Instruções de Estágio

Instruções de Estágio

 

Informações gerais sobre estágios

O estágio é uma atividade supervisionada, relacionada com a área de estudos do Curso do estagiário, que integra sua formação acadêmica. Seu objetivo é proporcionar experiência profissional ao estudante, visando “ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (conforme o Art. 1º, §2º da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, Lei Federal que estabelece normas para estágios no Brasil).

O estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório, sendo que o primeiro é exigido para a formação do estudante, e o segundo é opcional, acrescido à carga horária regular e obrigatória do curso, como crédito complementar.

A UFRGS possui um sistema informatizado para os estágios não obrigatórios dos alunos de Graduação, o SEU – Sistemas de Estágios da UFRGS, acessado para cadastramento do estágio pela empresa concedente do estágio ou pelo agente de integração que faz a relação entre empresas e universidades, desde que tenham convênio com a UFRGS. Algumas empresas e alguns órgãos concedentes têm sistemas próprios e não usam o sistema da UFRGS.

A UFRGS usa o Sistema de Graduação para vínculo ao estágio obrigatório e aos estágios de docência das Licenciaturas. Os estágios de docência das licenciaturas têm matrícula pela internet, juntamente com as demais matrículas em disciplinas. Os estágios obrigatórios dos demais cursos de graduação podem ter matrícula pela internet, juntamente com as demais matrículas em disciplinas, ou ter matrícula individual, junto à Comissão de Graduação.

 

Na UFRGS, o setor de estágios funciona no Atendimento PROGRAD (Avenida Paulo Gama, 110, Anexo I da Reitoria) com horário de atendimento das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00

 

Telefone: (51) 3308 3371

 

E-mail: estagios@prograd.ufrgs.br

Ações do documento