionados aos novos desafios competitivos. O modelo de gestão de pessoas: características e evolução; fatores condicionantes. Gestão de mudanças. Metodologia Seis-Sigma. Método DMAIC.

Engenharia Econômica e Análise Multicriterial: Princípios básicos de Engenharia Econômica. Sistemas de amortização. Correção monetária. Métodos para comparação de alternativas de investimento: Valor Uniforme Equivalente (VAUE); Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); tempo de recuperação do capital (payback). Consideração dos efeitos da depreciação, do Imposto de Renda e da inflação. Avaliação de alternativas de investimento sujeitas a restrições orçamentárias (análise de portfólio). Conceitos de risco e incerteza. Principais métodos de análise de riscos: análise de sensibilidade, análise de cenários, árvore de decisão e simulação de Monte Carlo. Métodos de análise multicriterial: MAUT e AHP.

Ferramentas Estatísticas de Otimização de Processos: Distribuição de frequência; medidas de tendência central; medidas de variabilidade; probabilidade; distribuições de probabilidade discretas e contínuas; estimativas de parâmetros. Análise de sistemas de medição. Teste de hipóteses (teste t pareado, testes não paramétricos); amostragem estratificada e tamanho da amostra; tableas de contingências e teste do Chi-Quadrado. ANOVA de um fator; ANOVA para dados repetidos, projetos fatoriais com dois fatores, Blocagem e Quadrado Latino, projetos fatoriais 2K, Regressão Simples e Múltipla e Otimização Multivariada.

Análise Gerencial de Custos: Problemática da área de gestão de custos. Os grande princípios de custeio. Os principais métodos de alocação de custos: custo-padrão; centros de custos; Unidades de Esforço de Produção (UEP´s); custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing / Activity-Based Management - ABC/ABM); Time-Driven ABC (TDABC); Principais vantagens e / ou desvantagens de cada um deles. Orçamento matricial.

Ergonomia, Organização do Trabalho e Gestão da Segurança em Sistemas Complexos: Ergonomia e Organização do Trabalho. NR-17. Análise Ergonômica do Trabalho. Diagnóstico em Ergonomia. Aspectos físicos e fisiológicos do trabalho. Métodos para suporte de projetos hospitalares com abordagem ergonômica. Causas e investigação de incidentes. Medição de desempenho em segurança. Engenharia de Resiliência - uma nova filosofia para a gestão da segurança. Desenvolvimento de programas de capacitação em habilidades não-técnicas; treinamentos baseados em cenários; análise de tarefas cognitivas. Amaral Saurin.

Planejamento e Controle da Produção 1: Introdução à Logística: enfoque sistêmico, componentes do sistema logístico, planejamento logístico. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM). Previsão e gestão da demanda: modelos determinísticos e estocásticos. Gestão de estoques: importância, custos dos estoques, ferramentas de análise de estoques, estoques de segurança, nível ótimo de disponibilidade de produtos / serviços. Gestão da armazenagem e da movimentação de materiais: importância, armazenagem x estocagem.

Planejamento e Controle da Produção 2: Estudos de layout e de planejamento dos recursos de manufatura. Identificação e gestão da capacidade instalada. Modelos de apoio ao dimensionamento da estrutura física e da área necessária, bem como de definição de escalas e de necessidades de pessoal. Modelos de sequenciamento e de priorização de atividades.

Elaboração de Projetos de Pesquisa Aplicada: A disciplina consiste em apresentar e discutir os métodos científicos de pesquisa e suas diferentes derivações. São tratadas, também, questões práticas de organização, estruturação e requisitos básicos de uma monografia de especialização. Identificação e estruturação dos temas de pesquisa a serem desenvolvidos pelos alunos. Elaboração do projeto da monografia, detalhando problemática, objetivos, metodologia, bibliografia e cronograma de execução.

Sistema de Produção Enxuta: A disciplina aborda o Sistema Toyota de Produção (STP), também conhecido como Produção Enxuta (PE). Essa tecnologia de gestão vem sendo adotada por empresas de diversos setores (industriais e de serviços), proporcionando significativas melhorias dos índices de eficiência, qualidade e segurança. A disciplina apresenta conceitos, princípios e técnicas fundamentais da PE, enfatizando suas inter-relações e necessidades de adaptação aos ambientes de assistência à saúde (Lean Health Care).

Simulação de Produção: Oferecer uma visão atualizada dos aspectos importantes de um estudo de simulação. Discutir com os participantes a modelagem de processos produtivos e de serviços, bem como as diversas etapas envolvidas. Apresentar e discutir os resultados obtidos pelo uso da simulação computacional como forma de apoio à tomada de decisão em operações da área da saúde.

Gestão da Informação e do Conhecimento: Origem, contexto, base conceitual e definições relativas à Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento. A economia da informação e do conhecimento. Inovação e conhecimento. Modelos de Gestão do Conhecimento. Planejamento, execução e controle da Gestão da Informação e do Conhecimento em organizações. Projeto, representação e ferramentas para Gestão da Informação e do Conhecimento. Sistemas de Informação e tecnologias para Gestão da Informação e do Conhecimento. Síntese e tendências. Aplicações práticas e exemplos relevantes.

Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa: A disciplina fornece subsídios para orientar a implementação do projeto de pesquisa dos alunos. Exemplos illustrativos de monografias já desenvolvidas serão apresentados e discutidos. Acompanhamento das monografias por tutores previamente definidos. Elaboração de um projeto de implementação efetivo das pesquisas no ambiente do HCPA, com avaliação de seus impactos diretos e indiretos.