Seminário: Integração entre Arte, Ciência e Tecnologia acontece na próxima terça-feira

A primeira edição do Seminário: Integração entre Arte, Ciência e Tecnologia: inovação, impactos sociais e econômicos promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico, será realizada no auditório da Faculdade de Arquitetura/UFRGS no dia 12 de setembro (próxima terça-feira) às 13h30.

Atualmente, a integração entre Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (do inglês, STEM) é vista como estratégica para o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como diferencial nas economias desenvolvidas. No entanto, um novo horizonte econômico e social se apresenta, onde a integração da Arte e Cultura às Ciências e Tecnologias tornam-se essenciais para o desenvolvimento de inovações disruptivas, bem como para o avanço do conhecimento nas economias contemporâneas. Este seminário explora o estado-da-arte dessa necessária integração entre domínios do conhecimento, reunindo pesquisadores de destaque na UFRGS.

Os principais objetivos do seminário são:

1) divulgar os trabalhos nas áreas STEAM (STEM + Arts) visando o desenvolvimento de colaborações e projetos de pesquisa;

2) promover o desenvolvimento das áreas STEAM, que têm grande potencial de futuro, a partir da experiência dos pesquisadores da UFRGS;

3) divulgar entre jovens, alunos de Graduação e Pós-Graduação, e pesquisadores as possibilidades de atuação nas áreas STEAM;

4) divulgar junto à sociedade a importância desta integração áreas, inclusive do ponto de vista econômico, social e cultural.

O evento reunirá palestrantes do Instituto de Química, do Instituto de Informática, da Faculdade de Economia e Programa de Pos-Graduação em Design da UFRGS, além de representantes da PROPESQ, PROPG e SEDETEC.

PROGRAMA:

13h45min: Abertura – Manifestação da PROPG, PROPESQ e SEDETEC

14h – 14h30min: Prof. Henri Schrekker (Instituto de Química/UFRGS): “NANORESTART – Nanomateriais para a Restauração de Arte”

14h30min: Prof. Marcelo Walter (Instituto de Informática): “Computação e Arte: de aplicativos para museus à visualização interativa das obras de Van Gogh”

15h00: Prof. Régio Pierre da Silva (PPG Design): “Aplicações/pesquisas do design como ciência na sociedade”

15h30min – 15h45min: Coffee break

15h45min: Prof. Manuel Menezes de Oliveira Neto (Instituto de Informática) “Computação Visual e seu Impacto sobre STEAM”

16h15min: Prof. Leandro Valiati (Faculdade de Ciências Econômicas) “Economia Criativa, Inovação Social e Desenvolvimento: novos fundamentos do  capitalismo contemporâneo”

16h45 – 17h30min: Painel: “From STEM to STEAM”: A integração entre Arte, Ciência e Tecnologia e seu impacto na inovação e na sociedade. Painelistas: Celso Loureiro Chaves (PROPG) e José Luis Ribeiro (SEDETEC); moderador: Luís Lamb (PROPESQ).

As inscrições poderão ser realizadas na hora do evento.

Para mais informações: divulgacao@propesq.ufrgs.br ou (51) 3308-4102

Tagged