Zilá Bernd recebe homenagem da Ordem Nacional do Quebec

d01f0c0d-8449-49c1-82ba-20cc94f4c76c

A professora do Programa de Pós Graduação em Letras Zilá Bernd recebeu, no último dia 14, a insígnia de officière de l’Ordre national du Québec pela sua contribuição para a difusão da cultura da província canadense no Brasil. O mais prestigioso reconhecimento concedido pelo governo de Quebec foi entregue pelo primeiro ministro da província, Philippe Couillard, em cerimônia no Parlamento de Quebec.

Zilá já havia sido nomeada chevalière da Ordem Nacional do Quebec em 2000 por seu papel na difusão das letras e cultura quebequenses no Brasil. Foi através da professora que os estudos literários de Quebec passaram a ser incluídos nos programas de diversas universidades brasileiras.

Aposentada como titular da UFRGS, Zilá Bernd é professora e orientadora convidada do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade e contratada pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE-Canoas) para atuar no mestrado em Memória Social e Bens Culturais. A professora tem obras publicadas em português e francês e promove o trabalho de especialistas quebequenses no mundo lusófono.

Fonte: UFRGS Notícias

Tagged