Você está aqui: Página Inicial A PROGESP Avaliação de Desempenho

Avaliação de Desempenho

Decisão do CONSUN nº 939/2008 - Aprova o Programa de Avaliação de Desempenho para os Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Acesse aqui o Manual da Avaliação de Desempenho para Servidores Técnico-Administrativos em Educação

 

NGDs 2016/2018


Resultados da Avaliação de Desempenho


Formulários para casos especiais de avaliação:

 

A partir de 01/01/2018: Planilha para o cálculo da Avaliação Simplificada 

 

O que é a Avaliação de Desempenho?

Conforme a Decisão n° 939/2008 do CONSUN:

“(...) é um instrumento gerencial que permite mensurar os resultados obtidos pelo servidor e pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, previamente pactuadas com a equipe de trabalho, considerando o padrão de qualidade de atendimento ao usuário da UFRGS, com a finalidade de subsidiar a política de desenvolvimento institucional e do servidor.”

Quem participa?

- Servidores Técnico-Administrativos em Educação;

- Servidores Docentes em função de chefia;

- Usuários dos serviços (discentes, TAEs e docentes);

Importante: Servidores com menos de três meses de exercício na UFRGS no ano avaliado não participam da avaliação

Qual a periodicidade da avaliação?

Anual, ocorrendo no primeiro trimestre de cada ano, com base no desempenho do ano anterior.

O que são os Núcleos de Gestão do Desempenho (NGDs)? E quais suas atribuições?

São os facilitadores do processo de avaliação de desempenho. Dentre suas atribuições estão:

- prestar assessoria na aplicação da avaliação de desempenho na sua Unidade;

- acompanhar os prazos de aplicação da avaliação de desempenho;

- analisar e dar parecer sobre os pedidos de reconsideração impetrados no âmbito da sua Unidade;

- organizar os procedimentos para avaliação dos usuários de acordo com as políticas a serem definidas. 

Qual a composição do resultado final da avaliação de desempenho?

Servidor sem cargo de chefia:

- Auto-avaliação do Servidor TAE – 25%

- Avaliação do TAE pela Chefia Imediata – 25%

- Grau de Cumprimento de Metas – 40%

- Avaliação das Equipes de Trabalho – 5%

- Avaliação dos Usuários – 5%

Servidor com cargo de chefia:

- Avaliação da Chefia Imediata pela Equipe – 20%

- Auto-avaliação da Chefia Imediata – 15%

- Avaliação da Chefia Imediata pela Chefia Ascendente – 15%

- Grau de Cumprimento de Metas – 40%

- Avaliação das Equipes de Trabalho – 5%

- Avaliação dos Usuários – 5%

Obs: Avaliação das condições de trabalho: Esta avaliação se dá por meio de um formulário próprio, sendo o seu resultado a média das avaliações realizadas por cada membro da equipe. Considerando que as condições de trabalho podem afetar no desempenho dos servidores, esta avaliação é aplicada como fator de correção quando um servidor não atingir o valor mínimo para a progressão por mérito (300 pontos). Nestes casos, o sistema adiciona à nota final do servidor, como fator de correção, o resultado desta avaliação até o máximo de 50 pontos.

Como ocorre a Avaliação dos Usuários?

A avaliação se dá via Portal da UFRGS, a qualquer tempo (o período de avaliação ocorre de 1°/jan a 31/dez). Os usuários (todos aqueles que possuem cartão UFRGS) podem avaliar órgãos em qualquer nível da hierarquia, desde equipes até unidades.

O objetivo é avaliar o atendimento dos servidores técnico-administrativos pelos usuários dos serviços prestados.

Como pedir reconsideração do resultado final da avaliação de desempenho?

Cabe pedido de reconsideração do resultado final da avaliação junto ao NGD da unidade, e, em última instância, pedido de recurso ao Conselho Universitário – CONSUN.

 Em que condições o servidor se enquadra em “casos especiais”?

São considerados como “casos especiais” as situações em que o servidor não participa da avaliação completa via sistema e, portanto, é necessária a aferição do mérito de outra forma.

Há duas condições básicas que podem ser motivo de casos especiais:

• Licenças e afastamentos

• Remoção

O servidor será enquadrado automaticamente pelo sistema em “casos especiais” e cabe a ele entrar em contato com o NGD da Unidade onde ele se encontra atualmente para obter orientações sobre qual documentação deve ser apresentada ou se a aferição do mérito deverá ser realizada por meio dos formulários de avaliação simplificada.

Avaliação dos Usuários

Sobre o site | Diretivas de conteúdo | Intranet | Administração do site

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria - 4º andar - Campus Central - Porto Alegre/RS - CEP: 90046-900 - Fone: (51) 3308.3003
© 2010 PROGESP/UFRGS - Todos os direitos reservados.