Home > Informações Gerais

INFORMAçõES GERAIS

A administração acadêmica, sob a qual está alicerçado o curso de Engenharia de Produção da UFRGS, é realizada, em instância superior, pela Reitoria da Universidade e pela Pró-Reitoria de Graduação.

Em outra instância, a Escola de Engenharia e a Comissão de Graduação (COMGRAD) são responsáveis pela administração acadêmica.

A forma de ingresso é através do Vestibular, onde são oferecidas 66 vagas por ano, ou por meio de transferência interna.

O curso de Engenharia de Produção da UFRGS possui duração de 5 anos (10 semestres), onde conta com 540 horas de atividades extra-classe, sendo:

- Estágio Curricular Supervisionado, com carga horária de 240 h;

- Trabalho de Diplomação I e II, com carga horária de 300 h, segundo a nova estrutura curricular, já em vigor.

 

Adequação da Metodologia de Ensino à concepção do curso:

- As metodologias de ensino utilizadas pelos professores do curso seguem a concepção do curso e as recomendações das diretrizes curriculares, no sentido de estimular o trabalho individual e em grupo. São utilizados como métodos de ensino a prática em laboratórios, seminários, palestras, discussões em aula, trabalhos em classe e extra-classe e visitas a empresas.

Inter-relação das disciplinas na concepção e execução do currículo:

- Os conteúdos profissionais do curso foram pensados dentro de uma estrutura inter-relacionada de áreas que agrupam conteúdos afins.

- A disciplina de Atividades Complementares, estágios e Trabalhos de Diplomação concentram as práticas interdisciplinares por meio da utilização e aplicação dos conteúdos das várias disciplinas em atividades práticas em empresas, instituições técnicas, laboratórios, institutos de pesquisa e junto à Empresa Júnior.

- Os projetos de iniciação científica também funcionam como práticas interdisciplinares, à medida que estimulam a utilização e o aprofundamento de conhecimentos provenientes de várias disciplinas e áreas do conhecimento.

Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Gradução:

- Os alunos do curso de Engenharia de Produção da UFRGS são incentivados a participarem de projetos de iniciação científica através da conceção de bolsas e enquadramento em projetos dos professores do curso;

- As atividades de estágio são supervisionadas pelo professor responsável pelo estágio, por um orientador designado e por um supervisor designado na empresa ou instituição.

Existência de um sistema de autoavaliação do curso:

- O curso possui um sistema de autoavaliação, que ao final de cada semestre avalia as disciplinas, os professores e as instalações, a partir de um questionári que é respondido pelos alunos.

Atividades de extensão coordendadas e orientadas por professores do curso:

- As atividades são realizadas por intermédio da EPR (Empresa Júnior da Engenharia de Produção), que é administrada por alunos da graduação e conta com a orientação de professores e alunos da pós-graduação. A EPR desenvolve projetos junto à comunidade empresarial nas áreas de Sistemas de Produção, Planejamento e Controle da Produção, Projeto de Fábrica e Layout, Gerenciamento de Projetos, Gestão da Qualidade, Ergonomia e Organização do Trabalho, Programação e Pesquisa Operacional, Custos Industriais.

- Já foram desenvolvidos junto à EPR projetos com a Fundação ZooBotânica do Jardim Botânico de Porto Alegre, os Correios, a empresa Muri Linhas de Montagem, a empresa Forjas Taurus, a empresa Lunko Metalúrgica, a empresa Inbrape e a Companhia Vale do Rio Doce. O objetivo da EPR é o de possibilitar às empresas uma consultoria de qualidade e custos acessíveis e aos alunos a aplicação na prática da teoria e ferramentas aprendidas no curso.

Meios de divulgação de trabalho e produções dos alunos:

- Incentivo à participação em eventos vintulados à área, como o ENEGEP e o CBGDP; incentivo à participação no Salão de Iniciação Científica, Semana Acadêmica e Semana de Engenharia de Produção e Transportes, organizados pelo DEPROT e UFRGS.

- Na disciplina de Atividades Complementares os trabalhos são apresentados aos alunos no final do semestre.