Home > Gestão de Projetos

GESTãO DE PROJETOS

ApresentaçãoCritérios para AdmissãoInscriçãoDocumentosVagas e Início das AulasRequisitos para Pós-GraduaçãoCorpo Docente e DisciplinasSúmula das DisciplinasCalendárioInvestimentoInformações Relevantes

1. Especialização em "Gestão de Projetos" - Edição 2018

Este manual contém informações acerca do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Gestão de Projetos - Edição 2018 (EGP), ofertado pelo Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O presente manual tem caráter informativo, sendo que alterações podem ocorrer a qualquer momento por orientação da Coordenação do DEPROT e / ou instâncias superiores.

A EGP requer a realização de 27 créditos (405 horas / aula) de disciplinas. Para a obtenção do título de Especialista é necessário que o aluno curse e seja aprovado (isto é, obtenha conceito C ou superior) em pelo menos 12 disciplinas de 30 horas e 3 disciplinas de 15 horas, e redija a monografia / artigo de conclusão do curso.

A secretaria do DEPROT situa-se à Av. Osvaldo Aranha, 99 / 5º andar, sala 504 - Porto Alegre, RS. CEP 90.035-190. Telefone (0xx51) 3308-3909, FAX (0xx51) 3308-4007, e-mail: secretaria@producao.ufrgs.br. A página eletrônica da Engenharia de Produção é www.ufrgs.br/producao. O e-mail da coordenadora do Curso é Istefani@producao.ufrgs.br.

Nas seções seguintes deste Manual, são apresentadas as instruções para inscrição no curso, os requisitos da Pós-Graduação e as súmula das disciplinas.

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

2. Critérios para Admissão

O ingresso no curso de Especialização em Gestão de Projetos está condicionado a fatores como desempenho do candidato em cursos anteriores (de Graduação e / ou Pós-Graduação), currículo, aderência, atual e futura, à área pretendida, e motivação. As características abaixo listadas devem ser vistas como diretrizes subjetivas para avaliação dos candidatos, não compondo pré-requisitos para ingresso no curso:

- Bom desempenho na Graduação e em cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização (preferencialemente nas áreas de Engenharia de Produção, Administração e afins);

- Conhecimentos em língua inglesa (nível de leitura);

- Conhecimento de informática e domínio dos sofwares Word e Excel.

3. Inscrição na EGP

A inscrição para seleção do curso de Especialização é feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição (seguindo instruções contidas na ficha). A ficha de inscrição encontra-se disponível para download no link acima. Não são aceitas inscrições por via postal.

O processo seletivo consiste da análise das informações curriculares na ficha de inscrição e entrevistas. As entrevistas ocorrerão na sede do Departamento, ou por telefone (em casos especiais). Data e horário das entrevistas serão informados no site da Produção. Agendamentos especiais devem ser solicitados junto à secretaria do Departamento, nos contatos citados anteriormente.

O período de inscrição para o curso de Especialização está apresentado na Figura 1.

 

Figura 1 - Calendário da seleção para o curso de Especialização - Edição 2018

 

ETAPA

De

Até

Agenda

Inscrições

01/11/2017

02/04/2018

Inscrições no site: www.producao.ufrgs.br

Entrevistas

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Matrícula

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Início das aulas

Previsto em 04 de abril de 2018

 

4. Documentos necessários para inscrição

- Preenchimento online da Ficha de Inscrição;

- Uma foto 3x4;

- Xerox do RG, CPF, Diploma de Graduação e do Histórico Escolar da Graduação (entrega no ato da entrevista).

Os documentos acima listados devem ser entregues à Secretaria do curso no momento da entrevista.

5. Vagas para o curso de Especialização em GP

O curso tem um total de 30 vagas. A oferta da ênfase está condicionada a uma turma com, no mínimo, 15 alunos.

6. Início do curso e horários das aulas

O curso está previsto para iniciar em 04 de abril de 2018. As aulas ocorrerão às quartas-feiras (das 19h00min às 22h30min) e às sextas-feiras (das 14h00min às 22h00min), duas semanas ao mês. Um dos diferenciais deste horário é concentrar as atividades em duas semanas subsequentes e liberar o aluno pelo restante do mês (OBS: haverá uma exceção no início do curso, havendo 3 semanas seguidas).

7. Requisitos para obtenção do Título de Especialista em GP

- Apresentação de trabalhos ou realização de provas para aprovação nas disciplinas;

- Aprovação mínima de 24 créditos em disciplinas até o final do primeiro ano de Especialização. Estudantes sem aprovação em disciplinas podem não ter como recuperá-los durante a edição. As súmulas das disciplinas encontram-se disponíveis na seção 9.1 deste manual. A aprovação em disciplinas é expressa na forma de conceitos A (excelente), B (bom), C (satisfatório) e D (insatisfatório). O curso é presencial, sendo necessário uma frequência mínima de 75% por disciplina.

- Elaboração de uma monografia / artigo de conclusão do curso, com tema definido pelo aluno, a partir dos conteúdos abordados durante a fase de créditos. O período previsto para a elaboração da monografia é de seis a sete meses. A monografia é desenvolvida mediante supervisão de Professor / Pesquisador Orientador indicado pelo DEPROT. Durante a fase de desenvolvimento do trabalho de conclusão o estudante é acompanhado pelo orientador e através do envio de documentos contendo o trabalho desenvolvido pelo aluno e seguido de indicações para melhorias.

8. Corpo Docente e Disciplinas

O currículo dos Professores pode ser consultado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq: www.cnpq.br.

 

Relação dos docentes e disciplinas do Curso de Gestão de Projetos:

Disciplina

Professor / Resposável

Instituição

Comunicação e Gestão de Stakeholders

Alejandro German Frank

UFRGS

Tópicos especiais 4: Ciclo de vida em Projetos e Gestão da complexidade

Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

UFRGS

Gestão de requisitos, escopo e qualidade

Carla Schwengber Ten Caten

UFRGS

Liderança e Gestão de Recursos Humanos em projetos

Claudia Medianeira Cruz Rodrigues

UFRGS

Análise e Gestão de Riscos

Joana Siqueira de Souza

UFRGS

Compreendendo a gestão de projetos

Istefani Carísio de Paula

UFRGS

Gestão de Portfólio na prática

José Luis Duarte Ribeiro

UFRGS

Controle Estatístico de Processos e Seis Sigma

Marcia Elisa Soares Echeveste

UFRGS

Gestão do tempo, custos e recursos do projeto

Mauricio Moreira e Silva Bernardes

UFRGS

Tópicos especiais 2: Gestão avançada de custos e tempo

Michel Jose Anzanello

UFRGS

Tópicos especiais 1: Teoria das Restrições e Mudança Organizacional

Ricardo Augusto Cassel

UFRGS

Tópicos especiais 3: Projetos Governamentais

Fabio Giordani

PMI-RS

Gestão organizacional de Projetos e o PMO - escritórios de projeto

Marco Antônio Kappel Ribeiro

PMI-RS

Negociação e contratos em Gestão de Projetos

Roberto Petry

PMI-RS

Revelando a Gestão de Projetos: uma experiência ativa

Thiago Regal da Silva

PMI-RS

 

9. Disciplinas do Curso de Especialização

O curso oferece 45 horas/aula em disciplinas de 15 horas (1 crédito) e 360 horas/aula em disciplinas de 30 horas (2 créditos), totalizando 405 horas/aula. Para obtenção do título de Especialista é necessário ter a carga horária mínima de 360 horas/aula. O cronograma das mesmas é estabelecido pelo DEPROT e obedece a uma lógica que facilita o desenvolvimento e aquisição do conhecimento.

9.1 Súmula das Disciplinas

Revelando a Gestão de Projetos - uma experiência ativa: Apresentar visão de diferentes tipos de projeto e complexidade. Panorama nacional das empresas e do seu preparo para a Gestão de Projetos (GP). Perfil profissional / vaor propiciado pela GP para a organização / empresa. Alinhamento de professores e alunos, dinâmicas colaborativas. Realização de projeto prático ilustrativo dos conteúdos. Revisão de mitos e verdades em GP.

Compreendendo a Gestão de Projetos: Conceitos básicos de projeto, gerenciamento de projetos, papel do gestor, valor do negócio entre outros. Influências organizacionais e a GP. Processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento da integração. A organização empresarial e a gestão de projetos. Planejamento de projeto. Áreas de conhecimento da gestão de projetos e a estruturação de um plano de projetos.

Comunicação e Gestão de Stakeholders: Processo de identificação das partes interessadas e mapeamento de expectativas. Planejamento do gerenciamento das partes interessadas. Gerenciamento do engajamento das partes interessadas de forma que estas contribuam para o projeto. Controle do engajamento das partes interessadas do projeto. Gestão das expectativas com ênfase em projetos complexos. Conceitos e princípios da comunicação interpessoal. A comunicação entre as pessoas, no âmbito objetivo, subjetivo e intersubjetivo, de ordem verbal e não verbal. Barreiras e fronteiras da comunicação humana. Inteligências múltiplas na comunicação. Tipologias e métodos específicos de comunicação. Gerenciamento e controle das comunicações do Projeto. Ruídos da comunicação, técnicas de engajamento, equipes em regiões / países diferentes.

Controle Estatístico de Processos e Seis-Sigma: Conceitos de Gestão Ágil de Projetos. O manifesto ágil. Principais metodologias e suas características. Comparativos entre métodos preditivos e métodos adaptativos. Papéis, artefatos e aplicação das metodologias ágeis em projetos. Comunicação visual e compartilhada, equipes e liderança em projetos ágeis.

Gestão de Portfólio na Prática: Métodos e ferramentas para a gestão de portfólio de projetos e seus componentes na organização. Estudo de viabilidade para priorização no portfólio dos projetos oriundos da estratégia. As diversas ferramentas de seleção e priorização de Projetos, como matrizes de decisão, AHP, critérios objetivos e subjetivos entre outros, ferramentas qualitativas e quantitativas. Decisão de iniciar ou não um projeto (Go / No Go). Avaliação de projetos em condições de incerteza. Análise de sensibilidade. Governança de portfólio de projetos. Elaboração e gerenciamento de roadmap e mix de projetos. Monitoramento de valor estratégico. Gestão de desempenho, mudança, comunicação e riscos em portfólios.

Gestão de Requisitos, Escopo e Qualidade: Conceitos fundamentais sobre o gerenciamento do escopo. Ferramentas e técnicas de coleta de requisitos e definição de escopo. Definição e decomposição do escopo para geração da EAP (Estrutura Analítica do Projeto) e dicionário da EAP. Ferramentas e técnicas de validação e controle de escopo. Conceitos e ferramentas da qualidade aplicados a projetos. Desenvolvimento de plano da qualidade adequado ao atendimento dos requisitos das partes interessadas, com ênfase no produto / serviço e na qualidade da gestão do projeto.

Análise e Gestão de Riscos: Conceitos fundamentais. O paradigma de incertezas. Riscos residuais e secundários. Plano de gerenciamento de riscos. Mapeamento e identificação de riscos. Plano de ação de resposta aos riscos (cenário). Análises e abordagens qualitativa e quantitativa dos riscos. Teoria da Utilidade. Planos de desvio (workarounds). Tolerância e aversão a riscos. Controle dos riscos do Projeto. Planos e reserva de contingência, reserva gerencial.

Gestão do Tempo, Custos e Recursos do Projeto: Planejamento da Gestão do Cronograma e do Orçamento. Definição e sequenciamento das atividades. Estimativa de recursos, custos e duração das atividades. Gestão das linhas de base de tempo e custo. Análises de desempenho (análise das tendências, método do caminho crítico, método da corrente crítica, análise de valor agregado). Métodos de estimativa de durações. Análise PERT através de sistema computacional. Métodos e tipologias de nivelamento de recursos. Desenvolvimento do cronograma com uso de ferramentas computacionais. Formas de controle do cronograma.

Gestão Organizacional de Projetos e o PMO - Escritórios de Projeto: Conceitos básicos de projeto, gerenciamento de projetos, papel do gestor, valor do negócio, entre outros. Influências organizacionais e a GP. Processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento da integração. A organização empresarial e a gestão de projetos. Planejamento de projeto. Áreas de conhecimento da gestão de projetos e a estruturação de um plano de projetos. Execução, controle e encerramento. Plataformas computacionais de acompanhamento de projeto.

Liderança e Gestão de Recursos Humanos em Projetos: Desenvolvimento do Plano de Recursos Humanos para o Projeto; Mobilização e desmobilização da equipe do projeto; Desenvolvimento da equipe do projeto, identificação de necessidades e formas de avaliação dos esforços de desnvolvimento; Gerenciamento da equipe do projeto, formas de manter, motivar e remunerar a equipe. Abordagem sobre a Liderança e Administração de Equipes. Perfil, habilidades e competências essenciais da Liderança focada em resultados, liderança para inovação. Tipos de liderança e seus impactos. Perfis pessoais e liderança situacional. Processo de feedback como ferramenta de aprendizagem e crescimento. Inovação e mudança organizacional. Negociação e gestão de conflitos em projetos. Processo de Mentoring e Coaching. Equipes de projetos tradicionais e equipes ágeis e de projetos inovadores.

Negociação e Contratos em Gestão de Projetos: Negociação na prestação de serviços. Relacionamento com cliente, compreensão de suas necessidades, escopo do projeto em situações de certeza e incerteza, tipos de contrato em caso de projetos tradicionais e ágeis. Contratos de confidencialidade, parceria e patentes em projetos de inovação. Modelos de propostas de projeto. Formatos de apresentação e venda de projetos.

Tópicos Especiais 1 - Teoria das Restrições e Mudança Organizacional: Visão geral dos conceitos envolvidos na Teoria das Restrições. Diferentes facetas e aplicações da TOC. Discute as abordagens da TOC para gestão de projetos e para a identificação e solução de problemas. Implicações da TOC em projetos de diferentes complexidades e em situações multiprojeto.

Tópicos Especiais 2 - Gestão Avançada de Custos e Tempo: Fatores que influenciam a qualidade das estimativas, diretrizes para estimar tempo, ferramentas aplicáveis, estimativas top down e bottom up, uso de bancos de dados para estimar, PERT, CPM e caminho crítico, curvas de aprendizagem para estimativas. Análise de viabilidade de projetos, Montagem de Fluxo de Caixa de Projetos, Avaliação de fluxos de caixa pelos métodos do Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. Gestão dos custos do projeto durante planejamento e execução.

Tópicos Especiais 4 - Projetos Governamentais: Características e especificidades de projetos no setor público. Panorama dos projetos públicos no Brasil. Gestão pública na área de projetos. Licitações, modalidades e bases legais. Monitoramento e controle no setor público. Gestão de custos e cronograma. Desafios em projetos públicos. Estratégias e políticas públicas e seus efeitos no gerenciamento de projetos.

Tópicos Especiais 4 - Ciclio de Vida em Projetos e Gestão da Complexidade: Conceituação de ciclos de vida. A aplicação de ciclos de vida conforme a área de aplicação. As relações entre fases. Modelos preditivo, adaptativo e incremental. Características, vantagens e desvantagens de cada modelo. Metodologias aplicadas ao ciclo de vida. Gestão da complexidade: explorar as etapas que as organizações realizam para melhorar o sucesso de programas e projetos complexos, aplicação de práticas de projetos de acordo com graus de complexidade; gestão do imprevisto, do inesperado, do complicado, natureza da complexidade, a ambiguidade em projetos.

10. Calendário

- As disciplinas serão ofertadas em um regime mensal. Neste regime as disciplinas são divididas em módulos de 30 horas concentradas em 2 dias da semana, às quartas e sextas-feiras, duas vezes ao mês. Inicia-se na quarta-feira à noite e na sexta-feira à tarde e à noite.

- O Cronograma de aulas estará disponível no momento da matrícula.

Início do Período Letivo: Março de 2018

Término do Período Letivo: Dezembro de 2019

Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão: de Janeiro a Dezembro de 2019

11. Investimento

Matrícula: R$ 895,00

Parcelas: 20 x R$ 895,00

12. Informações Relevantes

Os créditos obtidos junto ao curso não podem ser aproveitados para o Mestrado Profissional.