Home > CEGOSC

CEGOSC

O CEGOSC é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que desenvolve novos métodos para a gestão de operações em sistemas complexos. Atualmente, o dinamismo ambiental e o número de variáveis presentes na gestão de operações apresentam-se como um grande desafio para os gestores, pois os sistemas produtivos estão cada vez mais interligados e dependentes de outros sistemas. Com isso, a incerteza na tomada de decisão demanda que estes sistemas sejam resilientes para lidar com a complexidade organizacional. Percebe-se, no entanto, que os métodos tradicionais de gestão de operações possuem limitações para abranger o nível de complexidade frequentemente encontrado nos sistemas Hospitalares, indústrias petroquímicas, e na aviação, por exemplo. A partir desta lacuna teórica-prática, as ações do CEGOSC visam desenvolver e testar ferramentas mais adequadas à estes contextos.

 

Objetivos do Grupo:

Desenvolver e aperfeiçoar novos métodos para gestão de operações de sistemas complexos, contribuindo com o avanço científico e tecnológico do tema em questão.

 

Membros da Equipe:

Prof. Dr. Tarcísio Abreu Saurin

Pós-doutorado na University of Salford (2012), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Suas pesquisas têm ênfase nos seguintes temas: gestão da segurança e da produção em sistemas complexos; sistemas de produção enxuta e Engenharia de Resiliência. Nesses temas, atualmente tem participação como coordenador e / ou pesquisador em projetos de pesquisa aplicada junto a empresas dos setores de distribuição e geração de energia elétrica, assistência à saúde, manufatura e construção civil. Tais projetos contam com auxílio financeiro de empresas privadas e / ou agências de fomento à pesquisa, como FINEP, CNPq, FAPERGS e CYTED.

 

Caroline Brum Rosso

É mestranda em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. É Engenheira de Produção formada pela UFRGS. Possui atividades de assessoria e pesquisa nas áreas de lean healthcare e Engenharia de Segurança.

 

MSc. Marlon Soliman

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2014), e Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase na Avaliação de Desempenho Organizacional e Competitividade, e experiência na área de Engenharia Química, com ênfase no controle da Qualidade de produtos Petroquímicos e Combustíveis.

 

Natália Jaeger Basso

Experiência em manufatura em áreas estratégicas como planejamento, custos, processos, manutenção e qualidade. Graduada pela PUCRS em 2013 em Engenharia de Produção e cursando Mestrado Acadêmico na UFRGS desde 03/2015 também em Engenharia de Produção com dedicação exclusiva / bolsa CAPES.

 

MSc. Priscila Wachs

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Feevale, de Novo Hamburgo/RS, em 2008. Mestre e doutoranda em Engenharia de Produção, com ênfase em ergonomia e segurança do trabalho, pela UFRGS (2011).

 

Vanessa Becker Bertoni

Possui graduação em Administração de Empresas pela Unisinos (2013). Atualmente é pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS com enfoque na área de Gestão do Conhecimento, Comunidade de Prática e Redes Sociais. Trabalhou na Dell Computadores atuando nos setores de Serviços, Softwares e Periféricos do pré-venda, fornecendo suporte direto aos clientes internos e externos.

 

MSc. Wagner Pietrobelli Bueno

Doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS, mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSM e graduação em Administração pela UFSM. Possui experiência profissional em gestão da produção no setor manufatureiro. Atualmente desenvolve pesquisas na área de gestão logística hospitalar do Lean Healthcare.

 

Dayane Maximiano Carvalho Ferreira

Mestranda em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS e graduada em Engenharia de Produção pela UFJF (2014). Possui experiência profissional no setor ferroviário. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas do Lean Healthcare e Engenharia de Segurança.

 

Projetos de Pesquisa:

[2015-Atual] Desenvolvimento de Novos Métodos para Gestão de Operações em Sistemas Sócio-Técnicos Complexos: estudos no Hospital Moinhos de Vento.

[2011-Atual] Ampliação e Avaliação de um Programa de Capacitação em Habilidades de Resiliência no Setor de Distribuição de Energia Elétrica.

[2010-Atual] Método para gestão de riscos em processos de implantação da produção enxuta.

[2011-2013] Plataforma Computacional para Capacitação de Operadores de Usinas Hidroelétricas com Enfoque em Habilidades Não Técnicas sob a Perspectiva da Engenharia de Resiliência.

[2010-2012] Desenvolvimento de Método para Capacitação em Habilidades não Técnicas sob a Perspectiva da Engenharia de Resiliência.

 

Projetos de Extensão:

[2011-Atual] Projeto de Capacitação em Produção Enxuta

 

Colaboração com Empresas:

Hospital Moinhos de Vento

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Balanças Saturno

CEEE

 

Contato:

Prof. Dr. Tarcisio Abreu Saurin: saurin@ufrgs.br

Av. Osvaldo Aranha, 99 - 5º Andar - DEPROT/PPGEP - Bairro Bom Fim

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

CEP: 90035-190