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Perguntas e Respostas - Plano de Saúde UNIMED

Perguntas:

Respostas:

  • Como aderir ao Plano de saúde?
  • Será exigido um período de carência para utilização dos serviços do Plano contratado?
    Para servidores recém ingressados ou redistribuídos haverá isenção de carência se aderirem ao plano dentro do período de 100 dias, contados a partir do ingresso ou redistribuição.
  • Qual o período de carência para os planos regulamentados?
  • 24 horas – Para acidentes pessoais, urgências/emergências em pronto-socorro.

    30 dias – Consultas eletivas e exames de análises clínicas, exames anatomopatológicos e citológicos (exceto necropsia), raio-x simples e contrastados, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ultra-sonografia.

    60 dias – Fisioterapia.

    180 dias – Internações (urgência, emergência, eletivas, casos de saúde mental, exceto para partos); consultas ou
    sessões de fonoaudiologia, nutricionista, psicoterapia e terapia ocupacional.

    300 dias – Partos e intercorrências no processo gestacional.

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  • Em que momento o titular poderá solicitar o cancelamento do seu Plano de Saúde? 
  • O beneficiário titular poderá solicitar seu desligamento do plano (até o dia 15 de cada mês para exclusão no último dia do mês em curso, e após dia 15 somente para último dia do mês seguinte, lembrando que é pós pgto, ou seja, vai gerar fatura no mês seguinte ao desligamento) ou de qualquer um de seus dependentes ou agregados, sem prejuízo da cobrança de eventuais débitos junto à operadora. A exclusão do beneficiário implicará a exclusão de todos osseus dependentes (agregados).

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  • Como devo proceder para incluir dependentes no meu plano de saúde?

    Para realizar a inclusão, somente o contratante ou procurador legal, devendo comparecer a Unimed (Av. Venâncio Aires, 1040, no setor de cadastro, térreo, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 19h). Esta solicitação de inclusão também poderá ser encaminhada nas Lojas (exceto loja do Centro) e nas Coordenadorias. Caso o contratante esteja fora da área de ação da Unimed Porto Alegre e não possa fazer a inclusão em alguma Loja, Coordenadoria ou Sede, este poderá encaminhar a inclusão por meio de um procurador legal.

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  • Quem pode ser beneficiário do Plano de Assistência à Saúde?

     Conforme art. 4º da Portaria Normativa SRH nº 05, de 11 de outubro de 2010:

    Como Titulares:

    Todos os servidores ativos, ocupantes de cargos efetivos, de cargos comissionados ou de natureza especial e de emprego público da UFRGS, bem como os servidores aposentados e pensionistas.

    Como Dependentes:
    - o cônjuge, o companheiro ou companheira na união estável;
    - o companheiro ou a companheira na união homoafetiva, obedecidos os mesmos critérios adotados para o reconhecimento da união estável;
    - os pensionados (pessoa separada judicialmente, divorciada ou que teve a sua união estável reconhecida e dissolvida judicialmente, com percepção de pensão alimentícia);
    - os filhos, enteados e aqueles que estejam sob guarda ou tutela judicial, solteiros, de até 21 anos (vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;
    - os filhos, enteados e aqueles que estejam sob guarda ou tutela judicial, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação.

    Observações:
    • A existência de dependente na condição de cônjuge ou companheiro desobriga a assistência à saúde do dependente pensionado.
    • O pensionista não pode incluir dependentes (dependentes nas mesmas condições que estavam podem continuar, e respeitando as condições acima poderão ser incluídos como dependentes).

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  • O titular pode contratar modalidades diferentes de Plano de Saúde para dependentes? 

    Não. Os dependentes deverão estar vinculados à modalidade escolhida pelo titular.

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  • Como deve ser feita a inclusão de recém nascido no plano de saúde? 

    A inclusão deve ser feita até trinta dias de realização do parto coberto pelo plano, para que não haja a exigência de prazos de carência e preenchimento de declaração de saúde. Até o 30º dia, após o nascimento, a criança poderá ser atendida com o cartão magnético da mãe, desde que o parto tenha sido coberto pelo plano. É assegurada a inscrição de filhos adotivos menores de 12 (anos), nas mesmas condições de cobertura do adotante, inclusive com o aproveitamento dos períodos de carências já cumpridos, exceto para doenças pré-existentes, desde que a inscrição seja efetuada no prazo de até 30 dias após a adoção e seja apresentado o termo de formalização da adoção ou do termo de guarda para fins de adoção.

    Documentos necessários: Certidão de Nascimento e CPF.

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  • No caso de morte do titular, os seus dependentes poderão permanecer no Plano?

    Sim, desde que sejam seus dependentes legais e seja solicitada a permanência no prazo de 30 dias após o óbito do titular junto à operadora. O BF-Benefício Família é apenas no Unimax, que dá direito a 5 anos sem custo para os dependentes legais.

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  • O servidor que não aderir no primeiro momento ao plano contratado pela instituição poderá fazê-lo posteriormente?
    Sim. Poderá aderir a qualquer tempo, porém terá que cumprir o período de carência estabelecido no contrato.
  • Haverá exigência de período de permanência quando o titular desejar trocar de modalidade de Plano de Saúde?
    Sim. A permanência do titular ou de seus dependentes em qualquer uma das modalidadesde plano previstas será de, no mínimo, 01 (um) ano.
  • Qual será o valor de co-participação? 
    O valor de co-participação nas consultas médicas, inclusive as de urgência e emergência, corresponderá a R$16,00 e será cobrada junto com a mensalidade do plano.
  • O que é o cartão de beneficiário – “carteirinha”? 
  • Logo após a adesão no plano (ou após o cumprimento da carência), o beneficiário (titular e/ou dependente[s]) recebe uma “carteirinha” de identificação que deve ser apresentada cada vez que forem usados os serviços da Unimed. Este cartão é enviado para o local de endereço informado pelo usuário. É obrigação de o usuário portar a carteirinha para seu melhor atendimento. No entanto, na falta do cartão do beneficiário, pode ser apresentada a carteira de identidade (RG) ao funcionário do consultório médico, ou do laboratório para que este faça contato com a Unimed a fim de verificar a situação do mesmo. Atenção:Informamos que a carteira do Plano Unimed terá validade até o ano subseqüente de inclusão ao plano. Informações pelo telefone 0800 5104646.
  • Como solicito a segunda via de cartão do meu plano familiar? 
  • Preferencialmente em uma das lojas de atendimento, ou por meio da Central de Relacionamento da UNIMED no telefone 0800-5104646.
  • Quais são os direitos dos beneficiários?
  • O beneficiário titular e seu(s) dependente(s) têm direito a atendimento exclusivamente: 
    a) Por médicos cooperativados com a Unimed, de sua livre escolha, dentro de uma relação disponível pela mesma e de ampla divulgação (exceção Plano Unifácil);
    b) Por serviços credenciados (exames simples e complementares) nas coberturas contratuais, desde que necessários ao diagnóstico e solicitados por médico cooperativado. Em vários casos estes serviços credenciados (exames simples e complementares) necessitam ser autorizados pela Unimed.
  • Quais são as obrigações dos titulares?
  • São obrigações dos titulares: 
    a) Manter-se em dia com os pagamentos das mensalidades;
    b) Verificar se os dados contidos nos cartões dos beneficiários (“carteirinhas”) estão corretos;
    c) Apresentar a “carteirinha” nos consultórios médicos, laboratórios, hospitais, etc, acompanhada da carteira de identidade (RG).
    d) Comunicar imediatamente a Unimed a perda ou furto do(s) cartão(ões) do(s) beneficiário(s), apresentando a ocorrência policial; e) Contribuir para o pleno êxito do plano.
  • Como faço para marcar uma consulta? 
  • Clientes que possuem o plano Unifácil devem agendar consultas pelo telefone 0800-6424949. Clientes dos planos Unimax ou Unipart devem agendar a consulta diretamente no consultório médico escolhido.
  • Como entro em contato com a Unimed Porto Alegre?
  • Conheça as formas de entrar em contato com a Unimed Porto Alegre: Central de Relacionamento com o cliente: 0800-5104646 Central de Relacionamento Unifácil:0800-6424949
  • Como marcar exames no Centro Diagnóstico da Unimed? 
  • Entre em contato com a Central de Atendimento do Centro Diagnóstico Unimed (51) 2136-4100.
  • O que é o SOS – Unimed?
  • É mais um serviço colocado à disposição dos usuários (desde que contratados individualmente) tendo como campo de atuação, no momento, restrito a Porto Alegre. O SOS – Unimed é um serviço de atendimento móvel préhospitalar (emergência médica), com: 
    • Ambulâncias especiais;
    • Motos e carros de apoio;
    • Central de apoio 24 horas;
    • Veículos rastreados por satélite.

A carência é de 10 (dez) dias. Tem custo de R$ 8,00 (oito reais) por beneficiário, por mês, cujo valor pode ser incluído e cobrado nas formas já usadas (débito em conta corrente e boleto bancário, sem custo adicional). Será corrigido juntamente com o assistencial nos mesmos índices.

  • Qual o telefone do SOS? 
  • O telefone do SOS Emergências Médicas é o 0800-7070 007 O SOS presta os seguintes serviços:
    - Aconselhamento médico por telefone, 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados;
    - Atendimento pré-hospitalar domiciliar de urgência e emergência;
    - Remoções terrestres de urgência e emergência;
    - Remoções terrestres eletivas (somente em emergências por ocasião de atendimento).
    - Remoções aeromédicas. Não tem esta cobertura, somente no plano Unimax, por pedido e necessidade médica. 
    Os serviços de remoção ou atendimento domiciliar são identificados pelo médico regulador, que colhe os dados clínicos do paciente e define o serviço mais adequado. 
    Estes serviços são exclusivos para clientes SOS.
  • Caso não haja atendimento pela Unimed no hospital da cidade, como fica uma internação de urgência?
  • Quanto ao atendimento fora da área de ação da Unimed Porto Alegre, tem que ser visto na Unimed da região a qual atenderá através de nosso intercâmbio. A emergência caracteriza-se pelas primeiras 12h em ambulatório, ou até a baixa hospitalar, o que ocorrer primeiro. Caso seja necessária a internação, terá de ser encaminhada aos hospitais credenciados e o translado não é coberto pelo plano.
  • O atendimento de urgência é cobrado? 
  • Para todo atendimento de urgência é computada uma consulta médica para o usuário.
  • Como obtenho informações sobre valores de planos?
  • Informações sobre os valores de planos Unimed Porto Alegre são disponibilizados por nossos consultores de vendas, que atendem por meio da nossa Central de Relacionamento 0800-5104646 (opção 05) em horário comercial, se segunda-feira a sexta-feira, ou presencialmente no seguinte ponto de atendimento: Av. Venâncio Aires, 1040, Bom Fim – Porto Alegre. Informações sobre valores também estão disponíveis no site http://www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/paginas/novo-plano-de-saude link Modalidades Oferecidas e Valores.
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