Você está aqui: Página Inicial PROPG Departamento de Apoio à Pós-Graduação Bolsas PEC-PG e CNPq/MCT-Mz

PEC-PG e CNPq/MCT-Mz

Orientações para estudantes PEC-PG CAPES/CNPq e CNPq/MCT/Mz

Ao chegar ao Brasil:

  1. I. APRESENTAR-SE NO SEU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO:

A apresentação é necessária para efetivar sua matrícula e poder fazer o visto. O endereço pode ser encontrado no link:

http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/pos-graduacao

  1. II. MARCAR HORA NA POLÍCIA FEDERAL:

A apresentação na Polícia Federal é obrigatória, para desta forma conseguir seu visto de estudante, que deve ser do tipo “Visto Temporário IV”, exclusivo para estudantes.

A Polícia Federal (ou simplesmente “PF”) está localizada aqui em Porto Alegre na Av. Ipiranga, 1365. Registrar-se no prazo de 30 dias de sua chegada no país é obrigatório. Para fazê-lo, cadastre-se no site www.dpf.gov.br e entre no menu “Estrangeiro” > “Requerer Registro / Renova­ção e Anistia “ e siga os passos 1 , 2 e 5 do site da PF.

a)      Preencha o formulário de pedido de registro, emissão de carteiras de identidade para estrangeiros (1ª e 2 ª via). [passo 1]

b)      Gere e pague as duas faturas: clique no link “Gerar GRU (Guia de Recolhimento da União)” [passo 5] então você terá que fornecer dados pessoais e seu endereço aqui em Porto Alegre. O campo “Unidade arrecada­dora” deve ser preenchido com “Superintendência Regional do Estado do Rio Grande do Sul”. O “Códigos da Receita” são 140082 - (registro de Estrangeiro) e 140120 - (Carteira de Estrangeiro 1 ª via). Ambas as fatu­ras podem ser pagas em qualquer agência do Banco do Brasil.

c)      Agende uma visita à Polícia Federal [passo 2]. Você tem que se registrar na Polícia Federal no prazo de 30 dias de sua chegada. Se você não conseguir encon­trar uma data neste período, reserve uma data qual­quer (para que possa imprimir a folha de marcação), mas vá até a Polícia Federal o mais rápido possível.

Documentos necessários:

a)      Cópia de todas as páginas utilizadas do passaporte;

b)      Cópia do documento que você recebe quando você en­trar no país (“Cartão de Entrada/Saída”);

c)      Duas fotos 3x4 coloridas com um fundo branco;

d)     As GRU’s pagas;

e)      Formulário de pedido de visto que você entregou na embaixada ou consulado brasileiro no seu país;

f)       Formulário da Polícia Federal preenchido on-line e im­presso [passo 1].

  1. III. FAZER O CPF:

O CPF (Cadastro da Pessoa Física) é uma espécie de núme­ro social, necessário no Brasil em diversas situações como: movimentações financeiras (por exemplo, para abrir uma conta de banco), aquisição de bens no Brasil (por exemplo, compra de telefone celular) e registro em serviços públicos e privados, como o cartão TRI, que dá 50% de desconto nas passagens de ônibus da cidade.

Para fazer o CPF, o estudante deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou agência dos Correios, responder aos da­dos requisitados pelo atendente e, em seguida, pagar uma taxa. Para realizar esse pro­cedimento, o estudante precisa ter o Protocolo da Polícia Federal e o passaporte em mãos a fim de que a guia de pagamento do CPF seja emitida.

O estudante deve se dirigir à Receita Federal (localizada na Av. Loureiro Silva, 445, Centro, telefone: 51 3228-2802), portando:

a)      O comprovante de pagamento da taxa do CPF;

b)      Passaporte;

c)      Qualquer comprovante de residência do Bra­sil (uma conta de telefone, luz ou cartão de crédito) emitido há menos de 90 dias. Se no comprovante consta o nome de outra pessoa responsável pela residência, o estudante deve apresentar uma declaração assinada por essa pessoa, certificando que o aluno reside no en­dereço determinado no comprovante;

d)     O Protocolo da Polícia Federal.

O recebimento do número de CPF é imediato.

  1. IV. CONTA BANCÁRIA:

Bolsista CNPq – não é necessário abrir conta. O pagamento da bolsa é feito diretamente no caixa de qualquer agência do Banco do Brasil, mediante apresentação do CPF.

Bolsista CAPES – obrigatória a abertura de conta bancária no Banco do Brasil. Pode ser em qualquer agência, escolha a que for mais prática para você.

 

 

  1. V.            CARTÃO TRI:

O Cartão TRI é um sistema eletrônico de pagamento de transporte público de Porto Alegre. Com esse cartão qualquer estudan­te paga apenas metade do preço normal das passagens de ônibus dentro

da cidade. Além disso, o Cartão TRI pode ser usado como carteira de estudante, disponibilizando descontos em diver­sos serviços incluindo transporte, cinema, teatro e entradas para partidas de futebol.

O estudante estrangeiro pode pedir o seu Cartão TRI:

  1. No DCE (Diretório Central dos Estudantes), na Av. João Pessoa, 44, ao lado do Restaurante Universitário e da Casa de Estudante da UFRGS.
  2. No centro acadêmico do seu curso.

Para solicitar o Cartão TRI, são necessários os seguintes documentos:

a)      Comprovante de residência recente (emissão inferior a 90 dias), o mesmo do item 7.4;

b)      Comprovante de matrícula autenticado pela UFRGS (via DECORDI, autenticação eletrônica no link “Comprovante de Matrícula Autentica­do” do Portal do Aluno no site da UFRGS) ou documento emitido pela RELINTER;

c)      Foto 3X4 recente;

d)     Passaporte;

e)      Cópia CPF;

f)       Cópia do Registro Nacional de Estrangeiro ou cópia do protocolo da Polícia Federal;

g)      Preenchimento da “ficha de beneficiário”, disponível no DCE, na EPTC ou no Centro Acadê­mico;

h)      Um documento que mostre os nomes de seus pais (filiação), caso essa informação não esteja no passaporte (se não tiver um documento no qual conste essa informação, utilize a cópia do formulário de pedido de visto – item 6.2).

É cobrada uma taxa de confecção no momento da requisição do Cartão TRI. O prazo usual de entrega do cartão TRI é de 7 dias úteis. Atenção: a taxa de confecção não pode custar mais que R$17,00

Como e onde comprar créditos (passagens) para o cartão de Passagem Escolar?

Postos de Passagem Escolar 1 e 2: de posse do seu cartão TRI pague o valor referente ao número de passagens que irá comprar. O valor será creditado imediatamente.

Postos de Passagem Escolar 3 e 4: Vá até uma agência do Banco Banrisul (ou rede conveniada) e pague o DOC (boleto bancário referente ao número de passagens escolares que irá comprar). Com o comprovante de pagamento recebido no banco e com o DOC em mãos, vá a um posto de Passagem Escolar para a validação dos seus créditos.

A carga mínima é o valor equivalente a dez passagens es­colares e a máxima é o total da sua cota mensal. Você pode fazer até quatro cargas por mês. A 2ª, 3ª e 4ª compras só podem ser feitas nos Postos 1 e 2.

Endereço dos postos:

 

Posto 01 – Centro

Rua Uruguai, 45 – Centro

Segunda a sexta-feira - 9h às 17h

 

Posto 02 – Norte

 

Terminal Triângulo.

Av Assis Brasil, s/n° - São Sebastião

Segunda a sexta-feira - 9h às 17h

 

Posto 03 – Sul

 

Rua Teresa Cristo, 5 – Tristeza

Segunda a sexta-feira - 9h às 17h

 

Posto 04 – Sudeste

 

Av. Bento Gonçalves, 1414

Lj. 46 - Casa Shop

Segunda a sexta-feira - 10h às 17h

 

  1. VI.            INÍCIO DOS PAGAMENTOS:

Os valores das bolsas começarão a ser pagos no mês subsequente ao da implementação da bolsa, podendo levar mais tempo se ocorrer problemas com documentação.