Home > Pós Graduação

PÓS GRADUAÇÃO

A Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece todas as modalidades de ensino superior em Pós-Graduação, contemplando:
- Curso de Especialização (DEPROT);
- Mestrado Acadêmico (PPGEP);
- Mestrado Profissional (PMPEP);
- Doutorado (PPGEP).
A Pós-Graduação da Engenharia de Produção tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, e para a produção de conhecimento científico e tecnológico em suas áreas de concentração:
I) Sistemas de Produção;
II) Sistemas de Qualidade;
III) Sistemas de Transporte.
Estas três áreas de concetração reúnem cinco linhas de pesquisa:
I) Ergonomia e Segurança;
II) Gerência e Estratégias de Produção;
III) Gestão da Qualidade e Serviços;
IV) Qualidade e Desenvolvimento de Produtos e Processos;
V) Transportes e Logística.
 
Organização Acadêmica:
A estrutura curricular está composta por disciplinas que são cursadas de acordo com a melhor adequação do interesse do aluno e orientador às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa. A lista de disciplinas ofertadas atualmente, de natureza quantitativa e qualitativa, cobre não só o conteúdo fundamental das áreas de Produção, Qualidade e Transportes, mas também de várias de suas especialidades, revelando uma estrutura curricular abrangente. As ementas das disciplinas, bem como suas bibliografias, espelham o estado da arte e da prática nas diferentes áreas.
 
Organização Administrativa:
A Pós-Graduação da Engenharia de Produção é coordenada por um Conselho de Pós-Graduação, por uma Comissão de Pós-Graduação, por um Coordenador e por um Coordenador Substituto. As principais decisões são tomadas no âmbito da Comissão de Pós-Graduação, que é constituída por cinco orientadores permanentes do quadro da UFRGS e por um representante discente. As reuniões da Comissão de Pós-Graduação são registradas em atas assinadas por todos os presentes. Tanto a Comissão de Pós-Graduação como a Coordenação têm mandatos de 2 anos. O atual Coordenador do PPGEP/UFRGS é o Prof. Flávio Sanson Fogliatto, Dr. e do PMPEP é o Prof. Ricardo Augusto Cassel, Dr.
 
Corpo Docente:
O programa atualmente conta com quatorze professores, sendo treze pertencentes ao quadro permanente e um professor visitante (bolsa CNPq). Todos os professores do programa atuam em regime de Dedicação Exclusiva e possuem a titulação de Doutor, alguns com Pós-Doutorado. Vários professores do programa possuem bolsas de produtividade no CNPq.
 
Corpo Discente:
Atualmente o quadro discente do programa totaliza 92 alunos. Desse total, 40 são alunos que ingressaram em 2006 e, no momento, estão cursando disciplinas. Os demais 52 alunos ingressaram em anos anteriores e, no momento, encontram-se em orientação. Maiores informações sobre critérios de admissão ao programa podem ser encontrados na página Processo e Critérios de Avaliação de Candidatos.


> ESPECIALIZAÇÃO
> MESTRADO PROFISSIONAL
> MESTRADO ACADÊMICO
> DOUTORADO
> EDITAIS DE INGRESSO
> DISCIPLINAS E HORÁRIOS MA, MP E DT