Home > Capacitação em Produção Enxuta

CAPACITAçãO EM PRODUçãO ENXUTA

Projeto de Extensão em Capacitação Enxuta:
O Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da UFRGS promove atividades que incluem Palestras, Congressos, Cursos de curta duração e Pesquisas em Lean Production (Produção Enxuta, Sistema Toyota de Produção), com o objetivo de:

- Disseminar o conhecimento sobre as práticas mais modernas de excelência operacional utilizadas mundialmente;

- Promover o networking entre as empresas;

- Capacitar os alunos para o desenvolvimento de ações visando à transformação Lean nas empresas;

- Desenvolver conhecimento sobre a transformação Lean para melhorar a implantação e sustentação deste sistema nas empresas;

- Melhorar a competitividade das empresas gaúchas.

O Lean está baseado nos princípios e ferramentas do Sistema Toyota de Produção e tem demonstrado resultados satisfatórios em sua implantação em diferentes ambientes, como, por exemplo: aumento de produtividade, redução de custos, melhoria na qualidade e no nível de serviço. Para saber mais sobre a história de nosso projeto e empresas que já participaram de nossos cursos, siga o link de Edições Anteriores.
Caso queira fazer parte de nossa lista de e-mail e receber informações sobre os cursos e eventos Lean, favor preencher nosso formulário de cadastro.
Em caso de dúvidas, acesse nossa página de Perguntas Frequentes.
 
 
 
 
Cursos de Curta Duração:
Os nove cursos oferecidos são: Princípios Lean e Mapa de Fluxo de Valor; Gestão da Estabilidade na produção e Fluxo Contínuo; Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua; Sistema Puxado Nivelado e Troca Rápida de Ferramentas, e Liderança Lean. São abordados os princípios e práticas essenciais do Lean, organizados em uma sequência tradicional da implantação. Cada curso possui temas específicos e, assim, o aluno pode escolher aqueles que mais lhe interessarem e realizar na ordem que deseja.
Visando a melhor fixação do conhecimento e compreensão por parte dos alunos, os temas são desenvolvidos em aulas expositivas, debates, aplicações em ambientes simulados (com jogos educacionais), relato de experiências dos instrutores e exercícios utilizando casos reias com o auxílio de imagens e vídeos.
Nosso corpo docente reúne professores com experiência tanto prática, na implantação Lean em empresas, quanto acadêmica, onde atuam por instituições de ensino renomadas. Tais fatos facilitam a aprendizagem e disseminação dos conhecimentos, possibilidam a discussão da transformação Lean e exemplos em diferentes setores produtivos.
 
Agenda de Cursos 2019:
Obtenha mais informações sobre cada curso clicando na página de cada um contida na agenda abaixo:
 
 
Eventos e Cursos - Manufatura Mai  Julho  
Princípios Lean e Mapa de Fluxo de Valor
23 e 24   
Gestão da Estabilidade na Produção e Fluxo Contínuo   25 e 26 
Sistema Puxado Nivelado e Troca Rápida de Ferramentas (sem data prevista)    
Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua (sem data prevista)    
Liderança Lean (sem data prevista)    
 
 
 
 
O CEGOSC é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que desenvolve novos métodos para a gestão de operações em sistemas complexos. Atualmente, o dinamismo ambiental e o número de variáveis presentes na gestão de operações apresentam-se como um grande desafio para os gestores, pois os sistemas produtivos estão cada vez mais interligados e dependentes de outros sistemas. Com isso, a incerteza na tomada de decisão demanda que estes sistemas sejam resilientes para lidar com a complexidade organizacional. Percebe-se, no entanto, que os métodos tradicionais de gestão de operações possuem limitações para abranger o nível de complexidade frequentemente encontrado nos sistemas hospitalares, indústria petroquímicas, e na aviação, por exemplo. A partir desta lacuna teórico-prática, as ações do CEGOSC visam desenvolver e testar ferramentas mais adequadas a estes contextos.
 
Instrutores:
Prof. Dr. Tarcisio Abreu Saurin - Pós-doutorado na University of Salford (2012), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestrutura. Suas pesquisas têm ênfase nos seguintes temas: gestão da segurança e da produção em sistemas complexos; sistemas de produção enxuta e engenharia de resiliência. Nesses temas, tem participação como coordenador e/ou pesquisador em projetos de pesquisa aplicada junto a empresas dos setores de assistência à saúde, distribuição e geração de energia elétrica, construção civil e manufatura. Tais projetos contam com auxílio financeiro de assistência à saúde empresas privadas e/ou agências de fomento à pesquisa, como CNPq, FAPERGS, CAPES, FINEP e CYTED.
 
Prof. Dr. Guilherme Luz Tortorella - Professor adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Mecânico, Especialista em Gestão Empresarial (EA/UFRGS), Mestre, Doutor e Pós-Doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. Possui experiência na área de Sistemas de Produção e Sistemas de Qualidade, tendo lecionado nos programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS, ULBRA, PUCRS, UNOESC, FSG e ESADE como professor convidado. Além disso, possui 11 anos de experiência em Lean Manufacturing no ramo automotivo, dentre os quais desempenhou funções como Gerente Industrial e Gerente Regional Américas de Melhoria Contínua. Com vivência internacional em países como México, Inglaterra, Uruguai e EUA. É membro do comitê de Lean Manufacturing do Instituto Gaúcho de Estudos Automotivos, organizando seminários, capacitações e fóruns de melhoria contínua no âmbito de desenvolvimento da indústria automotiva.
 
MSc. André Seidel - É doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS, mestre em Administração de Empresas pela UNISINOS, especialista em Administração da Produção pelo PPGEP/UFRGS, e Engenheiro Mecânico pela UFRGS. É professor coordenador do curso de Engenharia de Produção do Unilasalle (Canoas/RS). Atua como professor convidado em MBAs de Adminstração e Engenharia de Produção pela UNISINOS, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Consultor de empresas desde 2008 e especialista em Produtividade. Atuou por 17 anos em empresas de ramos automotivo, aeronáutico e alimentos na gestão de produção, projetos e engenharia de produto.
 
Caroline Brum Rosso - É doutoranda em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS e Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS. É Engenheira de Produção formada pela UFRGS. Possui atividades de assessoria e pesquisa nas áreas de Lean Healthcare e Engenharia de Segurança.
 
MSc. Marlon Soliman - Doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS e Mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS (2014). Graduado em Engenharia Química pela UFSM (2013). Possui experiência profissional no setor petroquímico. Atualmente desenvolve pesquisas em Lean e sistemas complexos.
 
MSc. Wagner Pietrobelli Bueno – É doutorando em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS, mestre em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSM e graduação em Administração pela UFSM. Possui experiência profissional em gestão da produção no setor manufatureiro. Atualmente desenvolve pesquisas na área de gestão logística hospitalar de Lean Healthcare.   
 
Dayane Maximiano Carvalho Ferreira -  É mestranda em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS e graduada em Engenharia de Produção pela UFJF (2014).  Possui experiência profissional no setor ferroviário. Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Lean Healthcare e Engenharia de Segurança.
 
Priscila Wachs - É pós-doutoranda pelo PPGEP/UFRGS com pesquisas nas linhas de Lean Healthcare e de Engenharia de Resiliência na Saúde. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS. Graduada em Fisioterapia pela FEEVALE.
 
Matheus Perondi Merino - Graduando em Engenharia de Produção pela UFRGS. Atua como apoio técnico nas atividades administrativas dos cursos
 


> CURSO: SISTEMA PUXADO NIVELADO E TROCA RÁPIDA DE FERRAMENTAS
> CURSO: PRINCÍPIOS LEAN E MFV APLICADOS A SERVIÇOS DE SAÚDE
> PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE OS CURSOS
> CURSO: GESTÃO LEAN COM FOCO NO PACIENTE - SEGURANÇA DO PACIENTE E DO COLABORADOR
> CURSO: PRINCÍPIOS LEAN E MFV APLICADOS A SERVIÇOS DE SAÚDE
> CURSO: FERRAMENTAS AVANÇADAS DE GESTÃO LEAN APLICADAS A SERVIÇOS DE SAÚDE
> EDIÇÕES ANTERIORES
> CURSO: LIDERANÇA LEAN
> CURSO: GESTÃO DA QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA
> CURSO: GESTÃO DA ESTABILIDADE NA PRODUÇÃO E FLUXO CONTÍNUO
> CURSO: PRINCÍPIOS LEAN E MAPA DE FLUXO DE VALOR