Estudantes de Direito vencem Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos

Divulgação
Divulgação

No último dia 18 de novembro os estudantes de Direito da UFRGS venceram o Concurso Nacional de Sistemas Internacionais de Direitos Humanos (CNSIDH) do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Os estudantes foram aprovados em 3º lugar na primeira fase e os estudantes simularam situações de grave violação de direitos humanos, negociações interdepartamentais dentro do Estado, tratativas políticas para aprovação de leis e políticas públicas com mediação internacional da ONU e, na rodada final, uma sustentação oral na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O CNSIDH foi dividido em duas fases  uma escrita e outra presencial.  A primeira etapa era eliminatória, apenas 32 equipes das cinco regiões do país foram selecionadas para as rodadas orais em Brasília, na Escola Nacional da Administração Pública.

A organização da seleção da UFRGS e o apoio aos estudantes para participação no concurso foi feita pelo Núcleo de Extensão em Tribunais Simulados (NETS), um projeto de extensão criado e planejado para incentivar esse tipo de prática acadêmica.

Fonte: UFRGS Notícias

Tagged