Você está aqui: Página Inicial Quem somos

 

Participantes do Projeto Amora

 

Anualmente, são cerca de 90 alunos do Colégio de Aplicação envolvidos no Projeto Amora. Eles estão distribuídos em três turmas, mas, em boa parte do tempo, participam de atividades conjuntas sem distinção de turma ou série.

 

Professores do Colégio de Aplicação envolvidos no Projeto Amora 2017

 

Aline da Silveira Becker Lattes

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha de Pesquisa Estudos sobre Infâncias e no eixo temático Cultura Visual e Infância. Bacharel em Artes Plásticas (1993) e graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999).Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFRGS.

 

Bruna Emerim Krob Lattes

Cursou licenciatura em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é mestra em História Social pela mesma instituição. É professora da rede estadual de ensino básico do Rio Grande do Sul e professora substituta no Colégio de Aplicação da UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: escravidão, emancipação, liberdade e História social do trabalho.

 

Clarissa Brunet Lattes

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ; graduada em Licenciatura em Letras pela UFRGS; especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco, especialista em Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou, como professora de língua francesa, durante 13 anos na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Atualmente é professora de francês no Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino e Aprendizagem Língua Estrangeira - francês.

 

Gabriela Hoffmann Lopes Lattes

Possui Graduação em Letras pela UNISINOS (2006) e Mestrado em Teoria da Literatura pela PUCRS (2008). Tem experiência em pesquisa e em licenciatura na área de Letras, com ênfase em Alemão e Literatura. Atualmente é Professora efetiva de Língua Alemã no Colégio de Aplicação da UFRGS.

Ivana Kátia de Souza Ferreira Lattes

É Mestre em Letras, na área de Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS (2011). É especialista em Educação Psicomotora pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, FAPA (1997). É Bacharel em Letras pela PUCRS (1984) e Licenciada em Letras pela FAPA (1996). No Bacharelado, cursou Tradutor-Intérprete, com habilitação para duas línguas estrangeiras: língua inglesa e língua francesa. Com a Licenciatura, obteve habilitação para Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, bem como para Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, desde 1996.

 

Josmael Corso Carmona Lattes

Doutorado em Ciências (2015) e Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Realizou estágio durante o doutoramento na Universidade de Cambridge (Inglaterra) sob supervisão do Prof. Dr. Nicholas Mundy. Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008), bolsista do Programa de Educação Tutorial PETBIO. Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Tem experiência em biologia evolutiva, com ênfase em evolução molecular da produção e percepção da coloração em vertebrados. Possui interesse em ensino de ciências, formação de professores da educação básica, divulgação e história da ciência. Desenvolve proposta de uso de vídeos no ensino de biologia e ciências. Atualmente é professor substituto junto ao Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp-UFRG).

 

Maíra Suertegaray Rossato Lattes

É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003 e 2000, respectivamente). Possui mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Geografia pela mesma Universidade. A tese defendida em abril de 2011 intitula-se Os climas do RS: variabilidade, tendências e tipologia. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, locada no Colégio de Aplicação e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia nesta Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: geografia, ensino de geografia, climatologia geográfica e geomorfologia. Em 2009 ingressou na área da literatura infantil, lançando livros abordam temas da Geografia de maneira lúdica.

 

Marlusa Benedetti da Rosa Lattes

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: atividades integradas entre a Matemática e a Física, Matemática e Arte, processos de aprendizagem mediados pela tecnologia.

 

Milton Roberto Ise Colonetti Lattes

Doutor em Teoria da Literatura (PUCRS, 2014) com tese sobre os agentes e o campo literário brasileiro na primeira década do século XXI, mediante a introdução do conceito de Incubadora Literária. Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS, 2010) com dissertação sobre o contexto histórico da editora Livros do Mal. Licenciado em Português e Literatura Brasileira (UFRGS, 2007) com monografia que apresenta uma análise semiótica da obra de Valêncio Xavier. Coordenou o núcleo PUCRS do Grupo de Literatura Brasileira Contemporânea (PUCRS-UnB, 2012-2014). Ocupou o cargo de pesquisador sênior no Acervo Literário Dyonelio Machado, ligado ao DELFOS - Espaço de Documentação e Memória Cultural (PUCRS, 2010-2012). Ocupou o cargo de editor executivo da revista Nau Literária (UFRGS, 2010-2013) e atualmente participa do corpo editorial da mesma revista. Membro do Grupo de Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (UnB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Crítica Cultural, Literatura Brasileira Contemporânea e Campo Editorial. Também possui experiência na área de Sistemas de Informação e Editoração Eletrônica.

 

Mônica Torres Bonatto Lattes

Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas (1999), Mestre em Artes Cênicas (2009) e Doutora em Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora no Colégio de Aplicação na mesma universidade. Desde 2013, integra o grupo de pesquisa GETEPE - Grupo de Estudos em Educação Teatro e Performance, composto por professores-pesquisadores, atores-pesquisadores e estudantes da UFRGS e da UERGS, coordenado pelo Prof. Dr. Gilberto Icle e pelo Prof. Dr. Sérgio Andrés Lulkin. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, educação, performance, vídeo e ensino de teatro. Associada à ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas.

 

Nara Beatriz Kreling da Rosa Lattes

Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1975); especialização em Aconselhamento Psicológico pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1977); especialização em Psicodrama pela Fundação Federal da Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre (2005); Curso de Mestrado em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos Cognitivos no Centro Universitário Ritter dos Reis. Atualmente é professora efetiva concursada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Ensino Básico como orientadora educacional no Colégio Aplicação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Formação de Professores e Trabalhos Grupais com crianças, adolescentes, professores e famílias. Atua principalmente nos temas: Relação Família e Escola, Relação Professor e Aluno, Processo ensino-aprendizagem, Adolescência, Coordenação de Grupo, Orientação Profissional, Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas na Escola.

 

Rosália Procasko Lacerda Lattes

Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora dos Laboratório de Estudos Cognitivos-LEC/UFRGS e Laboratório de Estudos a Distancia-CAp/UFRGS. Graduação em Licenciatura Plena em Letras Hab. Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Concluiu o doutorado (2013) no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação pela UFRGS, sob a orientação da Profª Léa Fagundes e a coorientação do Prof. Jose Valdeni de Lima.

 

Stela Maris Vaucher Farias Lattes 

Professora de Educação Física do Projeto Amora (CAp/UFRGS) desde 2008. É graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), possui mestrado (2006) e doutorado (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação - PPGEdu/UFRGS. Tem experiência docente nas redes privada e pública de ensino. Atualmente é integrante do grupo de pesquisas do NECAEA/UFRGS (Núcleo de Estudos sobre Coordenação das Ações e o Ensinar Aprender). É colaboradora da pesquisa sobre as contribuições da Epistemologia Genética para práticas escolares e integrante do projeto de extensão: Aprendizagem no contexto escolar: possibilidades de construção. Tem realizado formações de professores em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul no atendimento de jovens de 15 a 17 anos que ainda não acederam ao Ensino Médio.

 

Voltar
Ações do documento