Home > MBT – Gestão de Transportes (Não há previsão de turma para 2019)

MBT – GESTãO DE TRANSPORTES (NãO Há PREVISãO DE TURMA PARA 2019)

ApresentaçãoCritérios para AdmissãoInscriçãoDocumentosVagasRequisitos para Pós-GraduaçãoCorpo DocenteEmentas

1. MBT Gestão de Transportes

Este manual contém informações acerca do curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBT em Gestão de Transportes, com ênfase em Gestão de Transportes, ofertado pelo Departamento de Engenharia de Produção e Transportes (DEPROT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O manual apresenta:

I) critérios para admissão e desempenho; e

II) descrição do curso e seus objetivos.

O presente manual tem caráter informativo, sendo que alterações podem ocorrer a qualquer momento por orientação da Coordenação do DEPROT e / ou instâncias superiores.

O MBT requer um mínimo de 24 créditos (360 horas-aula) de disciplinas, sendo que estes não podem ser aproveitados para o Mestrado Profissional. Para a obtenção do título de Pós-Graduação Lato Sensu é necessário que o aluno curse e seja aprovado (isto é, obtenha conceito C ou superior) em, pelo menos, nove disciplinas, e redija a monografia de conclusão do curso. Estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu devem concluir a totalidade dos requisitos para conclusão do curso em um período de 15 meses. Não é permitido, segundo a legislação vigentena UFRGS, o trancamento desse nível de curso.

A secretaria do DEPROT situa-se à Av. Osvaldo Aranha, 99 / 5º andar, sala 504 - Porto Alegre, RS. CEP 90.035-190. Telefone (0xx51) 3308-3909, FAX (0xx51) 3308-4007, e-mail secretaria@producao.ufrgs.br. A página eletrônica da Engenharia de Produção é www.producao.ufrgs.br. O e-mail do coordenador do Curso de Especialização em Engenharia de Produção é cnodari@producao.ufrgs.br.

Nas seções seguintes desse Manual, são apresentadas as instruções para inscrição no curso, os requisitos da Pós-Graduação e as súmulas das disciplinas.

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

2. Critérios para Admissão

O ingresso no curso de Especialização em Gestão de Transportes está condicionado a fatores como desempenho do candidato em cursos anteriores (de graduação e pós-graduação), currículo, aderência, atual e futura, à área pretendida, e motivação. As características abaixo listadas devem ser vistas como diretrizes subjetivas para avaliação dos candidatos, não compondo pré-requisitos para ingresso no curso.

- Bom desempenho na Graduação e em cursos de Pós-Graduação em nível de especialização (preferencialmente na área de Transportes);

- Conhecimento em língrua inglesa (nível de leitura);

- Conhecimento de informática e domínimo dos softwares Word e Excel.

3. Inscrição e Seleção

A inscrição para seleção do curso de Especialização é feita através do preenchimento de uma ficha de inscrição (seguindo instruções contidas na ficha). A ficha de inscrição encontra-se disponível para download no link acima. Não são aceitas inscrições por via postal.

O proceso seletivo consiste da análise das informações curriculares na ficha de inscrição e entrevista. As entrevistas ocorrerão na sede do Departamento, ou por telefone (em casos especiais). Data e horário das entrevistas serão informados no site da Produção. Agendamentos especiais devem ser solicitados junto à secretaria do Departamento, nos contatos acima.

O período de inscrição para o curso de Especialização está apresentado na Figura 1.

 

Figura 1 - Calendário da seleção para o curso de Especialização

 

ETAPA

De

Até

Agenda

    Inscrições 

 Abertas

         13/06/2015

        31/07/2016

No Site

Entrevistas

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Matrículas

Em fluxo contínuo marcadas pela secretaria do curso

Início das aulas

05 de agosto de 2016 (Previsão)

 

4. Documentos necessários para inscrição e matrícula

- Preenchimento online da Ficha de Inscrição e cópia impressa da mesma;

- Uma foto 3x4;

- Xerox do RG, CPF, Diploma de Graduação e do Histórico Escolar da Graduação;

- Currículo na ficha de inscrição.

5. Vagas para o curso de Especialização em Gestão de Transportes

O curso tem um total de 30 vagas. A oferta da ênfase está condicionada a uma turma com, no mínimo, 15 alunos.

6. Requisitos para obtenção do Título de Especialista em Gestão de Transportes

- Apresentação de trabalhos ou realização de provas para aprovação nas disciplinas;

- Aprovação mínima de 24 créditos de disciplinas até o final do primeiro ano de Especialização. Estudantes sem aprovação em disciplinas podem não ter como recuperá-los durante uma mesma edição. A ementa das disciplinas encontra-se na seção 8.1 deste manual. A aprovação em disciplina é expressa na forma de conceitos A (excelente), B (bom), C (satisfatório) e D (insatisfatório);

- Elaboração de uma monografia / artigo de conclusão do curso, com tema definido pelo aluno, a partir dos conteúdos abordados durante a fase de créditos. O período para a elaboração da monografia é de seis a sete meses. A monografia é desenvolvida mediante supervisão de Professor / Pesquisador Orientador indicado pelo DEPROT.

Durante a fase de desenvolvimento do trabalho de conclusão, o estudante é acompnhado pelo orientador e através do envio de documentos contendo o trabalho desenvolvido pelo aluno e seguido de indicações para melhorias.

7. Corpo Docente e Disciplinas

O currículo dos Professores pode ser consultado na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq: www.cnpq.br.

 

Nome da Disciplina

Carga Horária

Docente Responsável e colaboradores

Titulação (*)

Diplimação

Análise de Investimento em Transportes

45

Luiz Afonso dos S.Senna

DO

LEEDS/UK

Análise Gerencial de Custos

30

Francisco José Kliemann Neto

DO

 

Gestão da Qualidade

45

Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

DO

PPGEP/UFRGS

Gestão de Frotas de Transporte Coletivo

35

Fernando Dutra Michel

ME

PUCRJ

Gestão de Frotas de Transporte Coletivo

10

Rafael Roco de Araújo

DO

PPGEP/UFRGS

Gestão de Pessoas e da Mudança

45

Ana Rita Facchini

DO

PPGEP/UFRGS

Gestão de Serviços

30

Ângela de Moura Ferreira Danilevicz

DO

PPGEP/UFRGS

 Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho

30

Cláudio José Müller

DO

PPGEP/UFRGS

Planejamento de Transportes

10

Christine Tessele Nodari

DO

PPGEP/UFRGS

Planejamento de Transportes

35

Helena Beatriz B. Cybis

DO

UL/UK

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

25

Christine Tessele Nodari

DO

PPGEP/UFRGS

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

15

Luis Antonio Lindau

DO

UL/UK

Tópicos Esp. em Transp. de Passageiros

5

Luiz Fernando N Chaves

ME

UFRN

Total horas aula

360

 

8. Disciplinas do Curso de Especialização

As disciplinas dos cursos de Especialização são pré-determinadas em razão do projeto do curso. O cronograma das mesas e estabelecido pelo DEPROT e obedece a uma lógica que facilita o desenvolvimento e aquisição do conhecimento.

8.1 Ementas das Disciplinas

Análise de Investimentos em Transportes: A disciplina visa fornecer ao aluno conhecimentos básico do setor de transportes a partir de uma visão econômica. O conteúdo programático inclui oferta e demanda por serviços de transporte; monopólio e oligopólio; elasticidade; custos da produção e custo marginal; concorrência perfeita em mercados tipo monopólio e avaliação sócio-econômica de projetos de tranportes.

Análise Gerencial de Custos: Conceitos, princípios e métodos de apuração de custos. Problemática de custeio e conceitos básicos; Princípios de custeio (Absorção Total; Absorção Ideal; Custeio Variável); Análise CVL (Custo-Volume-Lucro); Métodos tradicionais de custeio; custo-padrão e centros de custos; Métodos modernos de custeio; Activity-Based Costing (ABC) e Time-Driven ABC (TDABC); Apresentação de casos de aplicação em empresas de transportes.

Gestão da Qualidade: A disciplina enfoca conceitos macro e micro sobre qualidade enquanto fator de eficácia, eficiência e efetividade no processo de prestação de um serviço. Os assuntos a serem tratados envolvem: Conceitos básicos sobre qualidade; A concepção moderna de qualidade; A qualidade e o foco no cliente; Satisfação de clientes; Valor para os clientes; Serviços x Produtos; Ferramentas quantitativas e qualitativas para o gerenciamento da qualidade; Desdobramento da Função Qualidade; Planejamento da Qualidade.

Gestão de Frotas de Transporte Coletivo: A disciplina enfoca aspectos relacionados à gestão de frotas de transporte coletivo. Os assuntos tratados envolvem: Evolução dos sistemas de transporte público por ônibus; Importância da gestão de frotas para o desempenho da empresa; Especificação e avaliação de veículos; Planejamento operacional: análise da demanda, projeto da rede de serviço, determinação da frequência e da frota, escala de tripulações; Controle operacional; Acomodação de passageiros; Previsão e controle de custos operacionais; Planejamento e controle de manutenção.

Gestão de Pessoas e da Mudança: Novos cenários no mundo do trabalho e da gestão de pessoas. Gestão / Mobilização de Pessoas / Gestão da Mudança: aspectos técnicos e comportamentais relacionados aos desafios e impasses frente ao novo milênio. O modelo de Gestão de Processos. Características e Evolução. Fatores Condicionantes. O Modelo Competitivo. Papéis e Postura de RH. Gestão de Mudanças.

Gestão de Serviços: Definição e natureza dos serviços. Contextualização dos serviços dentro do ambiente macroeconômico. Diferenças e igualdades nas abordagens de gerenciamento de manufaturas e de serviços. Serviços como fonte de vantagem competitiva para as empresas no ambiente atual. As operações de serviços e suas particularidades. Qualidade em serviços. Gerenciamento de oferta e demanda em serviços. Estudo de casos de serviços.

Planejamento de Transportes: Metodologias de levantamento de dados, desenvolvimento e aplicação de modelos de planejamento de transportes, incluindo as etapas de geração, distribuição, divisão modal e alocação, previsão da demanda através de modelos desagregados, calibração e validação de modelos.

Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho: Evolução do pensamento estratégico. Conceitos básicos. Por que planejamento (administração) estratégico? Estruturação da condução do PE (Como fazer?). Deficiências no planejamento estratégico e necessidade de coordenação com a operação (Como saber se estamos no caminho?). Avaliação de Desempenho (Por que usar indicadores? Dimensões e níveis). Gerenciamento de Processos ou por Processos. Modelos de Medição de Desempenho.

Tópicos Especiais em Transporte de Passageiros: Nessa disciplina serão apresentados diversos tópicos relevantes ao setor de transporte por passageiros, apresentados pelo professor responsável e por professores convidados. Os tópicos a serem desenvolvidos são: Aspectos legais e institucionais do transporte de passageiros; Segurança viária; Tecnologia de transporte de passageiros; Marketing, comunicação social e relações públicas; Ética e responsabilidade social.

Licitações e Contratos Administrativos: A disciplina visa a situar o aluno no estudo dos Contratos Administrativos, enquanto base de atuação da administração pública. A partir de uma compreensão quanto aos limites de atuação da administração pública, a disciplina habilita o aluno a relacionar-se com a administração, fiscalizando as suas modalidades de atuação e exercício, sempre com base em um pensamento relativo à sua estrutura, finalidade e funcionamento, dentro do cenário de conformidade ao Direito, com foco na elaboração de contratos administrativos relacionados às atividades de trânsito e transporte. Os assuntos tratados envolvem: Premissas político-institucionais do estudo do Direito Administrativo; Necessidade de separação entre Estado, Governo e Administração; Contratos Administrativos (noção, principais normas aplicáveis, espécies, duração, prorrogação, rescisão e garantias, controle e fiscalização); Licitações (noção, principais normas aplicáveis, princípios aplicáveis, tipos e modalidades, dispensa e inexigibilidade).

9. Calendário

As disciplinas são divididas em módulos de 12 horas por semana, a serem ofertados às sextas-feiras, das 14h00min às 22h00min, e aos sábados, das 08h00min às 12h00min.

O cronograma de aulas estará disponível no momento da matrícula.

Início do Período Letivo:

Término do Período Letivo:

10. Investimento

Matrícula: R$ 850,00

Parcelas: 20 x R$850,00