Home > LASTRAN

LASTRAN

O novo cenário mundial, caracterizado pela flexibilização da produção, internacionalização dos mercados e integração de economias, como o caso do MERCOSUL, exige serviços eficientes de transporte de cargas e passageiros, tanto a nível urbano como regional. A importância estratégica dos transportes para o desenvolvimento requer a tomada de decisões embasadas em processos sistêmicos com forte base quantitativa.

As atividades profissionais em transportes, que se caracterizam pela interdisciplinariedade, envolvem desde análises de viabilidade e planejamento até a implantação e operação de sistemas multimodais. No LASTRAN, a ênfase é o desenvolvimento e uso de modelos computacionais e processos analíticos dedicados à solução de problemas de transportes. Pesquisas são desenvolvidas em estreita colaboração com demais áreas do PPGEP, Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Instituto de Informática, e outros centros nacionais e internacionais. Trabalhos são realizados para empresas do setor privado e órgãos governamentais.

Os programas de formação que contam com a participação do LASTRAN, incluem disciplinas de graduação no curso de engenharia civil e cursos de extensão, especialização e mestrado em transportes no PPGEP (desde 1991). A partir de 1998, dois novos cursos devem ser agregados: o mestrado profissional, voltado a técnicos atuando no mercado, e o doutorado, focado na formação de pesquisadores e acadêmicos.

Instalações

Os trabalhos e pesquisas desenvolvidos no LASTRAN focam o desenvolvimento e a aplicação de modelos computacionais. Além dos modelos formulados localmente, o laboratório conta com um acervo considerável de software dedicado à solução de diferentes problemas de transportes e tráfego, como o: ALOGIT (modelos comportamentais), MANTRA (planejamento de transportes), CONTRAM e SATURN (tráfego em área), NETSIM (tráfego em vias), SIDRA (interseções semaforizadas e não-semaforizadas), TRANSCAD (SIG aplicado a transportes). O LASTRAN conta com uma sala com equipamentos de multimídia e rede de micros, utilizada para treinamento.