Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Arquivos Notícias Campus Saúde conquista visitantes

Campus Saúde conquista visitantes

Atividades desenvolvidas nas diferentes Unidades registraram grande participação do público durante o UFRGS Portas Abertas
Campus Saúde conquista visitantes

Atividade na Faculdade de Enfermagem esteve entre as mais procuradas. Foto: Matheus Rigoni

Mariana Campos Capra

A proposta e as atividades do UFRGS Portas Abertas chamaram a atenção de muitos estudantes que foram ao Campus Saúde, neste sábado, conhecer mais sobre seus futuros cursos. As atividades foram ministradas no período da manhã e início da tarde, das 8h às 14h, na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, na Escola de Enfermagem, na Faculdade de Farmácia, na Faculdade de Medicina, na Faculdade de Odontologia e no Instituto de Psicologia.

Na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, a Fabico, as atividades mais procuradas foram as visitas ao Núcleo de Ensino e Produção de Vídeo, o NepTV, e as visitas ao Laboratório de fotografia. Os futuros alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a Agência Experiência em Relações Públicas, a AGERP, o clube de criação Caixola, os laboratórios dos cursos da área de Ciência da Informação, os diretórios acadêmicos e a biblioteca.

A estudante do terceiro ano do colégio Bom Jesus São Miguel, Glória Jungkenn, 17 anos, participou da atividade no Laboratório de Fotografia Analógica. Lá ela pôde conhecer melhor o processo fotográfico e os elementos básicos da fotografia, além de entender como a luz marca o negativo. “Eu nem imaginava que a fotografia era assim, é bem diferente, até porque eu não tenho muito contato com isso”, afirmou a estudante.

Na Faculdade de Enfermagem, as atividades mais procuradas foram duas oficinas, a de Primeiros Socorros e a de Cuidados Com Ferimentos. Além disso, houve palestras sobre o curso, sobre saúde e sobre a Rádio Web. Também era possível conhecer a biblioteca do curso.

Fernanda Feijó, estudante de Saúde Coletiva e uma das participantes do projeto de extensão Rádio Web Saúde, foi uma das monitoras que conversou com os presentes sobre a rádio. Para ela, é importante que os candidatos saibam o que o curso oferta enquanto projeto de extensão. “A gente pode se inteirar e interagir em vários ambientes voltados à saúde; compartilhar o conhecimento também faz parte do nosso curso”, disse.

Na Oficina de Primeiros Socorros, os vestibulandos tiveram a oportunidade de aprender todos os passos para o atendimento de uma parada cardíaca, além de poderem vivenciar, em bonecos, a massagem cardíaca. Estavam expostos no LAPENF, o Laboratório de Práticas de Enfermagem, onde aconteceu a oficina, diversos materiais usados no dia a dia da profissão. A estudante do colégio João Paulo, Eduarda Tyska, participou da oficina e disse que o UFRGS Portas Abertas está acrescentando muito em sua vivência, pois é o primeiro contato com a universidade. “A gente tem uma ideia da UFRGS, a gente tem uma ideia do curso, mas não se sabe como são as salas, o que vamos encontrar. É quando tu chegas aqui que tu realmente vê se tu queres o curso ou não”, contou ela.

Para Geana Santos, enfermeira coordenadora do Laboratório de Práticas de Enfermagem, o UFRGS Portas Abertas dá uma oportunidade singular aos alunos. Ela acredita que o evento dá mais motivação para que eles se interessarem pelo curso, pois este é apresentado como realmente funciona. “A gente sempre teve sucesso com a Oficina de Primeiros Socorros e esse ano excepcionalmente temos um grande número de alunos e de pessoas interessadas”, relatou a profissional.

 

Para conferir as fotos das atividades desenvolvidas no Campus Saúde, clique neste link