Professor de antropologia da UFRGS recebe prêmio por contribuições a Ciências Sociais

Professor de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica. Foto: Divulgação
Professor de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica. Foto: Divulgação

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), em seu 37º encontro anual, realizado na última semana, destacou a contribuição acadêmica de pesquisadores a Ciências Sociais. O professor da UFRGS Ruben George Oliven, juntamente com a professora Eunice Durham (USP), recebeu o Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gilberto Velho em Antropologia.

Ao receber o prêmio, Oliven destacou o aspecto coletivo do trabalho: “Tudo que eu consegui fazer foi feito coletivamente, com a ajuda de amigos. É muito bom ver que Anpocs é uma instituição que não só teve um passado importante durante a ditadura como ainda há muito por fazer.”

Ruben George Oliven possui graduação em Ciências Econômicas e em Ciências Sociais pela UFRGS, onde também realizou o mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Fez doutor pela Universidade de Londres. Entre seus interesses de pesquisa estão a antropologia urbana, tradição e modernidade, identidades nacionais e regionais, música popular, consumo e significado simbólico do dinheiro.

Professor do departamento de Antropologia, Oliven já lecionou em várias universidades estrangeiras, entre elas a Universidade de Londres, a Universidade de Paris, a Universidade de Leiden e a Universidade da Califórnia.

Anpocs – Essa foi a segunda edição do “Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica”. Dividida em três categorias, destinadas a reconhecer professores e pesquisadores por suas contribuições acadêmicas, o impacto de sua destacada produção intelectual e por seu trabalho institucional em prol das Ciências Sociais, o prêmio também foi destinado a professores da Ciência Política e da Sociologia:

– Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Gildo Marçal Brandão em Ciência Política: Fabio Wanderley Reis (UFMG) e Luiz Werneck Vianna (PUC-Rio).

– Prêmio Anpocs de Excelência Acadêmica Antônio Flávio Pierucci em Sociologia: Eli Roque Diniz (UFRJ) e Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP).

Com informações do portal da Anpocs.

Fonte: UFRGS Notícias

Tagged