Home > NECSSO

NECSSO

Os problemas com a segurança e a saúde no trabalho constituem-se em grandes preocupações no cotidiano das empresas. Tais conceitos estão intimamente ligados e indivisíveis, tratando de um mesmo contexto: da proteção e da saúde do trabalhador. A falta ou a ofensa a uma delas implicará na ocorrência da outra, de imediato ou em curto prazo, pois, também estão profundamente vinculados ao contexto sócio-econômico-cultural dos trabalhadores. Deve-se frisar ainda a carência de formação no Brasil, com relação aos profissionais atuantes em pesquisas na área proposta capazes de transferir diretamente às empresas os conhecimentos em gestão.
 
Nesse sentido, é preciso capacitar os atores envolvidos para a formação de uma cultura participativa de segurança, como fator fundamental para o estabelecimento de uma política de saúde e segurança que integre todas as áreas e níveis hierárquicos. É nesse âmbito que o NECSSO (Núcleo de Ergonomia e Capacitação em Segurança e Saúde Ocupacional) se insere, pois procura, através da formação de um núcleo especializado em segurança e saúde ocupacional, desenvolver e implementar pesquisas nas empresas, fundamentando a cultura em Ergonomia, saúde e segurança através da transferência de conhecimentos.
 
O Núcleo tem por objetivo a concepção e consolidação de um centro de referência em Ergonomia, segurança e saúde do trabalho. Através da formação de pesquisadores que possam implementar modelos de gestão em saúde ocupacional e segurança e de transferi-los a terceiros, ou seja, através da difusão do conhecimento pela atuação conjunta do setor empresarial e acadêmico.
 
O NECSSO foi concebido de forma a atender as demandas de pesquisa em duas frentes: formação de pesquisadores (formação do corpo técnico) e formação e capacitação nas empresas pela transferência (teórico-prática) dos resultados de pesquisas para os participantes destas.