Apresentação

Algumas denominações:
– do programa: Programa Premium;
– da bolsa: Bolsa IE-Multi;
– da infraestrutura multiusuária: IE-Multi;
– do aluno: Bolsista IE-Multi.

No âmbito do PROGRAMA REDE DE EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E INSUMOS MULTIUSUÁRIOS PARA PESQUISA, o Programa Premium da UFRGS está direcionado ao apoio de recursos humanos para Infraestruturas Multiusuárias voltadas à pesquisa. Neste sentido o programa oferece cotas de bolsa, cujo objetivo é investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias ao atendimento técnico da IE-Multi da UFRGS.
Sob a orientação de um pesquisador, a bolsa IE-Multi possibilita aos alunos de graduação com potencial de aprendizado, atuarem na operação de equipamentos, atendimento técnico a usuários e à produção de insumos para a pesquisa. A proposta busca dar qualificação ao Bolsista Premium em tecnologias avançadas e, ao mesmo tempo, espera-se deles uma importante contribuição para pesquisa de terceiros, por meio do oferecimento de seus serviços.
O Programa Premium define a IE-Multi como uma infraestrutura que presta atendimento sistemático a usuários de no mínimo, duas unidades da UFRGS, tendo como funções: a realização de medições, ensaios e análises; produção de amostras/substratos/cobaias para pesquisa; entre outros. A IE-Multi caracteriza-se como aquela infraestrutura que oferece apoio ao desenvolvimento da pesquisa por professores, técnicos e alunos da UFRGS, assim como às demais instituições de pesquisa externas.
A infraestrutura apta a receber a bolsa deve ter atendimento amplo a pesquisadores no âmbito da UFRGS. Serão contempladas aquelas que demonstrarem o caráter multiusuário de sua estrutura técnica e operacional, a partir da apresentação de planilha de atendimento multiusuário anterior, endereços de planilhas eletrônicas públicas para reserva de uso, lista de usuários, frequência de uso, entre outras que comprovem o atendimento multiusuário.
A IE-Multi contemplada incluirá na sua homepage: as informações que identifiquem o seu caráter multiusuário; a logomarca do Programa Premium; a relação dos equipamentos multiusuários atendidos pelo Bolsista Premium e: a publicização do sistema de agendamento do atendimento multiusuário da IE-Multi.
Considerando a quantidade de bolsas oferecidas por edição, a Bolsa IE-Multi será concedida à IE-Multi que atender aos termos do edital vigente. A IE-Multi, contemplada em editais anteriores, cuja cota tenha término de vigência no ano de novo edital, deverá solicitar nova cota, uma vez que cada cota possui vigência máxima de 02 anos. O Comitê local do Programa Premium considerará para a seleção, a avaliação dos relatórios anteriores, os quais balizarão o novo pleito.