Palestra no Centro Cultural debateu o cenário político e social brasileiro dos últimos anos

No último dia 25 de novembro, o Centro Cultural da UFRGS recebeu a antropóloga Rosana Pinheiro-Machado para palestra e lançamento de seu livro recém-lançado ‘O Amanhã Vai ser Maior: o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual’ (Editora Planeta). O evento teve promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa, do Centro Cultural e da Editora Planeta.

Na palestra, a autora abordou os principais temas do livro: a conturbada conjuntura social e política brasileira dos últimos anos – período que, segundo ela, tem um ponto de inflexão nas chamadas Jornadas de Junho de 2013 -, a ascensão da ultra-direita ao poder e os caminhos de resistência que a esquerda já começa a trilhar.

O evento contou ainda com a apresentação da rapper e ativista social Negra Jaque.

ROSANA PINHEIRO-MACHADO é cientista social, antropóloga e articulista no The Intercept Brasil. Como intelectual pública, suas colunas viralizaram diversas vezes e pautaram o debate nacional e internacional, como ocorreu na época dos ‘rolezinhos’, da greve dos caminhoneiros e da eleição de Jair Bolsonaro. Atualmente é professora de Desenvolvimento Internacional na University of Bath (Reino Unido) e fellow da Academia de Ensino Superior do Reino Unido. No Brasil, leciona no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).