Lançado o Edital do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa de Docentes Recém-Contratados

propesq-auxilio_docentes_carrossel-01

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) lança hoje, 11/07, o Edital do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa de Docentes Recém-Contratados pela UFRGS. O objetivo do programa é apoiar docentes recém-contratados, com título de doutor, através de financiamento voltado ao desenvolvimento de suas pesquisas.

Ao todo, será investido um valor de recursos estimado em R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), sendo que cada proposta deverá ter valor orçamentário total de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais). Os recursos são oriundos do Edital 001/2019 – Apoio às Atividades da UFRGS, executado com verbas provenientes do superávit da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS, lançado em 26/06/2019 pelo Reitor.

Conforme Rafael Roesler, Pró-Reitor de Pesquisa, “em um cenário de cortes de recursos, incluindo a suspensão de programas como o Edital Universal do CNPq, que apoiava vários jovens pesquisadores em início de carreira, a Universidade tem a responsabilidade de procurar alternativas”. Nesse sentido, “o programa de apoio ora lançado é especialmente necessário para professores que estão iniciando sua atuação na Universidade e precisam de um impulso que ajude a garantir os primeiros recursos básicos para dar a partida no estabelecimento de seus grupos de pesquisa e de sua produção científica na instituição”, completa Roesler.

Poderão participar docentes ingressantes no quadro permanente da UFRGS a partir de 01/07/2016, que estejam em exercício e possuam o título de doutor. Além disso, o candidato deverá ser coordenador de projeto de pesquisa registrado e aprovado no Sistema Pesquisa/UFRGS e possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.

As inscrições ocorrem de 16 de julho a 02 de agosto. Confira aqui o Edital e demais informações.