Você está aqui: Página Inicial A PROGESP Cartão UFRGS

Cartão UFRGS

ORIENTAÇÕES SOBRE O CARTÃO UFRGS

 

OBJETIVOS DO CARTÃO:

O Cartão UFRGS é de uso interno da Universidade. Cada pessoa na Universidade receberá um cartão de identificação confeccionado em PVC contendo:

  • nome da pessoa;
  • fotografia;
  • identificação óptica em código de barra.

Será emitido um cartão único por pessoa, independente dos diversos vínculos que a pessoa mantém com a Universidade. Isto significa que uma pessoa que mantém simultaneamente os vínculos docente, técnico administrativo e aluno junto a Universidade receberá um único cartão de identificação.


QUEM TEM DIREITO:

  • servidores ativos da Universidade;
  • alunos de graduação, mestrado, doutorado, especialização e de ensino médio, fundamental e técnico;
  • alunos especiais da graduação e do pós-graduação;
  • colaboradores convidados e professores visitantes;
  • funcionários de fundações como FAURGS, FEENG e FLE;
  • servidores inativos da Universidade.

Essas pessoas devem estar com seus dados cadastrais regularizados nas unidades competentes (RH, DECORDI, PROPG, Escola Técnica, Colégio de Aplicação, FAURGS, FEENG, FLE) e devidamente atualizados no banco de dados da Universidade.


PRAZO DE VALIDADE:

Os vínculos e suas respectivas permissões ou possibilidades de acesso serão mantidos eletronicamente pelo sistema de informação responsável pelo cadastro de pessoas da UFRGS.


ONDE SERÁ UTILIZADO:

Com o uso do cartão de identificação poderá ser controlado o acesso de pessoas a locais restritos da Universidade. Nesses locais, podem ser instalados postos de identificação munidos de roletas acionadas pelo cartão de identificação e monitores de vídeo e computadores ligados ao cadastro único de pessoas da UFRGS para um reconhecimento da pessoa que está solicitando o acesso, bem como o seu perfil de autorização, conforme o vínculo que mantém com a Universidade. Este computador, ligado ao banco de dados de pessoas poderá permitir a identificação visual da pessoa (fotografia mostrada no vídeo) e se o seu acesso está liberado para o local em questão.

Assim, será usado por todos os sistemas da UFRGS que necessitam de um reconhecimento e identificação da pessoa para acesso e serviços. Os casos já previstos são:

  • Bibliotecas;
  • Restaurante Universitário;


COMO PODE SER OBTIDO:

A emissão dos cartões de identificação ficará restrita a um único local físico da Universidade em função dos recursos humanos e materiais necessários (impressora, scanner, câmera de vídeo, etc) e dos custos associados à instalação da infra-estrutura para esta emissão. Foi instalada uma CENTRAL DE IDENTIFICAÇÃO com responsabilidades pela emissão dos cartões de identificação.

O cartão pode ser emitido conforme as seguintes modalidades:

  1. via ficha padronizada (Somente Alunos de Educação à Distância): através de encaminhamento por parte das Unidades de Ensino e outros Órgãos da Universidade de uma ficha padronizada com os dados pessoais, onde o interessado colará uma fotografia. Não estão obrigados ao cumprimento desta determinação os estudantes considerados carentes pela Secretaria de Assuntos Estudantis, que devem dirigir-se diretamente à Central de Identificação. Clique aqui para imprimir a ficha padronizada.

  2. via captura presencial: diretamente na Central de Identificação por solicitação do interessado, quando do ingresso na Universidade, momento em que sua imagem pessoal será capturada via câmera de vídeo. Essa modalidade será utilizada também em casos de perda, extravio ou roubo do cartão.

Passos para obter a Guia de Recolhimento da União para emitir a 2º via do cartão UFRGS.

Modelo de preenchimento da GRU.

 

Localização da Central de Identificação:

Prédio 1255, campus Central, ao lado do Posto do Banco do Brasil - Telefone: (51) 3308-3038

« Maio 2017 »
Maio
SeTeQuQuSeSaDo
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031
Sobre o site | Diretivas de conteúdo | Intranet | Administração do site

Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria - 4º andar - Campus Central - Porto Alegre/RS - CEP: 90046-900 - Fone: (51) 3308.3003
© 2010 PROGESP/UFRGS - Todos os direitos reservados.