Capes divulga vencedores do prêmio de Teses 2013

Os vencedores do prêmio Capes de Teses 2013 foram divulgados. A UFRGS teve três trabalhos destacados e quatro menções honrosas.

Na área de Arquitetura e Urbanismo, venceu Sergio Moacir Marques do PPG da Arquitetura, orientado por Carlos Eduardo Dias Comas, com a tese “Fayet, Araújo & Moojen – Arquitetura Moderna Brasileira No Sul 1950/1970”. Na área de ensino a ganhadora é do PPG da Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Marli Dallagnol Frison, com a tese “A produção de saberes docentes articulada à formação inicial de professores de química: implicações teórico-práticas na escola de nível médio”, com orientação de José Cláudio Del Pino. Na área de Psicologia a vencedora foi Vivian de Medeiros Lago, do PPG de Psicologia com a tese “Construção de um sistema de avaliação do relacionamento parental para situações de disputa de guarda”, orientada pela professora Denise Ruschel Bandeira.

Os trabalhos que receberam menção honrosa:

“Quando a vida encontra a morte: as concepções médicas e jurídicas sobre anencefalia e morte encefálica”, de Juliana Lopes de Macedo, na área de Antropologia / Arqueologia, orientação de Daniela Riva Knauth, do PPG Antropologia Social.

“Estudos em sistemas eletrolíticos: interfaces e coloides”, de Alexandre Pereira dos Santos, na área de Astronomia /Física, orientado por Yan Levin, do PPG de Física.

“Atividade antibiofilme e antibiótica da cera dos ovos e de metabólitos produzidos por bactérias associadas ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus”, de Karine Rigon Zimmer, na área de Ciências Biológicas, orientada por Carlos Termignoni , do PPG de Biologia Celular e Molecular.

“Saúde mental de crianças e adolescentes: uma perspectiva global”, de Christian Costa Kieling, na área de Medicina II, orientada por Luis Augusto Paim Rohde, do PPG em Ciências Médicas: Psiquiatria.

Seja faça experimente: Enunciados imperativos na arte contemporânea (anos 2000)” de Eduardo Ferreira Veras, na área Artes/Música, orientada por Mônica Zielinsky, do PPG Artes Visuais.