Palestra no Centro Cultural discute o atual cenário político e social brasileiro

palestra_rosanapm

‘Amanhã Vai ser Maior’. A frase, que se popularizou durante a série de manifestações ocorridas no Brasil em 2013 – as chamadas “Jornadas de Junho” –, dá título à palestra da cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, que ocorrerá no Centro Cultural da UFRGS no próximo dia 25 de novembro. Na ocasião, haverá também sessão de autógrafos de seu livro recém-lançado ‘O Amanhã Vai ser Maior: o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual’ (Editora Planeta).

A palestra apresentará os principais temas do livro, cuja proposta é ajudar a entender, desde os pontos de vista social e político, os caminhos trilhados pelo país neste período turbulento que se inicia em 2013 e culmina na eleição do ultradireitista Jair Bolsonaro à presidência da República. Igualmente, o livro procura indicar possíveis saídas para a crise atual, trazendo à luz estratégias de resistência que já começam a ganhar contornos melhor elaborados. A obra está dividida em 5 partes. Como um teatro, o prelúdio introduz o tema e abre o cenário, discutindo os grandes protestos brasileiros, como as Jornadas de Junho e a greve dos caminhoneiros de 2018. Os atos 1, 2 e 3 abordam, respectivamente, o avanço da direita, o recuo da esquerda e a ascensão do bolsonarismo. Por fim, o réquiem da desesperança busca mostrar horizontes de luta por onde a esperança se renova no século 21.

A palestra, seguida da sessão de autógrafos, ocorre no Auditório Ipê do Centro Cultural da UFRGS, a partir das 19h. A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O evento tem promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa, do Centro Cultural da UFRGS e da Editora Planeta.

ROSANA PINHEIRO-MACHADO é cientista social, antropóloga e articulista do The Intercept Brasil. Como intelectual pública, suas colunas viralizaram diversas vezes e pautaram o debate nacional e internacional, como ocorreu na época dos ‘rolezinhos’, da greve dos caminhoneiros e da eleição de Jair Bolsonaro. Atualmente é professora de Desenvolvimento Internacional na University of Bath (Reino Unido) e fellow da Academia de Ensino Superior do Reino Unido. No Brasil, leciona no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).