Pesquisador da UFRGS é premiado na edição 2017 do Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou nesta sexta-feira, 1º de dezembro, os vencedores do Prêmio Vale-Capes de Tecnologia e Inovação – Edição 2017. Nessa edição de 2017 foram premiados dois pesquisadores, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jorge Rubio Roja venceu na categoria “Pesquisador Emérito”, pelo conjunto de sua obra e atuação profissional, e na categoria “Jovem Pesquisador” o escolhido foi Lucas William Mendes da Universidade de São Paulo (USP).

O Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação tem como objetivo premiar os pesquisadores cujos trabalhos sejam reconhecidos internacionalmente, bem como destacar a relevância e aplicação efetiva em problemas reais da sociedade.

Na edição 2017, o prêmio destacou pesquisadores cujos trabalhos tenham aplicação efetiva na resolução de problemas reais relativos as áreas de Ecologia e Conservação da Natureza. A premiação foi baseada na produção dos pesquisadores. Foram utilizados para avaliação itens como artigos científicos, livros e capítulos, patentes e orientações em cursos de pós-graduação. Os critérios do prêmio foram originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.

Os benefícios da premiação consistem em: Auxílio concedido pela VALE no valor de R$ 100 mil e bolsa concedida pela CAPES com equivalência à de Pesquisador Visitante do Exterior (modalidade Doutor Sênior) ou bolsa mensal equivalente a Estágio Sênior no exterior para Pesquisador Emérito de Tecnologia e Inovação VALE-CAPES.

Já para a categoria Jovem Pesquisador de Tecnologia e Inovação VALE-CAPES o Auxílio concedido pela VALE no valor de R$ 40 mil e bolsa concedida pela CAPES com equivalência à de Pesquisador Visitante do Exterior (modalidade Pleno) com duração de 1 ano.

A entrega dos prêmios ocorrerá na cerimônia no dia 13 de dezembro de 2017, na sede da CAPES, em Brasília.

Tagged