Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais
Acessar
Seções
Você está aqui: Página Inicial Arquivos Notícias Dia de conhecer o futuro na UFRGS

Dia de conhecer o futuro na UFRGS

Evento aproxima jovens do sonho de estudar na universidade
Dia de conhecer o futuro na UFRGS

Foto: Yamini Benites

Hudson Nogueira

Olhares atentos, observadores e analíticos. Expressões que retratavam perspectivas e sonhos futuros. Assim foi a manhã e o começo da tarde desse sábado, 16 de maio na ESEF, Campus Olímpico da UFRGS.

Centenas de jovens estudantes de várias escolas da rede pública estadual de ensino, e também da rede privada e cursos pré-vestibulares visitaram e interagiram com a calorosa recepção da equipe do UFRGS Portas Abertas 2015. Alunos dos colégios, das graduações, professores das escolas e da faculdade, e a comunidade em geral, formavam um só público nas dependências do campus.

Abrir as portas da Universidade, nesse caso literalmente, para a que os futuros alicerces que constroem e fortalecem a UFRGS sejam renovados é fundamental para que o nome do evento faça realmente sentido. A partir desse pensamento, dezenas de estudantes, muitos ainda na faixa dos 16 e 17 anos, puderam sentir e vivenciar por algumas horas o ambiente onde pretendem ingressar para construir suas formações humanistas e profissionais.

Vinda da cidade de Passa Sete, região central do estado, a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cristo Rei, Amanda Da Cass, de apenas 16 anos, convocou as demais turmas e incentivou a Diretora da Escola (que também é mãe de Amanda) a conseguir fretar um ônibus para trazer os colegas à UFRGS.

— É muito importante para quem já tem um conhecimento prévio do que pretende estudar depois que concluir o Ensino Médio, e também para quem ainda não tem a mínima noção do que é e como funciona uma Universidade. O Portas Abertas nos dá motivação para que a gente queira estudar aqui —, afirmou a jovem com um sorriso sincero, em meio ao ambiente caloroso da ESEF.

Assim como Amanda, que ainda está em dúvida se prestará o Vestibular em 2016 para o curso de Letras ou de História da Arte, outras dezenas de estudantes ainda estão indecisos quanto à difícil e importante escolha a fazer; mas quase todos têm uma certeza: querem ingressar na universidade, especialmente na UFRGS, lugar que lhes abriu não só as portas convencionais, por onde se entra e se sai, mas também as [portas] da percepção de um mundo a ser vivido.

E isso foi apenas o microcosmo do que se viu no Portas Abertas na ESEF, pois a interação entre o lugar e as pessoas proporcionou aos jovens galgar, cada vez mais, degraus mais próximos do sonho que é estudar na UFRGS. Pois como bem colocou a menina Amanda, a universidade é fundamental para a nossa transformação pessoal e profissional, e, sobretudo, do nosso futuro.

 

Confira as fotos do UFRGS Portas Abertas na ESEF clicando neste link